quinta-feira, 30 de setembro de 2021

OUTUBRO ROSA Caucaia realiza ações em alusão ao mês de conscientização contra o câncer de mama e Colo de Útero


/admin/view/noticia/img/20210930115200outubro_rosa.jpg

Com 165.843 mil mulheres em sua população, de acordo com o último Censo, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lança a campanha, “É Outubro, Rosa! Se toca”. O objetivo é sensibilizar o público feminino sobre a importância de se prevenir contra o Câncer de Mama e o Câncer de Colo de Útero. “
Campanha “É Outubro, Rosa! Se toca

Neste sábado (02), entre 08h30 e 11h30, acontece o primeiro evento da Campanha, no Centro de Especialidades Médicas de Caucaia – CAEC. Serão oferecidas várias atividades, como orientações sobre prevenção do câncer de mama; orientação nutricional, testes rápidos, verificação glicemia capilar e pressão arterial e atividades físicas. Todas essas atividades tem número limitado de vagas a fim de evitar aglomeração.

“Teremos ainda o Ônibus da Mulher, onde realizaremos uma série de ações voltadas para a prevenção, no interior do município, mutirão de exames com previsão de 1500 procedimentos nos Postos de Saúde, realização de ultrassonografia mamária no Hospital Municipal, Maternidade e Clínicas Conveniadas, e teremos ainda ações de sensibilização com farto material de apoio ”, revela Zózimo Medeiros, Secretário de Saúde de Caucaia.

Saiba mais

O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres no mundo e no Brasil. Em 2020 foram diagnosticados 66.280 novos casos no país, ocupando o primeiro lugar entre as comorbidades que atingem o público feminino. Em Caucaia, 27 mulheres vieram a óbito em decorrência do Câncer de Mama, somente em 2020. Já em relação ao Câncer de Cólo de Útero foram 08 casos fatais no mesmo período.

Assessoria de Comunicação

Vereador Marcelo Pinto faz indicação para auxílio aos professores de Caucaia.

A pandemia afetou drasticamente diversas áreas do país, principalmente a educação. No tocante ao nosso município, o contexto pandêmico vem impactando desde 2020 os processos educativos, de modo que os protagonistas (professores, diretores, coordenadores, secretários escolares e estudantes) tiveram urgentemente que adaptar-se as aulas remotas, enfrentando inúmeras dificuldades. Por esse motivo, na sessão de hoje, apresentei uma indicação de extrema importância para a educação da nossa rede de ensino. A indicação consiste em conceder aos profissionais da educação um auxílio tecnológico de três mil reais a ser pago em parcela única para que os mesmos adquiram equipamentos tecnológicos, por exemplo: celulares, tablets, computadores e/ou outros para utilização das ações educativas cruciais. A disponibilização desse auxílio é imprescindível, pois auxiliará os profissionais a promoverem aulas remotas e síncronas de qualidade e eficazes para os alunos, que são os mais prejudicados quando não estão no espaço escolar.

Assessoria Comunicação Vereador.

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

PREFEITURA PRESENTE Ação leva diversos serviços da Prefeitura de Caucaia às comunidades


/admin/view/noticia/img/20210929155900municpio_presente.jpg

Parte do Programa “Caucaia Cidade da Paz”, o evento “Prefeitura Presente” tem o objetivo de aproximar os caucaienses aos serviços disponibilizados da Prefeitura. Serão 10 dias de ações itinerantes em várias regiões de Caucaia. O pontapé inicial desse grande projeto, que tem a parceria da Cruz Vermelha, aconteceu nesta quarta-feira (29), na escola municipal Coronel Raimundo de Oliveira, no Parque Soledade.

A abertura oficial contou com a presença de Secretários e Vereadores, além do Vice-Prefeito, Deuzinho Filho: “Hoje estamos realizando um grande desejo da gestão municipal, fruto de um sonho que em parceria com tantos órgãos, estamos tornando realidade. E o objetivo é um só: trazer a Prefeitura para mais perto dos caucaienses”, disse.

A ação reuniu vários órgãos da gestão municipal, como Secretaria de Saúde (SMS), Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), Secretaria de Educação (SME) e o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC). Vacinação, cadastro na Plataforma Saúde Digital, testes e exames de saúde, inscrição no Cadastro Único, Balcão do Empreendedor, Sine Itinerante e distribuição de mudas foram alguns dos serviços disponibilizados.

