sábado, 8 de junho de 2013

Recém nascida raptada em clínica é encontrada

A criança, de apenas um mês de vida, que foi levada na última sexta-feira (7), de uma Clínica no Bairro Presidente Kenndey, em Fortaleza, foi encontrada com uma mulher no Conjunto Araturi, em Caucaia. A suspeita, Régia de Rodrigues Rocha, foi levada para Dececa. Segundo a família, a criança não precisou ser levada ao hospital e já está sendo amamentada pela mãe.

Via Roberto Moreira

CAUCAIA VENCE O TIANGUÁ POR 3X0 NA NOITE DE SÁBADO

Na noite deste sábado 08/06 o Caucaia venceu o a equipe do Tianguá pelo o placar de 3x0 depois de um primeiro tempo equilibrado Caucaia atacava mas o goleiro do Tianguá defendia. No segundo tempo o técnico Pedro deu um puxão de orelhas nos jogadores do Caucaia que veio com mais garra e logo aos 5 min, o Rato abre o placar para o Caucaia, mas o que a torcida queria era ver a estrela do garoto Vitinho brilha e aos 16 min Vitinho amplia para o Caucaia como um bom artilheiro sempre  esperamos mais aos 19 min novamente na cobrança de falta Vitinho faz o segundo gol dele e o terceiro do Caucaia.

Braga Neto finaliza no primeiro round em sua estreia

Brasileiro Braga Neto finalizou Smith ainda no primeiro round (Foto: Natinho Rodrigues)
Brasileiro Braga Neto finalizou Smith ainda no primeiro round (Foto: Natinho Rodrigues)
Antônio Braga Neto estreou no UFC com uma incrível chave de joelho, aplicada em Anthony Smith, ainda no primeiro round, da primeira luta do UFC Fortaleza. O lutador manauara, que é campeão mundial do jiu-jitsu, conquistou sua nona vitória no MMA.
Reprovado na seletiva do primeiro TUF, Braga Neto chegou ao UFC já tendo vencido o campeão da primeira temporada do reality César Mutante. Neto também já superou os ex-lutadores do UFC Maiquel Falcão e Brock Larson. O lutador treina na Team Nogueira, do Rio de Janeiro.
Já Anthony Smith, que tem 17 vitórias na carreira, sofreu sua décima derrota.
Comentário dos blogueiros
Juliano de Medeiros: Não tinha melhor forma de Braga Neto estrear no UFC. Finalização rápida e segura.
Via Blog Vai encarar

Sindicato dos motoristas não aceita acordo e anuncia estado de greve

sintro
Em assembléia hoje pela manhã, na sede do no Sintro (Sindicatos dos motoristas e cobradores de Fortaleza), a  categoria não aceitou a proposta oferecida pelo Sindônibus na manhã de ontem, sexta-feira, a proposta oferecida foi de 7,6%, mas a categoria pediu um aumento de 15%. Durante 15 minutos os ônibus foram impedidos de trafegar pela Av: Tristão Gonçalves, na manhã de hoje no centro da cidade, neste momento eles estão na avenida Imperador. De acordo com o Sintro a categoria está em estado de greve, e o edital deve sair até a próxima segunda-feira dia 09/06, caso um novo acordo não seja aceito, eles tem 72 horas para oficializar a greve, ainda de acordo com o sindicato eles devem fazer uma nova manifestação na tarde de hoje.
Fonte: Roberto Moreira

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Cancelamento de Markes x Brunson altera horário do UFC Fortaleza

Ronny Markes sofreu um acidente de carro na manhã de hoje. Em detrimento disso, foi cancelado a sua luta com Derek Brunson, mudando o horário de início das lutas do The Ultimate Fighter Brasil 2: Nogueira vs Werdum, que acontece neste sábado, dia 8. Mesmo com essa alteração, os dois lutadores receberão suas bolsas previstas para o evento.
O evento, que agora terá 12 lutas, começará às 18h10. A abertura dos portões para o público permanece às 15h45. Os fãs que compraram ingresso poderão solicitar o reembolso no prazo de sete dias, a partir deste sábado, dia 8, desde que o ingresso não tenha sido utilizado.
Para solicitar o reembolso, o fã deverá entrar em contato com a Central de Relacionamento da T4F: ufc@ticketsforfun.com.br ou 4003-5588.
Via Diário do Nordeste

