sábado, 12 de março de 2011

SENAD PROMOVE CONCURSOS

  • Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas promove concursos (18/02/2011)

  • Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD,do Ministério da Justiça, com o objetivo de incentivar a participação dos diferentes níveis estudantis em atividades culturais de valorização da vida e estimular a mobilização e o engajamento da sociedade nas atividades relacionadas à prevenção do uso de drogas, promove, anualmente, concursos nacionais sobre o tema.
    O sucesso destes concursos mostra a percepção que a sociedade tem sobre a importância das ações de prevenção do uso de drogas, através de ampla participação de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
    A SENAD está promovendo o XII Concurso Nacional de Cartazes, direcionado a estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, o I Concurso Nacional de Vídeo, direcionado a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 9 anos e Ensino Médio, o IX Concurso Nacional de Fotografia e o IX Concurso Nacional de Jingle, dirigidos à população em geral. Este ano os concursos têm como tema "Arte e Cultura na prevenção do uso de crack e outras drogas".
    Em parceria com o Centro de Integração Empresa/Escola - CIEE, a SENAD está lançando o X Concurso de Monografia para Estudantes Universitários, com o tema A Intersetorialidade como Estratégia de Enfrentamento ao Crack.
    Não perca tempo nem prazo, os trabalhos deverão ser postados até o dia 25 de abril de 2011. 

    Mais Informações neste site.http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/index.php



     

sexta-feira, 11 de março de 2011

25 DE MAIO SERÁ O DIA DO DESAFIO SESC ENVIA CARTA PRA MUNICIPIOS



SESC envia carta para municípios cearenses convidando-os a participar do Dia do Desafio
No dia 25 de maio será realizado o Dia do Desafio, campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. O SESC convida todos os municípios cearenses a participar do projeto, como forma de levar à população uma proposta de vida saudável.
Em 2010, 22 países participaram do desafio. No Ceará, foram 133 municípios, o que corresponde a 87% do Estado. 
Como Funciona
Nesse dia, pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de calculo o número oficial de habitantes do município. A competição é apenas estímulo à participação! Os “vencedores” são os cidadãos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.
 
Sobre o Dia do Desafio
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela TAFISA - The Association For International Sport for All - entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias.
Desde 2000, o SESC São Paulo assumiu a coordenação do Dia do Desafio para o Continente Americano e em todo o Brasil, as Unidades SESC coordenam as atividades nos estados. “É um compromisso que cada um estabelece com a vida – a sua e a do próximo, a quem ele dá o exemplo ao integrar essa atividade de mobilização mundial; a essa postura cidadã e, consequentemente, coletiva que prima pelo bem-estar da saúde das pessoas.”, declara Regina Leitão, Diretora Regional do SESC Ceará.

BLOG DO MARCILIO BOIÃO CONFIRMADO NO I ENCONTRO DE BLOGUEIROS

          




O BLOG DO MARCILIO BOIÃO CONFIRMADO A PRESENÇA NO I ENCONTRO DE BLOGUEIROS  NO CEARÁ. VOCÊ QUE É BLOGUEIRO PODE TAMBÉM CONFIRMA SUA PRESENÇA VEJA COMO PODE FAZER

ENTRADA FRANCA
Galera do Brasil, especialmente do estado do Ceará:
O Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé” – núcleo Ceará e Revista Nordeste 21 promoverão nos dias 28 e 29 de maio, o 
I ENCONTRO DE BLOGUEIROS E MÍDIAS SOCIAS NO CEARÁ.
Local: Cuca Che Guevara Barra do Ceará, em Fortaleza.
O tema principal será o Marco Regulatório da Mídia – o fim da censura, e serão convidados o Ex-ministro da Comunicação Social no Governo Lula, Franklim Martins, a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), líder da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular, a deputada cearense Rachel Marques (PT/CE), autora do projeto de lei (72/2010) que defende criação do Conselho Estado de Comunicação do Ceará.
O jornalista Plínio Bortolotti, Blogueiro, Diretor Institucional do Grupo de Comunicação O POVO, jornal, rádios e TV (Fortaleza, Ceará). O evento é aberto para todos os tipos de internautas.
Observação: O evento é aberto à blogueiros, tuiteiros, usuários de redes sociais da internet e internautas interessados no debate sobre a democratização da comunicação. Quando você for se inscrever, informe seu nome e endereço completos, telefones, idade, profissão, e caso tenha blog, twitter, orkut, facebook ou outras mídias sociais, também. Queremos saber como você tomou conhecimento do I Encontro de Blogueiros e Mídias Sociais no Ceará. 
As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail blogdadilma13@gmail.com ou pelo fone: 85-96207430(TIM) falar com o Daniel.

quinta-feira, 10 de março de 2011

REUNIÃO DO MOVIMENTO NEGRO DE CAUCAIA COM SUCESSO

REUNIÃO NA SECRETARIA DE GOVERNO E ARTICULAÇÃO POLÍTICA COM O MOVIMENTO NEGROS DE CAUCAIA.

