terça-feira, 19 de julho de 2022

Empreendedorismo Prefeitura de Caucaia realiza a 1ª edição da Feira de Negócios


Que tal apoiar o empreendedorismo local e de quebra ainda ter a chance de economizar e fazer boas compras, com produtos e serviços a preços populares? É essa a proposta da 1ª edição da Feira de Negócios, organizada pelo Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ). O evento acontece nos dias 22 e 23 de julho, de 16h às 22h, na praça da Igreja Matriz de Caucaia.

“A primeira Feira de Negócios de Caucaia é uma iniciativa e pioneira dentro do município que visa apresentar os trabalhos desenvolvidos pelo programa Caucaia Empreendedora. Onde os expositores fizeram ao longo desse semestre cursos de capacitação técnica, capacitação para gestão e tiveram acesso ao microcrédito. E por isso agora estão com produtos suficientes para vender e apresentar para a população de Caucaia”, disse Izabel Calado, Secretária Executiva de Trabalho.

*Programação*

Na sexta-feira (22), abertura oficial do evento, acontece a entrega dos certificados dos cursos do programa Caucaia Empreendedora, um total de 14 cursos. A programação segue com música ao vivo e a comercialização de serviços e produtos nos dois dias de evento.

Um dos expositores é a Fundação Perpétua Magalhães - FUNPEM, que atende 200 alunos com deficiência e realiza trabalhos artesanais desenvolvidos pelos próprios estudantes a fim de angariar fundos para o órgão. Emilia Soares, coordenadora pedagógica da fundação, está entusiasmada com a oportunidade. “Eu achei uma grande oportunidade da gente divulgar o nosso trabalho e vender os nossos produtos. O CATEQ veio dar uma oportunidade muito grande, pra gente poder expor o que confeccionamos. A gente deseja continuar tendo essa oportunidade”, deseja. 

“Todos estão convidados a participar dos dois dias de evento, apoiando os empreendedores locais, fazendo a economia circular dentro do município em um espaço voltado para toda a família e com atrações culturais”, finaliza Izabel.

Empreendedorismo CATEQ recebe expositores inscritos na Feira de Negócios para treinamento em vendas.

O empreendedorismo deve seguir em paralelo com as boas práticas de venda. Afinal, tanto para serviços quanto para produtos, tudo vira uma vitrine para quem empreende. Por isso, o Centro de Apoio ao Trabalho,Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ) recebeu, na última quinta-feira (14), um grupo de expositores que foram selecionados para a Feira de Negócios, que acontecerá nos dias 22 e 23 de julho.  

No CATEQ, os empreendedores receberam um treinamento específico sobre vendas e postura de atendimento. As turmas da manhã e da tarde receberam orientações da psicóloga do órgão, Sicilia Moreira, sobre como atrair os clientes e como seguir com um bom atendimento. Os expositores receberam um treinamento completo, desde como fazer a abordagem até como conduzir a negociação de preço.  

Os empreendedores, que farão parte da Feira de Negócios, também fazem parte do Caucaia Empreendedora, iniciativa que promove cursos de capacitação profissional e facilita linhas de crédito para microempreendedores. Entre os cursos oferecidos estão marmitas saudáveis, costura em moda praia, manicure e pedicure, entre outros. O SENAC e a FECOMÉRCIO também são outras importantes parceiras do programa. 

Um dos expositores da Feira será a Fundação Perpétua Magalhães - FUNPEM, que atende 200 alunos com deficiência e realiza trabalhos artesanais desenvolvidos pelos próprios estudantes a fim de angariar fundos para o órgão. 

Para a empreendedora Ercília Furtado, que é massoterapeuta, participar da Feira Empreendedora é uma grande oportunidade de divulgação do seu negócio. “Participar dessa feira vai ser muito importante para mim, pois eu trabalho com serviço de massagens e ainda não tenho um meio de divulgação tão eficaz. Recebi as devidas orientações nessa reunião com o CATEQ e vai ser algo que eu devo investir mais. Na Feira de Negócios, eu vou oferecer meus serviços de massagem quick na cadeira, que é uma massagem desestressante rápida de 10 a 15 minutos, e massagem na maca. Vai ser uma ótima forma de divulgar meus serviços e uma ótima chance da comunidade conhecer e experimentar massoterapia”, vibrou Ercília. 

As reuniões e orientações pré-evento são de extrema importância para os empreendedores que vão mostrar os serviços e produtos na Feira, pois é possível lapidar as qualidades e ressaltar o talento dos expositores. De acordo com o gestor de empreendedorismo, Fernando Deodoro, “esse encontro com os empreendedores foi um momento importante para socialização e apresentação de todas as informações sobre pontos de venda e programação da Feira Empreendedora, que acontecerá nos dias 22 e 23 de julho”. 

Além das socializações e das orientações burocráticas sobre a Feira, os empreendedores levaram um objetivo para compor a prateleira de divulgação do CATEQ.  

*Serviço*

Feira de Negócios 
Datas: 21 e 22 de Julho 
Local: Praça de Matriz 
Horário: de 16h às 22h

*Caucaia Empreendedora*

Para participar dos cursos da Caucaia Empreendedora, é preciso ter 16 anos ou mais e ter o Ensino Fundamental completo. As inscrições acontecem nos CRAS ou no CATEQ, localizado na rua 15 de Novembro, 1478, Centro de Caucaia (em frente ao Banco do Nordeste).

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...