Presidente da Funai deixa o cargo

Disputas por terra têm provocado turbulência entre índios e o governo


A presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marta Azevedo,  que pediu exoneração nesta sexta-feira (7), deixou o cargo em meio a uma onda de conflitos indígenasque se acirraram nos últimos dias e de mudanças nas regras para demarcação de terras indígenas que enfraqueceram a instituição.
Órgão tem enfrentado turbulência com protestos indígenas no País. Foto: Gustavo Pellizzon
 
Primeira mulher a ocupar o cargo, a antropóloga Marta Azevedo estava à frente da Funai desde abril de 2012, quando substituiu Márcio Meira no comando da instituição.

Em Mato Grosso do Sul, uma tentativa de reintegração de posse contra indígenas que ocupam uma fazenda no município de Sidrolândia terminou com a morte do terena Osiel Gabriel, no último dia 30. Na terça-feira (4), outro índio foi baleado na região. O acirramento da tensão levou o governo estadual a pedir o envio da Força Nacional de Segurança para a área. Desde quarta-feira (5), 110 homens da tropa federal estão na região.
A situação dos indígenas munduruku, que estão em Brasília desde o começo da semana em manifestações contrárias à construção de usinas hidrelétricas na Amazônia, também aumentou atensão entre governo e índios nos últimos dias. Depois de oito dias ocupando o principal canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, um grupo de 140 mundurukus veio a Brasília negociar com o governo, mas, após uma semana de peregrinação e protestos, ainda não chegaram a consensos.
Marta também teve que aceitar recentemente a decisão do governo de ampliar o número de instituições às quais os processos de demarcação de terras indígenas serão submetidos. A Funai é responsável pela elaboração dos laudos antropológicos que determinam a criação de novas reservas.  No entanto, o governo quer que esses processos sejam submetidos a pareceres da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário. A Casa Civil já suspendeu novas demarcações no Paraná e no Rio Grande do Sul.
Segundo nota oficial, Marta deixou a Funai por razões de saúde que a levarão a se submeter a tratamento médico “incompatível com a agenda de presidenta. Ela será substituída pela atual diretora de Promoção ao Desenvolvimento da Funai. Maria Augusta Assirati, que assumirá o cargo interinamente.
Fonte: Diário do Nordeste

CAUCAIA VAI RECEBE 4 ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL

Governo vai construir mais 44 escolas de tempo integral em Fortaleza e interior

O Governador Cid Gomes reuniu nesta quinta-feira (6) os Prefeitos de Fortaleza, Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Crato, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Itapipoca e Sobral para apresentar o projeto das 44 escolas de ensino fundamental e de tempo integral que serão construídas nesses municípios com recursos do Governo do Estado e Governo Federal e Municipais. As 44 novas unidades deverão ser instaladas nas localidades que apresentam os maiores índices de vulnerabilidade social e criminalidade. Caberá às prefeituras a disponibilização de terrenos para que as escolas sejam implantadas.
Durante a reunião, o Governador, acompanhado de técnicos da Secretaria de Educação, apresentou os dados e documentos necessários para que os terrenos sejam identificados e enviados para avaliação da Seduc e posteriormente do Governo Federal. Serão 29 escolas em Fortaleza, 4 em Caucaia, 3 em Juazeiro do Norte, 3 em Maracanaú, 2 em Sobral. Crato, Itapipoca e Maranguape ficarão com uma escola cada. Cada escola custará, em média, R$12,8 Milhões para construção e equipamentos. As obras devem começar ainda este ano.
Via Roberto Moreira com adaptação 

DANILO FORTE O FEDERAL DO CEARÁ /MEC AMPLIA REDE DE INSTITUTO FEDERAL NO CEARÁ

O Ministério da Educação implantará, em 2014, unidades do Instituto Federal de Educação nos municípios de Itapipoca, Boa Viagem, Paracuru, Maranguape, Acopiara e Horizonte. A informação foi confirmada ontem ao deputado Danilo Forte pelo Coordenador Geral de Planejamento e Gestão da Rede IF, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Garabed Kenchian. Danilo participou de audiência, acompanhado do prefeito Vasconcelos Neto, de Uruburetama e Presidente da Associação dos Municípios do Vale do Curu – AMUV, retomando a discussão sobre a necessidade de se adequar os currículos das escolas técnicas daquela região às demandas do mercado.

