sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Prefeito Vitor Valim amplia número de vagas para 1.903 e lança maior concurso da história de Caucaia

Na manhã desta quinta-feira (03), o Prefeito de Caucaia, Vitor Valim, realizou uma live onde confirma a realização de um concurso público no município, e amplia o número de vagas. Serão 1903 vagas, com oportunidade para os três níveis de formação. “Estamos enviando hoje para a nossa Câmara Municipal, a adequação do restante de vagas que faltavam no município para esse amplo concurso que vamos lançar”, introduziu.

Trata-se do maior concurso da história do município. A principal área a ser beneficiada será a educação. Serão 500 vagas para professores, outras 500 para agentes de suporte em educação e 100 merendeiros. Na área de saúde, são 65 vagas para médicos, 70 para enfermeiros e 100 para técnicos de enfermagem. Há ainda vagas para Guardas Municipais (50), motoristas (70) e auxiliar de serviços gerais (150).

“Essa gestão acredita que o servidor anda ao lado da gestão. Prova disso são os vários ganhos que já demos para professores, enfermeiros, guardas municipais, entre outros. Os servidores são a memória viva do município e aqueles que estão na ponta, tornando real as políticas públicas que desenvolvemos”, disse ainda Vitor Valim.

Após aprovação na Câmara dos Vereadores, haverá a seleção da instituição que vai conduzir o certame para, em seguida, elaborar e lançar oficialmente o edital.

*Confira a lista completa de vagas*

Agente Comunitário de Saúde - 50 
Agente de Combate as Endemias - 10 
Agente de Suporte em Educação - Auxiliar de Sala 200
Agente de Suporte em Educação - Cuidador 300
Agente de Suporte Gerencial - Agente Administrativo 100
Agente de Suporte Gerencial - Agente de Defesa Civil 4
Agente de Suporte Gerencial - Guarda-vidas 10
Agente de Suporte Gerencial – Motorista Categoria “B” 20
Agente de Suporte Gerencial – Motorista Categoria “D” 50
Analista de Licenciamento Ambiental - 2
Analista de Licenciamento Urbano - 2
Analista de Planejamento Urbano - 2
Analista de Resíduos Sólidos e Políticas Ambientais - 2
Analista de Sistema - 2
Arquiteto - 4
Assistente Social - 15
Auxiliar Operacional - Auxiliar de Serviços Gerais - 150
Auxiliar Operacional - Merendeiro - 100
Bibliotecário - 20
Cirurgião Dentista - 10
Enfermeiro - 70
Engenheiro Civil - 2
Engenheiro de Recursos Ambientais - 2
Engenheiro Eletricista - 1
Estatistico - 2
Farmacêutico - 5
Fisioterapeuta - 5
Guarda Municipal - 50
Médico Anestesiologista - 8
Médico Cirurgião Geral - 8
Médico Cirurgião Vascular - 2
Médico Clínico Geral - 10
Médico Ginecologista Obstetra - 10
Médico Intensivista - 4
Médico Neuropediatra - 5
Médico Pediatra - 10
Médico Traumatologista - 8
Nutricionista - 18
Pedagogo - 5
Professor de Educação Básica - Ciências - 10
Professor de Educação Básica - Pedagogo - 320
Professor de Educação Básica – Educação Física - 10
Professor de Educação Básica - Educação Infantil - 30
Professor de Educação Básica - Especial AEE - 5
Professor de Educação Básica - Geografia - 5
Professor de Educação Básica - História - 20
Professor de Educação Básica - Língua Portuguesa - 40
Professor de Educação Básica - Língua Inglesa - 20
Professor de Educação Básica - Matemática - 40
Psicólogo - 20
Psicopedagogo - 5
Técnico de Enfermagem - 100
*TOTALIZAÇÃO 1903*

terça-feira, 1 de agosto de 2023

Prefeito Vitor Valim anuncia plano de revitalização da Avenida Litorânea e dos Espigões, no Icaraí


Na manhã desta terça-feira (01), os barraqueiros da Avenida Litorânea do Icaraí foram recebidos pelo prefeito de Caucaia, Vitor Valim, a fim de conhecerem os detalhes do Projeto de Revitalização da Avenida Litorânea, implementado pela gestão municipal. A iniciativa beneficiará também os barraqueiros, uma vez que será construída uma área com toda a estrutura necessária para receber turistas com mais conforto e qualidade, com a instalação de barracas padronizadas. Além disso, os três primeiros espigões já entregues pela gestão também passarão por urbanização. 

Também esteve presente na reunião o secretário de Infraestrutura do Município, André Daher, de Planejamento Urbano e Ambiental, Diego Pinheiro, o procurador-geral do município, Guthemberg Holanda. “Somos a gestão que está devolvendo ao Icaraí a oportunidade de ser novamente uma região valorizada, com comércio forte e turismo atrativo. Os Espigões foram o primeiro passo, e agora podemos anunciar mais esse benefício para a região. Devolvendo a todos os caucaienses o orgulho de ser de Caucaia”, frisou Vitor Valim. 

