sábado, 8 de dezembro de 2012

Atacante do Cruzeiro atropela e mata ciclista

Anselmo Ramon (E) está no hospital e passa bem / Washington Alves/VipcommAnselmo Ramon (E) está no hospital e passa bemWashington Alves/Vipcomm
O atacante Anselmo Ramon, de 24 anos, que defende o Cruzeiro, atropelou e matou um ciclista na manhã deste sábado, no trecho Via de Ligação da Rodovia BA-099 entre as cidades de Camaçari e Dias d' Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, quando dirigia um veículo que não está em seu nome.

Segundo informações da Polícia Militar, o veículo saiu da pista e seguiu por cerca de 20 metros por meio de uma mata até acertar dois ciclistas. Um deles morreu na hora, enquanto que o outro foi encaminhado para um hospital próximo.

Anselmo Ramon também teve de ser encaminhado para um hospital, o de Medicina Humana-UMI em Candeias, outra cidade da Região Metropolitana de Salvador e passa bem. Em razão dos ferimentos sofrido, o atacante da Raposa não foi submetido ao teste do bafômetro. De acordo com a PM, a tendência é que ele tenha dormido ao volante.

Natural de Camaçari, Anselmo começou a carreira no Bahia e se destacou na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2007. Negociado com o Cruzeiro no ano seguinte, ele foi emprestado para diversos clubes: Itaúna (MG), Cabofriense, Kashiwa Reysol (JAP), Rio Branco (SP), Avaí, Cluj (ROM) e Oeste (SP), antes de retornar ao Cruzeiro, em maio de 2011. Ele soma 67 partidas e 23 gols pela Raposa.
Fonte: http://esporte.band.uol.com.br

Idoso de 76 anos é assassinado pelo enteado em Caucaia

Um idoso de 76 anos foi assassinado pelo enteado na manhã deste sábado (8), no bairro Marechal Rondon, em Caucaia, a 15,8 km de Fortaleza.
Segundo informações do Comando de Policiamento da Capital (CPC), a vítima Altenor Primo de Paula foi morta com duas facadas na nuca durante uma discussão familiar. A irmã do acusado, Maria Vanuza Primo de Paula, de 25 anos, tentou defender o idoso, mas acabou ferida com um corte no braço.
Ainda de acordo com o CPC, o autor do crime é Antônio Rodrigues da Silva, de 50 anos. A mulher da vítima ajudava financeiramente o acusado, mas faleceu recentemente. Após a morte da esposa, Alternor declarou que iria “cortar a mesada”. Por vingança, Antônio resolveu matá-lo. Ainda não há informações sobre a prisão do enteado
Via Diário do Nordeste

No twitter, Cid Gomes nega que houve arrastão no túnel | O POVO

No twitter, Cid Gomes nega que houve arrastão no túnel | O POVO

ATERRO DE CAUCAIA

Ampliação ficará pronta apenas no fim de 2013

O terreno de 123 hectares recebe grande parte do lixo da Capital, mas está saturado e tem vida útil até 2015

O aterro sanitário de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, recebe diariamente 5.300 toneladas de lixo. Contudo, apenas 450 toneladas são geradas pelo município, o restante vem da Capital. O resultado desta grande demanda é a saturação de um aterro que armazena 15 milhões de toneladas de resíduos e, por isso, só tem vida útil até 2015. Apesar de vários debates e promessas, a expectativa é que a ampliação do local só poderá ficar pronta no fim de 2013.

A Prefeitura de Fortaleza estaria viabilizando a documentação para a ampliação do aterro sanitário. No entanto, para especialistas, é preciso adotar estratégias eficientes de reciclagem e compostagem para reduzir o lixo Foto: Rodrigo Carvalho

No último dia 6 de dezembro, a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor) apresentou o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Fortaleza, e o destino desse lixo não poderia ficar de fora. Atualmente, grande parte dos resíduos sólidos produzidos na Capital é enviada para Caucaia, porém, o aterro de 123 hectares não suporta mais a demanda.

Diante disso, o assistente técnico de limpeza e engenheiro da Diretoria de Resíduos Sólidos da Acfor, Helano Brilhante, garante que a Prefeitura de Fortaleza já está viabilizando a documentação para ampliação do aterro. De acordo com ele, um terreno localizado ao lado do atual, com o tamanho de 105 hectares, deverá garantir a sobrevida do local até 2032.