Com a construção do Porto de Pecém e da Refinaria surgiu um mercado que se expande exigindo mão de obra qualificada, inexistente hoje no Vale do Curú. Com isso, os postos de trabalho vêm sendo ocupados pelos profissionais de outros estados e regiões, ficando os jovens do local desamparados. Esta revindicação já foi levada ao Ministro da Educação. Na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Danilo Forte pediu também uma solução rápida para a conclusão do Campus do IFCE de Umirim, que fica em posição estratégica no Vale do Curu para atender a juventude da Região.

Assessoria de Imprensa e o Blog

Panfletaço contra PEC 37 reunirá Procuradores e Promotores de Justiça

Livreto_Capa
Neste sábado uma grande movimentação ocorrerá no terminal do Siqueira: é o Panfletaço contra a PEC 37. Procuradores e Promotores de Justiça estarão distribuindo para usuários do transporte público do local livretos explicativos sobre a campanha. O evento ocorre de 8 às 15 horas.
A votação da PEC 37 está prevista para o dia 26 de junho na Câmara dos Deputados. Por isso, durante o Panfletaço contra a PEC 37 os membros do Ministério Público cearense explicarão à população sobre os perigos da aprovação da Proposta, enquanto distribuem os livretos explicativos. A publicação foi elaborada pela Associação Cearense do Ministério Público (ACMP).
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC 37), também conhecida como “PEC da Impunidade”, está em votação no Congresso Nacional e tira o poder de investigação dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal. Caso seja aprovada, praticamente deixarão de existir investigações contra o crime organizado, desvio de verbas, corrupção, abusos cometidos por agentes do Estado e violações de direitos humanos. Ela impede também que outras Instituições investiguem (Receita Federal, COAF, TCU, CPIs etc). A Constituição Federal permite que o Ministério Público investigue, assim também o fazem outras leis como, a Legislação Eleitoral, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso. 
Fonte: Roberto Moreira

quinta-feira, 6 de junho de 2013

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A PARALISIA INFANTIL NESTE SÁBADO, 08 DE JUNHO.

O Zé Gotinha está de volta na nova Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, que já começa dia 8, sábado, e vai até o dia 21 deste mês.  Serão vacinadas as crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. A meta é imunizar, no mínimo, 95%, das crianças nessa faixa etária.  Os bons resultados de sucessivas campanhas  de vacinação aparecem na constatação de que desde 1998 não é registrado nenhum caso de paralisia infantil no Ceará. No Brasil,  o registro do último caso da doença foi em 1999.
A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará todas as unidades básicas de saúde das 8h às 17h, aguardando as crianças da faixa etária estabelecida para a vacina contra a poliomielite. Vale lembrar que o Centro de Especialidades Odontológicas - CEO Municipal, ao lado da Praça Fausto Sales - centro será aberto neste Sábado, 08 de Junho com vacinadores facilitando, ainda mais o acesso dos pais, não esquecendo de vacinar seus filhos.

Atualizar cartão de vacinas

Nos postos, durante a Campanha da Vacinação contra a Paralisia Infantil, haverá oportunidade para atualizar os cartões de vacinação.  Além da pólio, estarão à disposição outras vacinas. Entre elas,  a vacina contra hepatite B, rotavírus, difteria e tétano, pneumocócica 10 valente, menigocócica conjugada C.

Realização: Secretaria Municipal de Saúde.

IFCE de Caucaia abre seleção para cursos técnicos

27/05/13 - O campus de Caucaia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) abriu, de 27 de maio a 7 de junho, as inscrições para cursos técnicos em eletroeletrônica, metalurgia e petroquímica, sendo 40 vagas para cada curso. 

As inscrições serão realizadas, exclusivamente via internet, no site do IFCE(http://qselecao.ifce.edu.br/), o valor da inscrição é de R$ 40. Podem concorrer os estudantes que já cursaram, no mínimo, o 1° ano do ensino médio ou aqueles que já possuem o ensino médio completo, ou seja, o aluno continua normalmente o ensino médio na escola em que está matriculado e no outro turno cursa o ensino técnico.