Depois da visita do deputado federal Eudes Xavier e Davi representando a deputada estadual Raquel Marques na Sala do Secretário de Governo e Articulação Política de Caucaia João Bosco Ferreira, foram à reunião que contou também com a presença da Secretária de Educação de Caucaia Claudia de Paula e do Secretário adjunto da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo.  Pedrosa que ouviram os membros das comunidades de Quilombos de Caucaia e os representantes de Terreiros e outros seguimentos negros de Caucaia. O deputado Federal Eudes Xavier confirmou que vai fazer todo os esforços para levantar a bandeira das Comunidades Negras de Caucaia  e o Davi disse que a Deputada Raquel Marques também vai esta nessa luta. Com a palavra  o Secretário de Governo e Articulação Política João Bosco disse que esse trabalho de reconhecer as comunidades quilombolas de Caucaia veio desde do início da Gestão do Governo do prefeito Dr. Washington Góis quem vem dando o maior apoio a essas comunidades.



A reciclagem do óleo de cozinha é realizado em Escola Pública de Caucaia

Seminário] A reciclagem do óleo de cozinha é realizado em Escola Pública de Caucaia


A Escola Municipal Augusto Cesar Silva Sales, de Caucaia, foi palco de um seminário importantíssimo com o Tema:A reciclagem do óleo de cozinha, que contou com a presença e participação dos alunos do 6º ao 9º ano e foi ministrado pelos professores Claudio e Marileda, da própria escola, e ainda contou com o apoio de estudantes do curso de gestão ambiental da UFPE.Os alunos tiveram acesso a um vídeo educativo e logo após, receberam orientações sobre como deve ser feito o armazenamento do óleo após usado.
Essa ação, teve o objetivo de dar o primeiro passo no Projeto Selo Escola Verde, do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia-IMAC. A Escola agora adotou a meta conscientizar e sensibilizar a comunidade escolar e angariar 1500 litros de óleo de cozinha.
 
 
 
 
Fonte: Caucaia em busca do Selo Unicef. Via Blog de Caucaia
 

10 DE MARÇO DIA INTERNAIONAL DE RIM

10 de março é o Dia Mundial do Rim. Um dia é pouco para informar e mobilizar a população sobre os cuidados e os perigos  da doença renal e as consequências negativas no coração. Por isso, a Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, Sociedade Cearense de Cardiologia, Secretaria de Saúde de Fortaleza, Liga de Nefrologia dos Estudantes de Medicina da UFC e Associação dos Transplantados Renais, fará cinco dias de mobilização, que começa nesta sexta-feira, 11, com a palestra “Doença renal crônica: como identificá-la e combatê-la”. Será feita pela médica Ana Lúcia de Sá Leitão e a enfermeira Francisca Praciano Rodrigues a partir das 8 horas, no auditório Waldir Arcoverde da Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600. Duas unidades da rede estadual de saúde participam das atividades: O Centro Integrado de Hipertensão e Diabetes e o Centro de Saúde do Meireles.

Ainda na Sesa, das 8 horas às 12 horas de sexta-feira (11) haverá uma manhã de serviços, incluindo rastreamento de pessoas com risco alto e muito alto de diabete, medição de pressão arterial, glicemia e rastreamento da doença renal crônica através da realização de questionário e coleta de urina. No sábado, 12, as atividades ocorrerão na Praça do Ferreira, das 8 horas às 12 horas. Lá serão oferecidos mais serviços, como orientações sobre alimentação saudável e atividades físicas, além de distribuição de material educativo.

A programação que marca o Dia Mundial do Rim envolve reforço na preparação dos profissionais da atenção básica. Na manhã do dia 15, no Centro de Saúde Virgílio Távora, Avenida Monsenhor Hélio Campos, s/n, no bairro Cristo Redentor,os Agentes Comunitários de Saúde serão treinados para o preenchimento  e aplicação do questionário de  rastreamento da doença renal. No  Interior, os profissionais do Programa Saúde da Família também ficarão atualizados e mais sensibilizados sobre a importância de cuidar dos rins, de prevenir doença renal, hipertensão e diabetes.