Já a Cruz Vermelha, disponibilizou uma Unidade Móvel de Vacinação contra Covid-19. O órgão também concedeu um cartão-alimentação para 55 famílias da região da Vila Nova. Cada família irá receber R$ 150, durante três meses, totalizando R$ 450. “A Cruz Vermelha Brasileira lança hoje aqui em Caucaia o Ônibus da Vacinação. É o primeiro município do Ceará a receber esse equipamento que irá ajudar ainda mais na vacinação e no combate à Covid-19”, disse.

José de Matos, morador do Parque Soledade há 11 anos, foi o primeiro a se vacinar. “Há algum tempo minha filha tenta agendar meu atendimento pela Plataforma, mas nunca deu certo. Então eu ouvi dizer que a vacina vinha hoje pra cá. Aí eu aproveitei o restinho do meu descanso e vou fazer logo o que tem que fazer: tomar minha vacina”, disse.

Segue cronograma completo!

Fonte: Ascom 

MPE: Naumi manobrou por decreto o programa Papel da Casa para uso eleitoral


Promotora eleitoral Margarida de Carvalho Barbosa aponta abuso do poder político e econômico por parte do então candidato à reeleição

A promotora eleitoral Margarida de Carvalho Barbosa apresentou nessa terça-feira (28) a manifestação do Ministério Público Eleitoral na ação de investigação de possíveis práticas de atos que configurariam abuso do poder político e econômico, nas eleições municipais de 2020, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, por parte da candidatura Naumi Amorim (PSD).

Margarida de Carvalho Barbosa é promotora eleitoral (Foto: REPRODUÇÃO)
Foto: REPRODUÇÃOMargarida de Carvalho Barbosa é promotora eleitoral

Segundo a investigação, o então prefeito Naumi Amorim, candidato à reeleição, teria se utilizado de programa social para a captação de votos de eleitores beneficiados pelo programa "Papel da Casa", além do emprego de meios de publicidade institucional para a sua promoção pessoal na condição de candidato.

""Após a análise da inicial, da contestação e das alegações finais de ambas as partes, esta representante do Ministério Público Eleitoral requereu que fosse oficiado à Câmara Municipal de Caucaia no sentido de esclarecer se há ou houve lei municipal versando sobre o programa REURB (requalificação urbana) em Caucaia, tendo sido apresentada resposta através do ofício nº183/2021 sob ID nº95687741, em que foi informado que não há lei municipal sobre a matéria, existindo apenas o Decreto Municipal nº1072, de 26.11.2019", apontou o despacho da promotora eleitoral, que observou ainda que que o programa somente foi implementado em 2020, "ano das Eleições Municipais".

"Aprendemos nas lições de direito administrativo que o decreto é o ato normativo que dá execução à lei, que regulamenta a lei para que ela possa ser aplicada aos casos concretos. No caso em tela, não há lei municipal versando sobre o assunto e estaria então o decreto do então prefeito Naumi Amorim regulamentando lei federal?", criticou a promotora eleitoral Margarida de Carvalho Barbosa.

"Diante do exposto, opina a representante do Ministério Público Eleitoral, pelo DEFERIMENTO da presente ação, nos termos do art.22, XIV da Lei Complementar 64/90 pelo abuso do poder político e econômico referentes ao lançamento de programa social ("papel da casa") cujas regras foram estabelecidas por ato normativo privativo do cargo que ocupava para execução em ano de eleição, mediante a entrega a eleitor de bens (título de domínio de imóvel urbano), com ampla divulgação em redes sociais institucionais e privadas do então prefeito, com alusão direta ao seu número na urna eletrônica (55)", concluiu a promotora eleitoral.

Fonte: Jornal o Povo 

Publicadas as listas de juízes e advogados que concorrem a vagas do TRE-CE

 Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) divulgou as listas de juízes e advogados que concorrem, respectivamente, à vaga de membro efetivo (na categoria de juiz) e à formação de lista tríplice (na categoria jurista) do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). Os nomes foram disponibilizados nos Editais nº 142/2021 e nº 137/2021, publicados no Diário da Justiça dessa terça-feira (31/08).

Para a vaga de juiz de Direito estão concorrendo os magistrados Magno Gomes de Oliveira (3ª Vara Criminal de Caucaia), Roberto Soares Bulcão Coutinho (Vara da Justiça Militar de Fortaleza) e Benedito Helder Afonso Ibiapina (4ª Vara de Família de Fortaleza). A vaga é decorrente do término do segundo biênio do mandato do juiz Francisco Eduardo Torquato Scorsafava, a ocorrer em 13 de novembro de 2021.