Os candidatos serão submetidos no dia 30 de junho à prova de redação e de conhecimentos gerais com 45 questões de múltipla escolha. O resultado final será divulgado dia 31 de julho.

VAGAS:

Técnico em Eletroeletrônica: 40 vagas/manhã
Técnico em Metalurgia: 40 vagas/manhã
Técnico em Petroquímica: 40 vagas/tarde




Cel. Bezerra aposta no RAIO para virada na segurança

cel bezerra
O Secretário da Segurança, cel. Francisco Bezerra, apareceu hoje no cenário onde são preparados pilotos de motos para a equipe RAIO, a nova esperança do secretário para conter a bandidagem. A última aparição do secretário foi ao lado do governador na rebelião das mulheres dos pm’s. Segundo o secretário, “o RAIO tem números que mostram a efetiva ação e trabalho da PM”.
Via Roberto Moreira

CAMPEONATO CEARENSE DE FUTSAL CAUCAIA X TIANGUÁ


Caucaiense vamos lotar o Luzardo Viana e torcer pela a nossa Caucaia Futsal venha traga sua família. 

Protesto e tumulto marcam aprovação do PCCR dos professores

Protestos, vaias e spray de pimenta marcam a aprovação do Projeto de Lei, enviado pelo prefeito Raimundo Macedo (PMDB), que altera o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos professores.
Com doze votos a favor e quatro contra o projeto, vereadores votaram contra os professores, ao aprovarem o projeto que retira direitos, reduz salários, aumenta a carga horária e corta benefícios dos professores que ficarem doentes no exercício da profissão.
Apenas Tarso Magno (PR), Glédson Bezerra (PTB), Rita Monteiro (PT do B) e Cláudio Luz (PT) votaram contra o projeto, e a favor dos professores. Os vereadores João Borges (PRTB), Zé Ivan Leiteiro (PT do B) e Mara Torres (MD) se ausentaram da votação.
O vereador Cláudio Luz trocou duras farpas com o presidente da Câmara, Antônio de Lunga (PSC), que respondia dizendo “Quem manda na sessão sou eu, cale a boca”.
A situação da tumultuada sessão se agravou quando manifestantes invadiram o Plenário e foram detidos pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar, que atiraram spray de pimenta nos manifestantes.
Os manifestantes, professores, em sua maioria, gritavam “quadrilha”, “ladrões”, “bandidos”, “vendidos”. Como protesto, os manifestantes jogaram moedas e cédulas de dinheiro na tentativa de “comprar” o apoio dos vereadores: “Vocês são comprados, queremos comprar vocês”, gritavam.   
Ao término da votação, mais confusão: manifestantes com ovos nas mãos aguardavam a saída dos vereadores da Câmara Municipal.   
Fotos: Normando Sóracles. 
Fonte: Cearánews

Ivo Gomes: “sou deputado; boto boneco”

ivo
O Secretário de Educação, Ivo Gomes, venceu as turbulências no debate sobre educação na Câmara. Na despedida, agradeceu a todos e brincou: “lembrem que sou deputade e boto boneco”. Antes de encerrar, deu o recado aos opositores. “Sou secretário do prefeito Roberto Cláudio, em quem sempre acreditei”. Sobre meus irmãos, “eles são exemplos, nunca foram réus, jamais condenados”.
Via Roberto Moreira

Grupo rouba 150 malotes com cheques em Caucaia, no Ceará

Segundo a polícia, grupo faz lavagem de dinheiro em três estados.
Carga com 150 malotes de cheques foi roubada em Caucaia.