As pessoas com risco alto de desenvolver doença renal são as que sofrem de hipertensão, diabetes, obesidade e quem já tem histórico da doença na família. Os idosos também fazem parte do grupo de maior risco. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil há  atualmente 33 milhões de hipertensos, 7,7 milhões de diabéticos, 16 milhões de obesos e 17 milhões de idosos. A estimativa é de que no Brasil 10 milhões de pessoas tenham doença renal crônica.

O que os rins têm a ver com o coração?


A doença renal crônica leva ao aumento da doença cardiovascular, causa mais comum de morte em pacientes com doença renal crônica¨, informa a médica Ana Lúcia de Sá Leitão, da Secretaria da Saúde do Estado.  O melhor é prevenir a doença renal crônica e reduzir a velocidade de progressão para evitar a diálise e a mortalidade de pacientes, destaca. ¨É preocupante saber que a mortalidade de um paciente com 30 anos de idade que depende da hemodiálise é semelhante a de uma pessoa com 80 anos de idade sem doença renal crônica¨, afirma. A médica Ana Lúcia de Sá Leitão observa que a identificação da doença renal é simples. Deve ser feita através de exames, como sumário de urina para a pesquisa de proteínas e a dosagem de creatinina no sangue.

10.03.2011
Assessoria de Imprensa da Sesa
Selma Oliveira ( soliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

GOVERNADOR CID GOMES FALAR NA ENTREGA DAS CASA



Cid Gomes entrega 108 casas para famílias do Rio Maranguapinho PDF
CasasBCento e oito famílias que viviam em uma área de risco às margens do rio Maranguapinho recebem, nesta quinta-feira (10), casas novas no residencial Blanchard Girão, em Maracanaú (Parque Alto Alegre II, sem número, Travessa 15, esquina com rua 10).  Os imóveis de 52,45 metros quadrados contam com sala, três quartos, banheiro com sistema de descarga ecológica, cozinha e área de serviço. Além disso, todos os imóveis têm quintal. A entrega será feita pelo governador Cid Gomes, às 10 horas.

O residencial Blanchard Girão recebeu um investimento total de R$ 1.983.812,47 e faz parte do projeto de reurbanização do rio Maranguapinho. Os recursos são do Governo do Estado e da União e compõem o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Pelo projeto Maranguapinho, um total de 9.422 famílias que moram nas   margens do rio serão reassentadas. As famílias que continuarem nas proximidades do rio também serão beneficiadas com as obras de urbanização que irão interligar à avenida Mister Hull e o 4º Anel Viário, em Maracanaú, com a construção de vias paisagísticas, ciclovias, calçadão, nas duas margens, além da implantação de equipamentos de lazer.

O projeto Rio Maranguapinho, maior intervenção urbana do País, irá beneficiar cerca de 350 mil pessoas de Fortaleza e de Maracanaú. Estão sendo executadas obras de dragagem, construção de conjuntos habitacionais, urbanização das margens do rio e barragem de contenção do rio para evitar alagamentos. Ao todo, estão sendo investidos R$ 497.548.859,29, do Governo Federal, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e do Governo do Estado.

Uma das principais etapas do projeto é a construção da barragem, entre os municípios de Fortaleza e Maracanaú. A obra ocupará 306,84 hectares, com capacidade de acumular um volume 9,3 milhões de metros cúbicos de água, que contribuirá para a redução da faixa de alagamento do rio em períodos de cheia, evitando que cerca de 20 mil famílias tenham as suas casas invadidas pelas águas do Maranguapinho.O valor do investimento é de R$ 77.353.592,16, com recursos do Governo do Estado do Ceará. Atualmente, 75% da obra estão concluídas.

Sobre José Blanchard Girão Ribeiro

O jornalista José Blanchard Girão Ribeiro começou a trabalhar aos 14 anos de idade como revisor da extinta Gazeta de Notícias. Com o tempo, percorreu as principais redações de jornais cearenses e ocupou as mais diversas funções chegando a editor-chefe. Blanchard Girão também foi diretor da rádio Dragão do Mar, entre a fundação, em 1958, e 1962, quando foi eleito deputado estadual. Com menos da metade do mandato, Blanchard Girão teve os direitos políticos cassados pelos militares e chegou a ser preso.