Contudo, segundo Brilhante, as licenças ambientais liberadas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) só deverão estar prontas em agosto do próximo ano. Portanto, o novo espaço só começará a funcionar no fim de 2013. "A população de Caucaia pode ficar despreocupada, pois esse novo terreno garantirá o armazenamento dos resíduos até 2032".

Preocupação

João Arthur Pessoa de Carvalho, presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia, afirma que a demanda de lixo no aterro do município é crescente.

Diante do aumento populacional, ele ressalta que é urgente a ampliação do aterro. "A maior parte dos resíduos sólidos são provenientes de Fortaleza. Não temos ônus nenhum, pois a Acfor se responsabiliza pelas despesas, mas esse aterro é uma preocupação constante", diz.

Soluções
O professor de doutorado em Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC), Suetônio Mota, afirma que o debate para a construção de novos aterros se arrasta desde o inicio da década de 1990. Segundo ele, o Plano Metropolitano de Limpeza Publica, lançado na época, previa três aterros: um no Eusébio e outros dois em Maracanaú e Caucaia. No entanto, só o último foi construído e recebe todo os resíduos sólidos não reciclados de Fortaleza.

Ele explica que o aterro funciona bem, mas está saturado. "A previsão é que em três anos ele já não suporte a demanda. Se for ampliado, será suficiente, mas teria que ser uma área muito grande", diz. Mota afirma que é preciso existir também estratégias eficientes de reciclagem e compostagem (lixo transformado em adubo), o que reduziria o lixo pela metade. Outra solução, para ele, seria a coleta seletiva.

Segundo Brilhante, foi iniciado, em junho deste ano, o sistema de coleta seletiva de porta em porta. "Estamos visitando, inicialmente, os condomínios da Secretaria Executiva Regional IV, e orientando os moradores a fazer a coleta seletiva", diz.

Extensão

105 hectares é o tamanho do terreno localizado ao lado do aterro, que deverá garantir a sobrevida do local até 2032. As licenças só estarão prontas em agosto

KARLA CAMILAREPÓRTER
Fonte: Diário do Nordeste

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A oito dias do fim do prazo da FCF, apenas dois estádios estão liberados para o Cearense 2013

A Série A do Campeonato Cearense 2013 começa apenas no dia 5 de janeiro, porém já preocupa. A 10 dias do fim do prazo estipulado pela Federação Cearense de Futebol (FCF) para envio dos quatro laudos técnicos necessários para a liberação dos estádios para a competição, apenas o Estádio Alcides Santos e o Presidente Vargas estão aptos a realizarem jogos oficiais.
Foto: Fortaleza está tranquilo. Estádio Alcides Santos já tem permissão para receber jogos.
Os quatros laudos necessários para liberação são as inspeções técnicas realizadas pela Polícia Militar, pela Vigilância Sanitária, pelo Corpo de Bombeiros e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Segundo a assessoria do Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE), responsável pela aprovação dos resultados, a entidade não recebeu nenhum lado até agora e alertou o fato da FCF estar de recesso até o dia 2 de janeiro, mas com o departamento de registros funcionando em regime de plantão até o dia 14 deste mês. A exigência é uma determinação do Ministério dos Esportes.
Os clubes têm até o dia 14 de dezembro para enviar os laudos para dar tempo de alterar a tabela da competição caso ocorra algum imprevisto.
Estádios da Capital
Tranquilo sobre a liberação do Pici para realizar jogos oficiais,  o diretor de futebol do Fortaleza, Jorge Mota, afirmou que o Tricolor pode jogar no Alcides Santos. "O estádio foi liberado há muito tempo. Teremos jogos no estádio dependendo do jogo e da situação", comentou o dirigente.
Outro clube que usará o Alcides Santos é o Tiradentes, que já na segunda rodada da competição atua no estádio. O Estádio Presidente Vargas será usado por Ferroviário, Ceará e Fortaleza e tem sua liberação garantida até março de 2013.
Segundo o presidente do Ferroviário, Edmilson Júnior, os problemas para a liberação da Vila Olímpica Elzir Cabral não são apenas por conta da liberação dos laudos. "Nosso problema é estrutural. A única liberação que não tivemos foi do CREA. Investimos de R$ 8 a 10 mil, mas apenas como medida paliativa. Ainda não achamos a Vila adequada para o Campeonato Cearense. Jogaremos no PV", lamentou o presidente do Tubarão da Barra.
Problemas de transição entre governos
O dirigente do Icasa, José Hilton, comentou sobre a incapacidade do Romeirão receber uma competição oficial. "O estádio passa por uma reforma há algum tempo. Foi liberado para a Série C, mas não foi feito da forma correta. Há um impasse entre o prefeito de Juazeiro que sai e o que vai entrar, que só assume no dia 2 de janeiro", alertou o dirigente icasiano.
Ainda segundo José Hilton, não há definição sobre qual estádio Icasa e Guarani de Juazeiro jogarão, caso sejam proibidos jogos no Romeirão. A opção é o Agenorzão, em Iguatu. "Essa opção é muito ruim e deve descartada, pois os clubes do interior precisam da renda dos jogos", afirmou.
Não foi por falta de aviso
Por meio de seu site, a FCF comunicou no dia 18 de outubro aos clubes sobre a urgência da entrega dos documentos necessários para a liberação dos estádios, evitando problemas nas vésperas, e no decorrer, da competição.
Fonte: Diário do Nordeste