A Polícia Civil do Ceará investiga uma quadrilha que atua em esquema de lavagem de dinheirocom uso de cheques em três estados, Ceará, Piauí e Maranhão. As investigações começaram após a descoberta um roubo de malotes bancários no Ceará.
Os 150 malotes roubados pertencem a seis diferentes bancos do Piauí e Maranhão. Dentro deles eram transportados documentos de clientes e cheques emitidos no Ceará. "Os cheques são da praça de Fortaleza que foram depositados no Piauí e no Maranhão e estavam sendo transportados para que a conpensação fosse concluída. Os bancos têm um serviço terceirizado que faz esses transporte", explica o delegado adjunto da Delegacia de Roubos e Furtos, Aldízio Santigo.
Ainda de acordo com a polícia, os malotes seriam entregues a agências bancárias emFortaleza. Na madrugada de quarta-feira (5), quando o motorista da transportadora chegava aCaucaia, na Grande Fortaleza, foi interceptado por dois carros.
O motorista afirmou à polícia que foi mantido em cárcere privado e liberado seis horas depois. Os suspeitos fugiram levando metade dos malotes. Em seguida, a carga foi abandonada em terrenos baldios nos bairros Henrique Jorge e Paupina.
Segundo os policiais, os malotes foram recuperadas, mas a maior parte dos cheques ficaram com os criminosos. De acordo com o delegado Romério Almeida, da Delegacia de Roubos e Furtos, a quadrilha pretenda reutilizar os cheques. "Acreditamos que os quadrilheiros irão fazer a lavagem dos cheques para colocá-ls na praça novamente, principalmente em outros estados e municípios, acreditando que o banco irá pagar esses valores".  A polícia não tem estimativa da soma dos valores dos cheques.

Concurso: 3 mil novas vagas para professor de Ensino Médio

As inscrições acontecem entre 22 de junho e 21 de julho deste ano.
Foto: Creative Commons
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) e da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), publica no próximo dia 7 de junho, no Diário Oficial, o edital do Concurso para três mil vagas para Professores da rede estadual.

O anúncio foi feito pela secretária da Educação, Izolda Cela, durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (31), no auditório da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

“É importante garantir a entrada de professores na rede pública com vínculo efetivo”, ressaltou a secretária. As vagas serão distribuídas nas diversas disciplinas do Ensino Médio. Os aprovados vão ocupar o cargo de professor, classe pleno I, cujaremuneração inicial é de R$ 2.444,92, mais auxílio alimentação no valor mensal de R$ 220,00, para 40h/a semanais. “Há uma expectativa muito grande da categoria, de que o concurso provoque a continuidade da valorização dos professores e de todos os que fazem a escola pública”,diz Anízio Melo, presidente do Sindicato Apeoc, que também foi convidado a participar da coletiva. 

As inscrições do Concurso para Professores da Rede Pública acontecem entre 22 de junho e 21 de julho deste ano. Toda a normatização do processo estará disponível no Edital. As disciplinas que apresentam os maiores números de vagas são Português (981), Matemática (863), Língua Inglesa (285), seguidos de Geografia e História, cada uma com 166 vagas. Para assumir o cargo de professor, o candidato deverá ter grau superior em nível de licenciatura plena. 

Organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB), o Concurso é composto de três etapas que objetivam qualificar o processo. A primeira, marcada para o mês de setembro, abrangerá uma prova escrita objetiva, com 80
questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. Neste momento, serão abordados os temas: Administração Pública; Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos; Conhecimentos Básicos da Língua Portuguesa; Raciocínio Lógico; Disciplina específica da área da Habilitação. Na segunda etapa, prevista para novembro, haverá uma prova prática de didática (aula) na disciplina em que o candidato está concorrendo, de caráter eliminatório e classificatório, realizada em trinta minutos, sendo o candidato avaliado por uma banca, formada por três professores da área em que o profissional será avaliado.

Já a terceira fase, que deve acontecer em dezembro, é constituída de exame de títulos, de caráter classificatório. De acordo com a secretária Izolda Cela, o Concurso atenderá às necessidades atuais existentes na rede estadual de ensino, devido, principalmente, ao números de aposentados e à expansão das Escolas de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Os aprovados vão atuar em escolas da rede pública estadual, que atende a mais de 500 mil alunos. Em todo o Ceará, são 680 unidades de ensino.

A matrícula no Ensino Médio corresponde a 358 mil estudantes que nesse nível de ensino tem um currículo composto pelas seguintes disciplinas: História; Geografia; Filosofia; Sociologia; Matemática; Física; Biologia; Química; Língua Inglesa; Língua Espanhola; Língua Portuguesa; Artes e Educação Física.

Assessoria de Imprensa da Seduc 

O Vice Prefeito Paulo Guerra o prefeito em execício participou da Inauguração do prédio da Defensoria ´Pública

Na manha desta quinta feira o prefeito em exercício Paulo Guerra participou da inauguração do prédio do da Defensoria Pública Núcleo de Atendimento de Caucaia que fica localizado no Bairro do Cabatan próximo ao Fórum de Caucaia.

