sábado, 2 de abril de 2022

Candidatos a cargos eletivos teriam até hoje (2) para se filiar a um partido políticos.


A partir deste sábado (2), faltarão seis meses para as Eleições Gerais de 2022. E este é o prazo final que candidatas e candidatos que desejam concorrer a um cargo eletivo este ano têm para estarem filiados a um partido político. A regra está prevista na Lei n° 9.504/1997, conhecida como Lei das Eleições, além da Lei n° 9.096/1995, que dispõe sobre partidos políticos, e na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) n° 23.609/2019.

Pela legislação, para estar apto a participar das eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição em que concorrerá pelo prazo de seis meses e estar com a filiação concedida pela agremiação no mesmo prazo. O cidadão deverá respeitar as condições constitucionais e legais de elegibilidade e de incompatibilidade, desde que não incida em quaisquer das causas de inelegibilidade.

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Prefeitura de Caucaia lança equipamento que estimula a aprendizagem através da cultura e esporte


Os olhos brilhantes dos professores, pais e responsáveis dos alunos refletiam o orgulho de cada um deles durante o lançamento do Programa Imersão Nota 10. Aulas de ballet, música, tênis de mesa, kumon, xadrez, inovação tecnológica e educação ambiental são algumas das modalidades ofertadas pela Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), para pelo menos 150 alunos da rede municipal.
O lançamento aconteceu nesta sexta-feira (01), no Araturi, e contou com a presença do prefeito Vitor Valim, o vice-prefeito Deuzinho Filho, o Secretário de Educação, Sérgio Kobayashi, entre outras autoridades, secretários municipais e representantes do poder legislativo. Na ocasião, Vitor destacou que a educação é uma das prioridades da atual gestão municipal e lembrou algumas ações já desenvolvidas em seu primeiro ano de mandato, como a distribuição de 45 mil tablets para alunos da rede municipal. “Mais uma ação concreta na educação, onde as nossas crianças terão a mesma oportunidade de emprego de quem estuda em escola particular. Esporte, xadrez, aula de música, de ballet, o Kumon, uma metodologia que não tem nem mesmo em muitas escolas particulares. É essa a oportunidade que está sendo dada à criança e ao jovem caucaiense”, disse.

O objetivo é de que o novo espaço ofereça aos estudantes da rede municipal uma série de atividades complementares, a serem desenvolvidas no turno distinto das aulas regulares, complementando a educação formal ajudando a desenvolver habilidades na cultura e esporte e estimulando a aprendizagem.

Além disso, Caucaia será o primeiro município do Brasil a oferecer a metodologia Kumon, que visa incentivar na criança a autonomia nos estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizado. De acordo com a Secretaria de Educação, o município é o terceiro no mundo a disponibilizar esse tipo de ensino na rede municipal, sendo as demais a cidade de Seul, capital da Coréia do Sul, e Bogotá, capital da Colômbia.

Para Nizia Costa, dona de casa e mãe de aluna já matriculada no espaço, após dois anos de pandemia, a iniciativa chega em boa hora. “Eu achei muito importante. O Kumon, o Ballet, na matemática vai ajudar bastante, pois quando começou a pandemia foram dois anos praticamente parados. Agora ela vai se desenvolver cada vez mais”, espera. Carlos Henrique, de apenas oito anos, vai fazer várias atividades no Imersão nota 10. Mas, para Nilza Mota, mãe dele, o mais importante é o reforço escolar. “Tudo o que a gente mais queria. Ele tem que estudar pra ser o que ele quer ser, e aqui é uma coisa maravilhosa, que a gente está amando”, revela.

*Saiba mais*

O Imersão Nota 10 foi idealizado como Programa intersetorial que envolve a Secretaria de Esporte e Juventude, Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, Secretaria de Saúde, Instituto do Meio Ambiente de Caucaia( IMAC), Ouvidoria Geral do Município, Associação Semear, Federação Cearense de Xadrez, Federação de mesatenistas do Ceará e Escola de Campeões. O espaço também propiciará às famílias e comunidade em geral o serviço de ouvidoria e mapeamento socioeconômico dos responsáveis pelos estudantes.

“Isso vai entrar para a história da cidade de Caucaia. Nós teremos aqui matérias múltiplas e transversais. Isso fará com que o aluno de Caucaia atinja patamares superiores. Caucaia tem se renovado, entregamos 45 mil tablets aos nossos alunos, notebooks para professores, treinaremos nossos 3.600 mestres na plataforma Google for Education, entre outras iniciativas. Com isso, a cidade de Caucaia vai se tornando protagonista e exemplo em educação”, finaliza Sérgio Kobayashi, Secretário de Educação.

quinta-feira, 31 de março de 2022

Vitor Valim e Camilo Santana assinam ordem de serviço para início das obras dos espigões do litoral caucaiense.


Há décadas o litoral caucaiense sofre com o avanço do mar que ameaça residências e o comércio local. Durante todo este período, por diversas gestões, muitas obras paliativas foram realizadas. Só agora, depois de realizar estudos ambientais, a Gestão Municipal e o Governo do Estado dão um importante passo para a solução definitiva do problema, a construção de três Espigões.

A ordem de liberação de serviço foi assinada nesta quinta-feira (31), e contou com a presença do prefeito de Caucaia, Vitor Valim, do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, e demais autoridades. Em parceria com o Governo do Estado, a obra, é orçada em R$ 44 milhões, tem prazo de conclusão estimado em 12 meses, e deve começar já no início do mês de abril.

Em evento, realizado na Avenida Litorânea, em frente ao mar do Icaraí, Vitor Valim se emocionou ao relatar a importância do momento, e da esperança dos cidadãos da região em ver essa obra iniciada. “Eu sonhava junto com a população da nossa cidade de Caucaia em ter esse litoral finalmente revitalizado. A emoção está grande, são 20 anos que tanto eu como muita gente que está aqui esperava por esse momento. Vejo esses espigões tanto na defesa das moradias, como na promoção de milhares de empregos que serão gerados”, disse.

Para Evilázio Rodrigues, da Associação de Moradores do Icaraí, participar desse momento é de fato um sonho realizado. “Sentimento de esperança e confiança. Sabemos que vai trazer o turismo, a valorização dos imóveis, e vai trazer um desenvolvimento maior para todos que moram no litoral, assim como para toda a cidade”. Opinião compartilhada por José Ferreira, conhecido na região como “Gordin”, barraqueiro há quase 30 anos no Icaraí. “A princípio eu pensei que fosse ‘negócio de política’, né? Mas quando eu vi que haviam pessoas técnicas envolvidas, pude ver que agora o negócio vai. O pessoal já tá querendo voltar a morar aqui. Só essa semana foram seis amigos meus. Chega eu fico arrepiado. O canteiro de obras já está alí. Agora vai, cumpade”, comemorou.

O governador Camilo Santana reforçou a parceria com o prefeito de Caucaia Vitor Valim na realização deste grande projeto. “Estou muito feliz em estar aqui hoje, dividindo essa alegria do Vitor e de vocês todos na ordem de serviço dessa obra. Eu sei que significa o sonho e o anseio da população, e que ela vai representar pra segurança das moradias, para o comércio, para o turismo, pra geração de empregos e oportunidades para as pessoas aqui de Caucaia”,

*Projeto de Recuperação do Litoral de Caucaia*

No total, o Projeto de Recuperação do Litoral de Caucaia prevê a construção de 11 espigões, e o investimento de cerca de R$ 174 milhões, com recursos da Prefeitura de Caucaia e do Governo do Estado. A ordem de serviço da construção dos três primeiros espigões na orla do Icaraí acontece cinco meses após a assinatura de convênio entre as gestões municipal e estadual, e um mês após audiência pública, que reuniu moradores do Icaraí e técnicos, a fim de apresentar à população os documentos de Estudo de Impacto Ambiental (EIA), o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) e o Projeto Básico Ambiental (PBA) do Projeto de Recuperação do Litoral de Caucaia.

A obra representa a realização de um sonho dos moradores da região, que há anos sofrem as consequências do avanço do mar, que além de diminuir a faixa de areia na orla, impactando diretamente na economia local, danificou estruturas públicas e privadas, ameaçando comércios e moradias.

Serviço O evento Pré-Fórum da Juventude ocorrerá em mais outras 6 regiões do Município de Caucaia. Os Pré-Fóruns terão início na sede e seu último encontro na grande Jurema.


Os jovens são reflexos do cenário atual, que passa por uma revolução de comportamento, crise econômica e uma pandemia. Pensando em dar uma maior assistência e atenção para o desenvolvimento dos caucaienses de 13 a 29 anos, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Esporte e Juventude (SEJUV), lançou nesta quinta-feira (31), o primeiro Pré-Fórum da Juventude, na Escola Municipal Augusto César. O evento tem a missão de levar temas atuais e debates relevantes para os jovens de escolas do município de Caucaia, aumentando a interação entre a juventude e o poder público.

O primeiro Pré-Fórum da Juventude antecede o primeiro Festival da Juventude (FESTJUV), que acontecerá em agosto, mês no qual é celebrado o Dia Internacional da Juventude. O evento reuniu estudantes de diversas escolas da região Sede, em Caucaia, e contou com a presença do secretário de Esporte e Juventude, Mickauê Franklin; diretor de juventude da SEJUV, Bruno Leonardo; secretária executiva da Educação, Débora Teixeira e secretaria executiva da SEJUV, Alcyvânia Pinheiro.

Durante a cerimônia, Mickauê destacou: “o Pré-Fórum é uma oportunidade de ampliar nosso olhar para a juventude. Aqui, estamos fomentando políticas públicas com a participação ativa da juventude de Caucaia”, destacou o secretário.

Para Igor Rodrigues, de 14 anos, estudante da Escola Municipal Augusto César, participou das dinâmicas do primeiro encontro do Pré-Fórum e reforçou que eventos como esse são muito importantes para o desenvolvimento dos estudantes e jovens caucaienses. “Eu fico emocionado com esse projeto porque ajuda muito a nossa juventude a ter mais voz na gestão pública. O primeiro encontro do Pré-Fórum foi uma oportunidade ótima para aumentar a interação entre os jovens das escolas e da nossa comunidade”, destacou o estudante.