Professor é encontrado morto em Caucaia

Foi encontrado na tarde desta quinta-feira (6), o corpo do jurista e professor Gustavo Braga Filho, na localidade de Capuan, em Caucaia.
O Ciops foi acionado após um agricultor que estava capinando ver o corpo às 12h e achar que se tratava de um homem em estado de embriaguez deitado em uma faixa de vegetação. O agricultor retornou às 16h e constatou que o homem estava em estado de óbito. Logo em seguida, a polícia foi acionada.
Segundo informações do Ronda do Quarteirão, que realizou os procedimentos de investigação, há indícios de que o corpo foi abandonado. Ainda segundo a polícia, o local apresentava traços de queimada, além de várias cordas serem encontradas.
O corpo foi encontrado com várias marcas de queimaduras na face, nas mãos, nos pés e na região da cintura. Além disso, havia marcas de dois disparos na cabeça. Nenhuma testemunha foi encontrada.
O corpo foi levado pela viatura do Instituto Médico Legal (IML). Gustavo Braga Filho teve seu corpo identificado pela família no início da noite desta quinta.
Fonte: Diário do Nordeste

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Lei Carolina Dieckmann é aprovada por Dilma Rousseff

                     






Pouco mais de um mês depois de ser aprovada no Senado, a lei n° 12.737 foi oficialmente criada nesta segunda-feira (03), após sanção da presidente Dilma Rousseff. Para quem não está familiarizado com o nome formal, trata-se da “Lei Carolina Dieckmann”, em alusão ao incidente do vazamento de fotos íntimas da atriz.
A nova lei caracteriza alguns crimes virtuais e penaliza práticas como invadir eletrônicos em geral (celulares, tablets, notebooks, entre outros) para obter ou modificar dados do dono original. Quem for preso sob tal acusação pode pegar de três meses a três anos de prisão, fora multas.
Outra prática virtual que pode dar cadeia é interromper serviços de empresas na internet por meios de ataques, como os DDoS. Um a três anos atrás das grades é a pena para quem for condenado por esse crime.
A lei ainda engloba o uso criminoso de dados de cartões de crédito e débito. Como se trata da falsificação de um documento particular, a pena é diferenciada: de um a cinco anos de prisão e multas. As informações foram registradas e publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
Fonte: O Globo.

Caucaia receberá Selo Verde 2012

Caucaia irá receber mais uma vez o certificado do programa Selo Verde 2012, do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), instituição do governo estadual. Caucaia e mais 35 municípios foram selecionados entre 91 municípios participantes. A cerimônia de certificação acontecerá na terça-feira, dia 11 de dezembro, às 18 horas, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).


Além dos prefeitos, os coordenadores do programa nos municípios receberão certificados. Na ocasião, será feita uma menção honrosa à professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Maria Irles de Oliveira Mayorga, e à funcionária do Ibama, Glaura Maria Leite Barros, pelos serviços prestados ao Selo Verde desde 2004.