EXPANSÃO Cidade do Atacado terá dois novos blocos

A ampliação, que contará também com um outlet, deve-se à demanda do setor de logística do Estado

Perto de completar dez meses de inaugurada oficialmente, a Cidade do Atacado, em Caucaia, começa a executar a segunda fase de construção, onde mais dois blocos serão feitos e também planeja um outlet - prédio cujo perfil deverá ser diferente dos demais. O empreendimento também possui um pedido de financiamento no valor de R$ 80 milhões em análise no Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Localizada na confluência da BR-222 com a BR-020, a Cidade do Atacado deve gerar uma arrecadação anual de R$ 1 bilhão ao município de Caucaia, conforme previsão anunciada Foto: Alex Costa

O início da ampliação, segundo revelou a Colliers - empresa que administra a Cidade do Atacado -, deve-se à demanda pelo setor de logística do Estado por novas áreas de uso. Hoje, do total de 28 galpões do bloco A, apenas três estão vagos.

Apesar dos espaços ociosos, o gerente regional da Colliers, Antônio Americano, afirmou que já possuem galpões do novo bloco reservados por inquilinos do bloco A. "Eles foram pegando mais clientes, daí precisam de mais espaços e resolveram contratar mais blocos", diz.

Ampliação

Com previsão de aplicação de R$ 300 milhões para todo o projeto da Cidade do Atacado, os dois novos blocos não tiveram os valores revelados, mas devem iniciar as obras no segundo semestre de 2013. Os dois terão, respectivamente, 25 mil metros quadrados e 40 mil metros quadrados. Por sua vez, o outlet deverá ter 28 mil metros quadrados de área bruta locável e 90 lojas para aluguel. A previsão de início das obras anunciada também é para julho próximo e "o estágio atual do empreendimento é o de aprovações e comercializações das lojas".

Para completar o mix oferecido pela Cidade do Atacado, Americano contou da construção - ainda em fase inicial - de uma área para pátio de 10 mil metros quadrados. Esta deve servir, segundo ele, para cargas de grande porte e que não necessitam de cobertura.

Prospecção

A meta atual, de acordo com Americano, é ocupar 100% do bloco A ainda no primeiro semestre deste ano, a partir de quando devem começar as obras do outlet e do bloco B, o qual segue o mesmo perfil do primeiro bloco. "Qualquer empresa, salvo raras exceções, se encaixa nos blocos. Mas nós trabalhamos também com o chamado galpão especulativo, que se enquadra nas exigências de cada cliente", ressalta.

Por essa mobilidade, o gerente regional da Colliers garante que o empreendimento localizado em Caucaia é um dos mais competitivos do Nordeste e pontua apenas quanto a negociação, "as quais sempre demoram mais, cerca de um ou dois anos".

Americano ainda disse estar sendo "muito procurado" por empresas que trabalham com o setor fruticultor e também ainda continua negociando com os transportadores de pás eólicas. O último tipo de negócio deve necessitar de um pátio a ser construído em parte dos 284 hectares da Cidade do Atacado.

Ocupação e clientes

Primeiro equipamento do tipo a chegar no Estado, a Cidade do Atacado, atualmente, conta com inquilinos cujas empresas são sediadas dentro e fora do Ceará. "Mas todos eles já atuavam no mercado local, só optaram pela nossa estrutura depois que chegamos", destaca.

Hoje, o único bloco construído conta com distribuidoras que prestam serviços a uma cadeia nacional de supermercados, uma rede varejista de lojas de departamentos, uma fabricante de colchões, além de outras empresas de logísticas internacionais que atuam com empresários locais.

"Inclusive, fechamos semana passada um novo contrato e estamos preparando um novo galpão para um pessoal que trabalha com ferragens", disse o corretor da Cidade do Atacado, Ednilson Saraiva.

Impactos

Localizada na confluência da BR 222 com a BR 020, a Cidade do Atacado deve gerar uma arrecadação anual de R$ 1 bilhão à cidade de Caucaia, conforme previsão anunciada pelo próprio município. Para o período pós-construção, a estimativa é de 320 mil novos postos de empregos gerados no local.