O jornalista, que também tinha formação no Direito, passou a exercer a advocacia e contribuía para jornais sem divulgar seu nome. Formado em  Letras, chegou a publicar mais de dez livros e deu aulas em um conceituado colégio de Fortaleza. Chegou, ainda, a ocupar a superintendência da Televisão Educativa (TVE) e a subsecretaria de Cultura e Desporto. Ele faleceu em 2007, aos 77 anos de idade, deixou a esposa Maria Cleide e  os quatro filhos: Luís Carlos, Ana Veruska, Marta Vanessa e Blanchard Filho.

09.03.2011
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
Márcio Teles/Gisele Dutra (85 3101.4462 - 8603.0369)

I ENCONTRO DE MIDIAS SOCIAS DO CEARÁ

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé” – núcleo Ceará e Revista Nordeste 21 promoverão nos dias 28 e 29 de maio, o I Encontro de Blogueiros e Mídias Sociais no Ceará. O evento acontecerá no Cuca Che Guevara Barra do Ceará, em Fortaleza.

O tema principal será o Marco Regulatório da Mídia – o fim da censura, e serão convidados o Ex-ministro da Comunicação Social no Governo Lula, Franklim Martins, a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), líder da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular, a deputada cearense Rachel Marques (PT/CE), autora do projeto de lei (72/2010) que defende criação do Conselho Estado de Comunicação do Ceará. O jornalista Plínio Bortolotti, Blogueiro, Diretor Institucional do Grupo de Comunicação O POVO, jornal, rádios e TV (Fortaleza, Ceará). O evento é aberto para todos os tipos de internautas.

Observação: O evento é aberto à blogueiros, tuiteiros, usuários de redes sociais da internet e internautas interessados no debate sobre a democratização da comunicação. Quando você for se inscrever, informe seu nome e endereço completos, telefones, idade, profissão, e caso tenha blog, twitter, orkut, facebook ou outras mídias sociais, também. Queremos saber como você tomou conhecimento do I Encontro de Blogueiros e Mídias Sociais no Ceará.

As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail blogdadilma13@gmail.com ou pelo fone: 85-96207430 (TIM) falar com o Daniel. Para se inscrever, serão necessários os seguintes dados:

* Nome/nicknane, profissão
* E-mail
* Endereço do blog
*Twitter ou outra rede social, caso participe. Preencha com a URL completa
* Telefone
* Cidade/Estado

Fonte: Blog da Dilma.

JACKSON UM ORGULHO POR SER CAUCAIENSE


Francisco Jackson Menezes da Costa

Biografia

Francisco Jackson Menezes da Costa, mais conhecido como Jackson, é um meio-campista de futebol revelado no Caucaia, time do interior do Estado do Ceará. Como profissional, atuou somente em clubes cearenses até chegar ao Atlético. Permaneceu na Cidade do Galo por quase 2 meses em fase de testes[1] e foi contratado no dia 29 de julhode 2010[2].

Ficha Técnica

Nome: Francisco Jackson Menezes da Costa
Posição: Meio-campo
Data de Nascimento: 21 de maio de 1987
Naturalidade: Caucaia-CE

Carreira. 

Caucaia 2008
Horizonte 2009
Tiradentes 2009
Caucaia 2009
Horizonte 2010
Atlético 2010a2011
 Revelado pelo. Caucaia Esporte Clube


quarta-feira, 9 de março de 2011

REUNIÃO DO MOVIMENTO NEGRO DE CAUCAIA

 
    Reunião do Movimento Negro de Caucaia
 
O Deputado Federal Eudes Xavier PT e a Deputada Estadual Raquel Marques PT, amanhã dia 10 de março de 2011 às 15:00, estarão em Caucaia na Secretaria de Governo e Articulação Política - SEGAP em reunião com o Governo Municipal, as 9 Comunidades Qilombolas e representação de 96 Terreiros, para tratar sobre políticas públicas para negros e o marco legal do Movimento Negro de Caucaia.
 Leonardo Sampaio
Assessor da SEGAP
  GOVERNO MUNICIPAL DE CAUCAIA/ SECRETARIA DE GOVERNO E ARTICULAÇÃO POLÍTICA.

Fonte. Depatamento de Ação Comunitaria da SEGAP

QUARTA FEIRAS DE CINZAS DIA DE REFLEXÃO

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ( que não são incluídos na Quaresma) ou quarenta e seis dias contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.
Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimónia. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismojejum e abstinência. Romano é um dia de
Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia após do carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela.