Os olhos brilhantes dos professores, pais e responsáveis dos alunos refletiam o orgulho de cada um deles durante o lançamento do Programa Imersão Nota 10. Aulas de ballet, música, tênis de mesa, kumon, xadrez, inovação tecnológica e educação ambiental são algumas das modalidades ofertadas pela Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), para pelo menos 150 alunos da rede municipal.
O lançamento aconteceu nesta sexta-feira (01), no Araturi, e contou com a presença do prefeito Vitor Valim, o vice-prefeito Deuzinho Filho, o Secretário de Educação, Sérgio Kobayashi, entre outras autoridades, secretários municipais e representantes do poder legislativo. Na ocasião, Vitor destacou que a educação é uma das prioridades da atual gestão municipal e lembrou algumas ações já desenvolvidas em seu primeiro ano de mandato, como a distribuição de 45 mil tablets para alunos da rede municipal. “Mais uma ação concreta na educação, onde as nossas crianças terão a mesma oportunidade de emprego de quem estuda em escola particular. Esporte, xadrez, aula de música, de ballet, o Kumon, uma metodologia que não tem nem mesmo em muitas escolas particulares. É essa a oportunidade que está sendo dada à criança e ao jovem caucaiense”, disse.
O objetivo é de que o novo espaço ofereça aos estudantes da rede municipal uma série de atividades complementares, a serem desenvolvidas no turno distinto das aulas regulares, complementando a educação formal ajudando a desenvolver habilidades na cultura e esporte e estimulando a aprendizagem.
Além disso, Caucaia será o primeiro município do Brasil a oferecer a metodologia Kumon, que visa incentivar na criança a autonomia nos estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizado. De acordo com a Secretaria de Educação, o município é o terceiro no mundo a disponibilizar esse tipo de ensino na rede municipal, sendo as demais a cidade de Seul, capital da Coréia do Sul, e Bogotá, capital da Colômbia.
Para Nizia Costa, dona de casa e mãe de aluna já matriculada no espaço, após dois anos de pandemia, a iniciativa chega em boa hora. “Eu achei muito importante. O Kumon, o Ballet, na matemática vai ajudar bastante, pois quando começou a pandemia foram dois anos praticamente parados. Agora ela vai se desenvolver cada vez mais”, espera. Carlos Henrique, de apenas oito anos, vai fazer várias atividades no Imersão nota 10. Mas, para Nilza Mota, mãe dele, o mais importante é o reforço escolar. “Tudo o que a gente mais queria. Ele tem que estudar pra ser o que ele quer ser, e aqui é uma coisa maravilhosa, que a gente está amando”, revela.
*Saiba mais*
O Imersão Nota 10 foi idealizado como Programa intersetorial que envolve a Secretaria de Esporte e Juventude, Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, Secretaria de Saúde, Instituto do Meio Ambiente de Caucaia( IMAC), Ouvidoria Geral do Município, Associação Semear, Federação Cearense de Xadrez, Federação de mesatenistas do Ceará e Escola de Campeões. O espaço também propiciará às famílias e comunidade em geral o serviço de ouvidoria e mapeamento socioeconômico dos responsáveis pelos estudantes.
“Isso vai entrar para a história da cidade de Caucaia. Nós teremos aqui matérias múltiplas e transversais. Isso fará com que o aluno de Caucaia atinja patamares superiores. Caucaia tem se renovado, entregamos 45 mil tablets aos nossos alunos, notebooks para professores, treinaremos nossos 3.600 mestres na plataforma Google for Education, entre outras iniciativas. Com isso, a cidade de Caucaia vai se tornando protagonista e exemplo em educação”, finaliza Sérgio Kobayashi, Secretário de Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.
Comentar