ARMANDO DE OLIVEIRA LIMA
REPÓRTER 
Diário do Nordeste

quarta-feira, 5 de junho de 2013

VEJA O CICLO POLITICO DA GRANDE JUREMA

Ciclo Político da Grande Jurema
Um sonho perto de uma realidade pode esta perto de acontecer  a Grande Jurema  Zona 120ª poderar  ter novos vereadores e prefeito e vice prefeito  com a sua emancipação política. Nos bastidores de hoje nas ruas já se falava na emancipação da Grande Jurema tem bons nomes para concorre a prefeitos Paulo Guerra, Naumi, Paulo Gurgel e a vereadores temos muitos nomes. Carlos Rosa, Bené,Valda,Luciano Serra, Pedro Willian,Louro da Lusiex,Zacarias, e o Doger, Rivelino,Luiz Farias, Marlin, Pernambuco,Emanuel de Carvalho, Pé no Chão, Socorrinha,Socorro Queiroz, Kaká, se teve Tiririca humorista deputado e porque não Marmita e outros que me fugiu a memoria.  Isso começou a forma o novo Ciclo Político onde só quem vai ganha é a grande Jurema pode aparecer pessoas que nunca fez nada pela a grande jurema e querer ser candidatos mais isso é democracia vamos aguarda o senado aprovar e a Assembleia conduzir para que o sonho possa ser realidade. Diga SIM a grande Jurema.

Marcilio Santiago

ATO NORMATIVO Nº 02, DE 31 DE MAIO DE 2013




ATO NORMATIVO Nº 02, de 31 de maio de 2013.

Dispõe sobre a fruição e a conversão em pecúnia de períodos de LicençaPrêmio dos Profissionais do Magistério da Educação Publica Básica, compreendidos pela Lei n° 2.172, de 25 de outubro de 2010, da Prefeitura Municipal de Caucaia e dá outras providências.

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62, inciso II, da Lei Orgânica do Município de Caucaia combinado com o art. 49, inciso XIV, da Lei n°1.965, de 1° de janeiro de 2009,
Considerando o dever que a Secretaria de Educação tem, observadas as suas atribuições, de atender as necessidades coletivas,
Considerando a Lei n° 2.172, de 25 de outubro de 2010, que institui o Plano de Cargo, Carreiras e Remuneração dos Professores da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Caucaia,
Considerando a Lei 2.290, de 19 de janeiro de 2012, que dispõe sobre a fruição e a conversão em pecúnia de períodos de licença prêmio dos do magistério da educação pública básica,
Considerando os art. 5° e 6° da Lei n° 2.290, de 19 de janeiro de 2012,
Considerando que a Secretaria de Educação tem o dever de verificar a comprovação dos requisitos necessários para a fruição e a conversão em pecúnia de períodos de Licença Prêmio dos Profissionais do Magistério da Educação Pública Básica,

RESOLVE editar o seguinte Ato:
Art. 1º Os servidores ocupantes de cargos do magistério público municipal nos termos do art. 1° da Lei 2.290, de 19 de janeiro de 2012, poderão usufruir a licença prêmio ou converter esse direito em pecúnia.
Art. 2º Os Profissionais de que trata a Lei 2.290, de 19 de janeiro de 2012, interessados em converter a licenças prêmio em pecúnia deverão entregar o Formulário Padrão de requerimento de conversão de licenças prêmio em pecúnia, devidamente preenchido, no Núcleo de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação, situada á Rua Joaci Sampaio Pontes, n° 2000, Centro-Caucaia, no período de 03 a  7 de junho de 2013, no horário de 8:00 ás 14:00 horas.
Art. 3° A Secretaria de Educação disponibilizará no Portal da Secretaria Municipal de Educação (educacaucaia.blogspot.com), no período de 03 a 07 de junho de 2013 o Formulário Padrão de requerimento de conversão  de licença prêmio em pecúnia.
Art. 4° As licenças prêmio que poderão ser concedidas neste semestre, para fruição e para conversão, nos termos do art. 5° da Lei 2.290, de 19 de janeiro de 2012, é o seguinte:  100 (cem) licenças para fruição e 01(um) mês de licença por servidor para conversão,
Art. 5° A listagem que se refere o art. 6° da Lei n° 2.290, de 19 de janeiro de 2012, é a constante no anexo deste ato, que será disponibilizada no site de internet educacaucaia.blogspot.com.    
Art. 6º O Pagamento do valor da pecúnia será realizado em duas parcelas iguais, sendo a primeira até o dia 30 de junho de 2013 e a segunda até o dia 30 de setembro de 2013.
              Art. 7º Este Ato entra em vigor na data de sua publicação.