Além de Caucaia, receberão o certificado os seguintes municípios: Sobral, Novo Oriente, Crateús, Tauá, Croatá, Barreira, Acaraú, Beberibe, Crato, Bela Cruz, Piquet Carneiro, Missão Velha, Parambu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Cruz, Iguatu, Quixeramobim, Acopiara, Ibiapina, Massapê, Maranguape, General Sampaio, Eusébio, Fortaleza, Pacoti, Barbalha, Morada Nova, Monsenhor Tabosa, Farias Brito, Itaitinga, Jijoca de Jericoacoara, Pacatuba, Brejo Santo e Várzea Alegre.

Instituído há nove anos, o selo dispõe de três categorias de premiação: A, B e C. Os municípios são avaliados por meio de questionários, que contêm avaliações de gestão e mobilização ambientais, além de pesquisa de indicadores de desempenho tendo como referência o ano de 2011.
Via Blog de Caucaia

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

MORRE NO RIO O ARQUITETO OSCAR NIEMEYER

O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, morreu no Rio. Ele estava internado desde 2 de novembro, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul. Reconhecido internacionalmente por suas obras, Niemeyer completaria 105 anos em 15 de dezembro.
Inovador durante toda a carreira, Niemeyer deixa cerca de 600 projetos arquitetônicos em todo mundo, com curvas inconfundíveis. 

Danilo Forte diz que parlamentares vivem “síndrome do medo” com relação às instituições do NE e a questão do royalties

O deputado federal Danilo Forte (PMDB) afirmou nesta terça-feira (5), durante reunião da Bancada do Nordeste na Câmara com o presidente do Banco do Nordeste, Ary Joel Lanzarin, que os parlamentares nordestinos vivem a “síndrome do medo” com relação ao fortalecimento das instituições de fomento, financiamento e de desenvolvimento da região, bem como à ao desfecho de determinados temas de interesse para os estados e municípios nordestinos, como o projeto de partilha dos royalties do petróleo em área do pré-sal.
Ele parabenizou a nova diretoria do BNB, “que tem sido uma parceira importante deste regaste que o banco está fazendo, como instituição, e que precisa ser fortalecida”, e destacou o papel que a Bancada do Nordeste “exerce de apoio para esta alavancagem do BNB”. Contudo, Danilo Forte diz que o futuro do banco “nos causa uma preocupação muito grande, um certo medo nesta Casa, porque tivemos a crise do BNB, nós vivenciamos aqui o sofrimento que foi esse período de crise”.
via Blog Roberto Moreira

IFCE implanta o sistema de cotas sociais

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) anunciou que a partir de agora, metade do total de vagas dos cursos ofertadas pelo Instituto será preenchida pelo sistema de cotas instituído pelo governo federal. Do total de vagas, 50% será reservado para alunos que estudaram em escolas públicas durante todo o ensino fundamental, para aqueles que desejam cursos técnicos e ensino médio para os cursos superiores.
As vagas reservadas são divididas igualmente em duas categorias: renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e sem renda declarada ou com ganhos acima desse valor.
Isso inclui os cursos técnicos, em todas as modalidades, e os superiores (de tecnologia, de licenciatura e os bacharelados), sendo aplicado também aos de educação a distância (EaD). A outra metade das vagas ofertadas pela instituição permanece para ampla concorrência.
O ingresso de estudantes nos cursos técnicos continua sendo por meio da aplicação de exames de seleção e, para os superiores, a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – com seleção feita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Especificamente para os cursos de licenciatura em Teatro e em Artes Visuais a seleção permanece por meio do vestibular tradicional, também atendendo à porcentagem das vagas para cotistas.
A adesão às cotas já está em efetiva aplicação.
Fonte: Diário do Nordeste

Carro da Prefeitura de Fortaleza é roubado no Guararapes

O grupo roubou R$ 5 mil em dinheiro e o veículo oficial
Cinco homens armados roubaram um carro da prefeitura de Fortaleza no bairro Guararapes, nesta quarta-feira (5). 

De acordo com informações da Polícia, o grupo roubou R$ 5 mil em dinheiro e o veículo oficial.