A programação do Pré-Fórum também contou com atividades como Vacinação contra covid-19, contra HPV e contra Meningite, assistência odontológica, doação de mudas do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) e  a apresentação de Hip Hop com o grupo Aldeia, entre outras.


Serviço:
O evento Pré-Fórum da Juventude ocorrerá em mais outras 6 regiões do Município de Caucaia. Os Pré-Fóruns terão início na sede e seu último encontro na grande Jurema.

12/04: Escola Professora Iracir Pereira
Endereço: R. O, 586 - Icaraí, Caucaia

28/04: Escola José Maria Pontes da Rocha
Endereço: R. Oito, sn - Tabapuá, Caucaia

05/05: Escola Maria de Lourdes
Endereço: R. Maria Dôdô - Mirambé,Caucaia

19/05: Escola Alice Moreira
 R. Henrique Martins, 260 - Sítios Novos, Caucaia

23/06: Escola Rubens Vaz
Endereço: Av. Novo Horizonte, s/n - Mal. Rondon, Caucaia

30/06: Escola Francisca Alves
Endereço: Av. B, 442 - Nova Metrópole, Caucaia

terça-feira, 29 de março de 2022

Prefeitura Presente Prefeitura leva serviços gratuitos às comunidades de Caucaia


 O acesso à cidadania e aos serviços de educação e saúde ficaram mais fáceis com o programa Prefeitura Presente. A iniciativa tem o objetivo de promover serviços gratuitos para as comunidades do município de Caucaia. A ação acontece geralmente às sextas-feiras de todo mês, de 8h às 14h. Excepcionalmente, a última edição aconteceu nesta segunda-feira (28), na comunidade do Minguaú, na EEIEF Ernestina Nunes de Miranda.

O programa Prefeitura Presente tem o objetivo principal de intensificar a realização dos serviços municipais e estreitar laços com o cidadão caucaiense. A iniciativa oferece serviços gratuitos como vacinação infantil contra Covid-19, segunda via de documentos como RG e Cpf, Cadastro Único, atividades recreativas para crianças, cadastro no Sine, atividades de conscientização no trânsito para crianças, entrega de mudas do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), segurança,  entre outras ações.

Para Josiel Melo, morador de Minguaú, o Programa traz diversos serviços essenciais que facilitam a vida dos cidadãos . "É a primeira vez que está acontecendo isso na comunidade do Minguaú e estou muito satisfeito com o resultado. Com o mutirão de atendimento, os cidadãos têm mais acesso às documentações importantes que podem ser solicitadas em um único dia. Isso ajuda a desenvolver nossa cidadania e facilita nossa vida”, afirma.

De acordo com a Secretaria do Desenvolvimento Social e Trabalho de Caucaia, o Programa Prefeitura Presente ajuda a população a ter acesso aos serviços básicos que ajudam no exercício da cidadania. “Com os mutirões do Programa Prefeitura Presente, Caucaia, que tem um grande área territorial, consegue atender com maior rapidez e qualidade às comunidades que ficam mais distantes do centro do município. As ações reúnem vários órgãos da gestão municipal e proporcionam serviços essenciais, educação, saúde e diversão”, destaca a pasta.

Para participar, basta comparecer com documento com foto ao local itinerante, que é avisado com antecedência nos canais oficiais da Prefeitura de Caucaia e na própria comunidade.

Caucaia entra oficialmente para o Mapa do Turismo Brasileiro 2022, do Ministério do Turismo.

O município de Caucaia segue dando importantes passos na promoção do turismo local. Nesta segunda-feira (28), o Ministério do Turismo divulgou o novo Mapa do Turismo Brasileiro, que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento. Caucaia entra oficialmente no instrumento, que, além de servir para fins de publicidade, coloca o município como prioridade para o desenvolvimento turístico nacional.

“A Secretaria tem se articulado no sentido de atender todas as exigências do Ministério do Turismo para conseguirmos esse resultado. Desde o preenchimento de documentos e requisitos, o estabelecimento do Conselho Municipal de Turismo, políticas públicas, uma série de ações. Agora, estamos bastante felizes com esse resultado, que é mais uma ação da Secretaria de Turismo e Cultura, assim como outras iniciativas de promoção do nosso litoral, serra e sertão”, disse Yrwana Albuquerque, Secretária de Turismo e Cultura (SETCULT).

O município atingiu a categoria B no Mapa, que leva em conta algumas variáveis, como a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens. Apenas dois municípios no estado atingiram a categoria A, sendo eles Fortaleza e Jijoca de Jericoacoara. No total, o estado tem 54 cidades no mapa.

Para acessar o Mapa do Turismo 2022 clique AQUI.
[29/3 12:04] Jonas Comunicação: Link: http://www.mapa.turismo.gov.br/mapa/init.html#/home

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...