           
AMBRÓSIO FERREIRA LIMA
Secretário de Educação

Candidatos a obter CNH vão poder fazer prova teórica pela internet

Começa na próxima segunda-feira (dia 10), no período da tarde (das 12h às 14h45min), a realização das provas teóricas agendadas, na
Internet, (www.detran.ce.gov.br)  pelos candidatos a obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na sede do DETRAN-CE (Avenida Godofredo Maciel, 2.900, bairro Maraponga). O processo de agendamento foi anunciado nesta quarta-feira (5) pelo
Superintendente do DETRAN-CE, Igor Ponte, durante reunião com dirigentes e instrutores de autoescolas e dos presidentes dos sindicatos das duas categorias.
Ele explicou que estava havendo uma concentração de candidatos no período da manhã (das 8h às 12h), enquanto no período da tarde
ficava ociosa grande parte das 90 cabines com computador, por onde a prova  é respondida. Com o processo de agendar com antecedência, o DETRAN espera que pelo menos 150 candidatos ocupem as cabines. Assim, quem chegar à sede do Órgão terá a sua vaga reservada, após a confirmação no sistema. A tolerância do atraso é de 10 minutos. Quem agendar e faltar terá que pagar a taxa de falta, no valor de R$ 24,32.
Para agendar a prova, o processo, que já está disponível, é fácil e rápido: logo que acessar a página do DETRAN-CE, clicar sobre o nome
“Agendamento da prova da teórica”.  Em seguida aparece um formulário, para ser preenchido com as seguintes informações: CPF, documento
de identificação, data de nascimento, local de prova. E no final, informar o código de segurança que aparece na página. Na sequencia
aparece o calendário do mês com os dias úteis (de segunda a sexta). Ao ser definido o dia, na tela seguinte aparece o horário a ser
escolhido: 12h, 12h15; 12h30, 12h45m, 13h, 13h15m, 13h30 e 13h45m. O último passo é imprimir o comprovante do agendamento, para ser
apresentado quando for fazer a prova.
O conteúdo da prova teórica abrange questões sobre legislação e sinalização de trânsito e noções de primeiro socorros, mecânica, cidadania e meio ambiente. O exame faz parte do processo de obtenção da primeira CNH e estará apto a realizá-la o candidato que for aprovado nos exames iniciais e ter assistido as 40 horas de aula, na autoescola. As etapas seguintes são as 20 horas de aulas de prática de direção e o
exame de prática de direção.
Roberto Moreira

MAIS AGILIDADE NOS RESULTADOS DOS EXAMES DO CALAZAR

 A Secretaria de Saúde realiza, em parceria com a Faculdade de Tecnologia do Nordeste (FATENE), exames para diagnóstico de calazar em cães. Esses exames serão entregues de forma mais rápida que os anteriores, e o tempo de espera não será superior a 15 dias, ao contrário do que era realizado anteriormente, quando o exame demorava até 90 dias para ser entregue ao proprietário do cão.
 Conheça a Leishmaniose visceral canina: É uma doença grave que acomete vários mamíferos, transmitida por um protozoário que tem o nome científico de Leishmania chagasi(infantum). O seu principal transmissor (vetor) é um inseto da espécie Lutzomyia longipalpis, também conhecido como flebótomo. O contágio em cães e no homem ocorre através da picada do inseto infectado.
O cão é considerado um importante reservatório do parasita pela sua proximidade com o homem e constitui o principal elo na cadeia de transmissão de Leishmaniose visceral nas zonas urbanas.
A Leishmaniose NÃO é transmitida através de lambidas, mordidas ou afagos. O contágio ocorre somente através da picada da fêmea infectada do “mosquito palha”.
 
Maiores informações: Gerência de Endemias e Zoonoses.
Fonte: Blog da Secretaria de Saúde