O motorista afirmou que estava indo buscar um funcionário da Prefeitura no bairro Guararapes, porém foi abordado pelo grupo armado. 
Os suspeitos ainda estão foragidos.
Fonte:http://www.cnews.com.br

Senado aprova benefício integral para gestantes de alto risco

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira, em caráter terminativo, projeto de lei que garante à gestante de alto risco licença especial remunerada. Pela proposta da senadora e atualmente ministra da Cultura, Marta Suplicy, as gestantes nessa situação terão direito ao valor total do benefício da Previdência Social durante todo o período de alto risco.
A matéria vai agora à apreciação da Câmara dos Deputados. A licença especial em caso de risco à gestante ou ao bebê terá que ser comprovada por laudo médico. A relatora da matéria, Lúcia Vânia (PSDB-GO), destacou que entre 15% e 20% das gestações são consideradas de risco. Isso, segundo ela, exige "repouso e cuidados especiais, para a preservação da mãe e da criança, o que demanda o afastamento da mulher grávida de suas funções profissionais habituais".
Lúcia Vânia ressaltou ainda que a legislação já contempla a garantia de emprego à grávida, inclusive no período de licença-maternidade de quatro meses. Segundo a senadora, a mesma lei também estabelece o recebimento de auxílio-doença nos casos em questão.

Fonte: Terras.com

Tecnologia reforça combate ao crack com ônibus digital

A tecnologia da informação e a cultura digital são os novos reforços do município do Rio no combate ao uso do crack
A tecnologia da informação e a cultura digital são os novos reforços do município do Rio no combate ao uso do crack por crianças, adolescentes e jovens que vivem em “situação de rua”. O projeto “Passaporte da Cidadania”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e a Pastoral do Menor, será lançado nesta quarta-feira no Riocentro, na Zona Oeste da cidade, durante a solenidade de abertura da 52ª Feira da Providência.
A iniciativa é uma adaptação ao projeto das “Casas Rio Digital” da Ciência e Tecnologia, que dotou o ônibus itinerante com uma sala com 10 computadores, impressora, projetor e telão para acesso à internet e exibição de vídeos e aulas.
Pesquisa realizada pela Pastoral constatou que as novas tecnologias têm hoje o mesmo papel que as artes e os esportes nos processos pedagó- gicos sedutores junto às crianças e jovens em “situação de rua”.
O projeto conta com equipe especializada para realizar o atendimento social, atividades de prevenção ao consumo de drogas e encaminhamentos para os mais diferentes tipos de serviço. A meta inicial é atender, em um período de dois anos, 200 pessoas.
Fonte: http://correiodobrasil.com.br

Fortaleza acerta com o atacante André Luiz, que estava no futebol português

Brasiliense foi o último clube de André Luiz no futebol brasiliero (Foto: Brasiliense/Divulgação)Brasiliense foi o último clube de André Luiz no futebol brasiliero (Foto: Brasiliense/Divulgação)
A primeira aposta do Fortaleza para 2013 no ataque atende pelo nome de André Luiz. O jogador já acertou tudo com o Fortaleza e é aguardado na capital cearense nos próximos dias para assinar contrato. 

A informação foi antecipada pelo repórter Miguel Júnior, no programa Trem Bala, da TV O POVO.

André Luiz tem 27 anos, é canhoto e tem no currículo passagem por várias equipes paulistas, como o Santo André e o Guaratinguetá. Esse ano defendeu o Linense e, por último, o Brasiliense. Ficou pouco tempo por lá e, em julho deste ano, foi negociado com o Moreirense, clube da 1ª Divisão de Portugal. 

Sem muito espaço no clube português, acabou jogando apenas quatro vezes e não marcou nenhum gol. 

FICHA TÉCNICA  
Nome completo: André Luiz da Silva
Posição: Atacante
Data de nascimento: 18 de setembro de 1985 (27 anos)
Altura: 1,63 m
Peso: 79 kg
Clubes: Esporte Clube Taubaté-SP (2007), Santo André (2007), União São João (2008-2009), Linense (2009-2010-2012), Americana (2011), Brasliense (2012) e Moreirense-POR (2011-2012)
Título: Serie A2 do campeonato paulista em 2010, pelo Linense
Fonte: http://esportes.opovo.com.br

Governo diz que não tem como reduzir contas de luz como pretendia

Cinco das 20 empresas geradoras não aceitaram. As empresas alegaram que o valor da indenização não é suficiente para cobrir os gastos feitos.