O cargo deve ser preenchido por meio de eleição a ser realizada pelo Pleno do TJCE. A abertura das inscrições foi divulgada no dia 19 de agosto por meio do Edital nº 125/2021 e os pedidos foram registrados pela Superintendência Judiciária do TJCE.

FORMAÇÃO DE LISTA TRÍPLICE

Já a vaga referente à lista tríplice, decorrente do término do primeiro biênio do mandato da advogada Kamile Moreira de Castro, em 20 de janeiro de 2022, tem como inscritos os advogados Germano Monte Palácio, José Marques Júnior, Carlos Eduardo Maciel Pereira, Antonio Josafa Martins Mesquita e Kamile Moreira Castro.

A abertura das inscrições ocorreu por meio do Edital nº 124/2021, disponibilizado em 9 de agosto. Os interessados podem consultar os documentos apresentados pelos candidatos no prazo de até três dias, por meio do processo administrativo ou solicitação à Superintendência da Área Judiciária do TJCE. Os contatos são supjud@tjce.jus.br e 3207.7638 (WhatsApp Business).

Considerando os prazos de divulgação das listas, a Presidência ainda irá definir data para a eleição no Pleno do TJCE.

 

terça-feira, 28 de setembro de 2021

VOLTA AS AULAS COM SEGURANÇA.

Imagem. Ascom
Volta às com segurança assim deu inicio às aulas presenciais nas escolas de Caucaia.

Escola do Turismo de Fortaleza e Sebrae/CE lançam série de cursos para empreendedores



A Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), por meio da Escola do Turismo de Fortaleza, e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE) lançam neste mês de setembro uma série de cursos voltados para o aperfeiçoamento do empreendedor.  O primeiro deles, com o tema “Marketing Digital para Empreendedores”, será realizado no dia 28 de setembro, das 13h às 18h.

A ideia é que os participantes conheçam os principais conceitos do marketing digital e saibam como elaborar a estratégia digital de sua empresa, desenvolver conteúdos relevantes para seus clientes e definir as métricas que tragam resultados para seu negócio, entre outros assuntos.

Em outubro, de 25 a 28 de outubro, será ministrado o curso de “Atendimento ao Cliente”, no horário das 14h às 17h. Por meio do curso, os alunos poderão entender a diferença entre tratar e atender bem os clientes para estabelecer diretrizes e superar suas expectativas com um atendimento de excelência.

Para terminar o ciclo, será oferecido o curso “Como aumentar suas vendas”, no dia 9 de novembro, das 13h às 18h. O objetivo é qualificar o empreendedor e aprimorar sua capacidade de administrar e planejar as vendas da empresa, por meio da conquista e fidelização de clientes.

Todas as aulas serão gratuitas e ministradas de forma online, na plataforma Teams, por meio de link enviado pelo Sebrae. As inscrições devem ser feitas no site da instituição:  https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline .

Embora complementares, os cursos são independentes entre si e não há obrigatoriedade de concluir um para fazer outro.

O secretário-executivo da Setfor e coordenador da Escola do Turismo, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, explica que a capacitação é um eixo fundamental na cadeia turística, tanto para os colaboradores como para os próprios empreendedores. “É muito importante que a cadeia do turismo como um todo esteja bem preparada para receber o visitante. A qualidade dos serviços oferecidos tem grande influência na decisão de retornar ou indicar o destino para amigos e familiares”, observa.

Jornada de Crédito

Além dos cursos, a Escola do Turismo e o Sebrae oferecerão também uma Jornada de Crédito composta por capacitações e consultorias, que visam preparar melhor o empreendedor para que ele possa tomar o crédito de forma mais assertiva e consciente. Nesse caso, o público-alvo é formado por Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), que podem participar gratuitamente da jornada. Os atendimentos são individuais, conforme a demanda, mas as vagas são limitadas.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas de imediato para garantir a vaga. O link para inscrição é: https://lp.sebraeceara.com.br/jornada-do-credito

Marcelo Pinto pede a inclusão de Educação Ambiental no currículo das escolas públicas.

Na sessão da Câmara Municipal de Caucaia desta terça-feira, 28, o vereador Marcelo Pinto apresentou projeto de indicação que pede a inclusão de conteúdos voltados ao meio ambiente no currículo das escolas da rede pública de Caucaia. 