Além da padronização das Barracas, o projeto prevê também a urbanização dos três Espigões do Icaraí. A SEPLAM deu início aos estudos que culminaram neste Projeto de Revitalização em 2022. Agora, a gestão municipal dará continuidade ao projeto junto ao Ministério Público. A expectativa da SEINFRA é que as obras tenham início ainda neste segundo semestre. 

“Em 2007 começou a degradação da Avenida Litorânea. A gente sempre ficou esperando dias melhores. E esses dias melhores chegaram na era Vitor Valim”, disse Rosa Braz, proprietária da barra Brisa do Mar, há 22 anos. “Se não fosse a conclusão desses três Espigões, a gente não estaria mais ali, como muitos apartamentos do Icaraí já não existiriam mais”, lembra. “Depois dos Espigões a gente já viu melhora, agora imagine com a Revitalização do Icaraí”, finaliza.

“A gente já vinha aguardando isso há anos. E a gestão atual nos beneficiou com esse sonho, que é a revitalização da Avenida Litorânea, junto com as barracas todas padronizadas, e a segurança do nosso trabalho”, complementa Natália Sousa, proprietária da Barraca Litorânea, fundada pelo pai dela, há 50 anos. “Feliz demais. Sonho realizado”, finaliza.

*Saiba mais*

A atual gestão municipal deu início à recuperação do Litoral de Caucaia, com o anúncio, junto com o Governo do Estado, da construção dos 3 primeiros espigões, de um projeto que contemplará 11 estruturas. Os três primeiros, localizados na orla do Icaraí, já foram entregues à população, e já impactou positivamente a economia e o turismo na região. 

Os Espigões, e agora a Revitalização da Avenida Litorânea, representa a realização de um sonho dos moradores da região, que há anos sofrem as consequências do avanço do mar que, além de diminuir a faixa de areia na orla, impactando diretamente na economia local, danificou estruturas públicas e privadas, ameaçando comércios e moradias.

segunda-feira, 31 de julho de 2023

IPTU: cota única, com até 15% de desconto, vence nesta segunda-feira (31/7)

O prazo para o pagamento da cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023, com 15% de desconto para adimplentes, termina na próxima segunda-feira (31/7). Os carnês de pagamento já foram enviados para as residências e estabelecimentos comerciais pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Orçamento (Sefin). Caso o contribuinte não tenha recebido a correspondência, é possível emitir o boleto pelo site da Secretaria, por meio do link: https://servicos.caucaia.ce.gov.br/iptu/segunda-via-dam-iptu.

Neste ano, para facilitar a vida dos cidadãos, a SEFIN passou a aceitar a quitação do imposto via Pix, sistema que permite a realização de transações bancárias instantâneas. Com a novidade, o contribuinte pode pagar o IPTU de forma rápida e prática. Para isso, basta capturar o QR Code disponível no carnê. *“Trouxemos essa inovação para o município. O Pix oferece mais agilidade e comodidade para os cidadãos. É uma forma de pagamento mais simples, segura e acessível”*, afirma o secretário de Finanças, Alexandre Cialdini.

Quem preferir outros métodos de pagamento continua podendo quitar as suas obrigações nos serviços de internet banking, aplicativos ou autoatendimento dos bancos Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Banco do Nordeste e casas lotéricas. Além disso, é possível realizar o pagamento do boleto (Documento de Arrecadação do Município – DAM) do IPTU com cartão de crédito, desde que haja autorização por parte do banco.

Cialdini ressalta a importância do pagamento do IPTU para o desenvolvimento de Caucaia. *“Os recursos do IPTU são fundamentais para garantir as políticas públicas municipais. É o IPTU que ajuda a financiar as escolas, os postos de saúde, o saneamento e, inclusive, o Bora de Graça. Ele valoriza o seu imóvel e melhora a vida da população”*.

Quem optar pelo parcelamento pode quitar o imposto em até seis prestações iguais e consecutivas, sem desconto. A primeira parcela vence no dia 5 de agosto.

*Confira o calendário de pagamento:*

Cota única: 31/07/2023

1ª Parcela: 05/08/2023
2ª Parcela: 10/08/2023
3ª Parcela: 11/09/2023
4ª Parcela: 10/10/2023
5ª Parcela: 10/11/2023
6ª Parcela: 11/12/2023
Este ano, 109.973 mil imóveis serão tributados pelo IPTU.

*Isenção*

Imóveis com valor de até R$ 10.732,50, ou seja 5 mil Unidades Fiscais de Referência de Caucaia (Ufircas), têm direito à isenção. No entanto, é necessário a abertura de processo junto à Sefin, de forma presencial ou por meio do Portal do Contribuinte.

*Mais informações*

Em caso de dúvidas ou mais esclarecimentos, o contribuinte pode entrar em contato com a Sefin, por meio do Portal do Contribuinte, disponível no site do órgão, pelo telefone (85) 3387-7345 ou pelo e-mail: arrecadacao@sefin.caucaia.ce.gov.br. Há também a possibilidade de atendimento presencial na sede da Secretaria, localizada na rua Coronel Correia, 1767, Centro.

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...