A matéria vai de encontro às atuais necessidades de preservação ambiental e destinação adequada do lixo, visto que a poluição humana vem degradando a fauna e a flora nas últimas décadas.

"A escola deverá criar e incentivar atividades extra escolares, onde nossos alunos irão aprender técnicas básicas e a importância da coleta seletiva, além de evitar o desperdício da merenda escolar. Eles também terão contato com criação de hortas, para que nossas crianças e jovens possam ter maior cuidado com o meio ambiente", declarou o vereador Marcelo.

Para o parlamentar, há a necessidade de conscientização urgente para esse assunto e que muitos países de primeiro mundo já estão lutando pelo menor acúmulo de lixo e por medidas sustentáveis. 

"Se cada um de nós começarmos com uma pequena contribuição de preservação do meio ambiente, ela vai se juntar com outras e fará a grande diferença que o planeta precisa", finalizou Marcelo.

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

QUALIFICAÇÃO Prefeitura de Caucaia oferece curso gratuito de Recepcionista em Meio de Hospedagem


/admin/view/noticia/img/20210927141400qualificacao.jpg

EDUCAÇÃOPrefeitura de Caucaia inicia entrega dos tablets para alunos do 7° ano

/admin/view/noticia/img/20210927102100educacao.jpg

A Prefeitura de Caucaia amplia a entrega dos 45 mil tablets, já com chip para acesso à internet e Plataforma Inteligente, para alunos do ensino fundamental da rede municipal.

A partir desta segunda-feira (27), os aparelhos da Samsung são entregues aos alunos do 7° ano. Uma repescagem também é feita para estudantes do 1°, 2°, 3°, 4°, 5°, 6° e 9° ano que ainda não receberam o tablet.

A relação de escolas que já disponibilizam os tablets para os alunos está disponível nas redes oficiais da Prefeitura de Caucaia e no site.

Caso esteja entre a série e escola beneficiada, basta comparecer à Secretaria de Patrimônio, na rua Coronel Correia, 2214, no Centro de Caucaia. O atendimento é das 08h às 16h, sem pausa para o almoço. Pais e responsáveis ou aluno (a) devem apresentar documento com foto.

Clique aqui

FONTE: Assessoria de Comunicação

EMPREENDEDORISMOSINE Municipal oferece auxílio para regularização de cadastros de Microempreendedores Individuais (MEI)


/admin/view/noticia/img/20210927141200empreendedorismo.jpg
Assessoria de Comunicação

ESPORTE Prefeitura de Caucaia inaugura areninha na Jandaiguaba e Novo Pabussu


/admin/view/noticia/img/20210927101100esporte.jpg

Além da Tabubinha e Alto do Garrote, a Prefeitura de Caucaia inaugurou também novos equipamentos de lazer na Jandaiguaba e Novo Pabussu. Mais esporte, saúde e espaços de convivência. Os bairros receberam novas areninhas e academias ao ar livre, na sexta-feira (24). Pela manhã, a solenidade contou com as presenças do Secretário de Esporte e Juventude, Mickauê Franklin, de Patrimônio, Silvio Nascimento, e dos vereadores Neto do Planalto, Lauro Arruda, Sávio Nascimento, Weibe Tapeba, e o presidente da Câmara dos Vereadores Tanilo Menezes.

"A gente conclui uma semana repleta de entrega de equipamentos públicos e mais ainda estão por vir e contemplar nossa população de Caucaia. O compromisso da Gestão Vitor Valim é com o povo e para o povo de todas as regiões caucaienses. Trabalhamos diariamente para o melhor de Caucaia" reforçou Deuzinho.

À tarde, foi inaugurada a Areninha Zildenor, no Pabussu, com a presença da esposa do homenageado, Tamara Maria Feijó Gomes Holanda e a filha,  Júlia Luísa Gomes Holanda.

Atletas do Projeto Escola de futebol Ariosto Amaral, de iniciativa do caucaiense Fabão Amaral, e contemplado pelo Programa Arte e Ação, aproveitaram a entrega da Areninha para as atividades esportivas.

"Pra gente é muito importante poder contar com um espaço desse que permite a prática não só do futebol mas de outras atividades" disse Aldemir Guilherme, jovem atleta.

Na agenda do fim do dia além do prefeito em exercício, Deuzinho Filho, estiveram presentes os secretários de Esporte e Juventude, do Patrimônio e vereadores, Lauro Arruda, Germana Sales, Elzinha Góes e Neto do Planalto.

Assessoria de Comunicação

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...