O governo reconheceu que não tem como reduzir as contas de luz, do jeito que pretendia. A redução das tarifas de energia deve entrar em vigor em março do ano que vem, mas vai ser menor do que foi anunciado.
O governo tinha prometido uma redução maior: de mais ou menos 20% na conta de luz. Não deu certo porque algumas empresas de geração de energia recusaram a proposta do governo que incluía pelo menos R$20 bilhões por investimentos que as empresas fizeram e ainda não recuperaram, a redução de encargos federais e a renovação das concessões por 30 anos para as companhias que tinham contrato vencendo até 2017.
Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.
Cinco das 20 empresas geradoras não aceitaram: a Cesp, Companhia Energética de São Paulo, a Cemig, Companhia Energética de Minas Gerais, a Copel, Companhia Paranaense de Energia, a Celg - Geração e Transmissão, de Goiás e a Celesc - Centrais Elétricas de Santa Catarina.
As empresas alegaram que o valor da indenização não é suficiente para cobrir os gastos feitos com ampliações, reformas e melhorias.
"Elas estão causando diretamente o impacto de não se atingir o 20,2%", afirma o secretário-executivo das Minas e Energias, Márcio Zimmermann
Essas empresas geram 20% de toda a energia produzida no país. Por isso, a redução para o consumidor deverá ficar em 16,7%, a partir de março do ano que vem.
Já as nove companhias de transmissão, assinaram contrato com o governo: Furnas, Chesf, Eletronorte, Eletrosul, Cetep, Copel, Cemig, Celg e Ceee) . Elas representam 70 mil dos 100 mil quilômetros de linhas de transmissão que cobrem todo o país.
Os consumidores residenciais e as empresas dos estados em que as geradoras de energia não renovaram os contratos de concessão também vão ficar com a conta de luz mais barata. O objetivo é estimular o crescimento do país.
Hoje, em um encontro com empresários, a presidente Dilma Roussef disse que o governo vai insistir numa redução maior das tarifas .
“Eu reitero aqui o meu compromisso de a partir do início de 2013 buscar mais um esforço do governo federal para reduzir essas tarifas de energia. Reduzir o preço da energia é uma decisão da qual o governo federal não recuará, apesar de lamentar profundamente a imensa insensibilidade daqueles que não percebem a importância disso, agora, para garantir que nosso país cresça de forma sustentável”, afirma a presidente.
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje

Cursos do Pronatec estão com inscrições abertas

A Secretaria de Turismo de Caucaia, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado do Ceará e o Ministério do Turismo, cadastra o trade turístico de Caucaia nos cursos do Pronatec In Company Copa.
Maiores informações pelo telefone 3342-2323 e E-mail: turismo@setur.caucaia.ce.gov.br.
O Brasil já começou a se preparar para Copa do Mundo da FIFA de 2014. Escolha um dos cursos e se qualifique! O principal jogador deste time é você.
Cursos ofertados:
  • Agente de Informações Turísticas
  • Agente de Viagens
  • Atendente de Lanchonete
  • Bartender
  • Camareira
  • Copeiro
  • Garçom Básico
  • Padeiro Confeiteiro
  • Recepcionista em Meios de Hospedagem
  • Salgadeiro
  • Monitor de Recreação
  • Condutor de Turismo de Aventura
  • Organizador de Eventos
  • Recepcionista de Eventos
  • Inglês Aplicado aos Serviços Turísticos (para este curso precisa de comprovação de experiência)
·         Espanhol aplicado aos Serviços Turísticos (para este curso precisa de comprovação de experiência)
Do Diário do Nordeste

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Governadores querem urgência na votação de veto de Dilma sobre distribuição dos royalties

Deputados e senadores de Estados não produtores estão recolhendo assinaturas para requerimento que pede urgência para a votação do veto da presidente Dilma Rousseff à distribuição de royalties do petróleo de áreas já licitadas.
Governadores desses Estados, incluindo o governador do Ceará, Cid Gomes, se reuniram na manhã desta terça-feira (4) em Brasília e iniciaram pressão sobre o Congresso para a derrubada da decisão. Uma reunião com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foi marcada para quarta-feira (04) para discutir o tema.
Em entrevista ao site UOL, Cid Gomes disse que não existe questão de quebra de contratos. "As empresas continuariam pagando o mesmo valor em royalties. O que mudaria era a divisão entre os Estados"
Em nota, governadores e prefeitos reunidos informaram que os royalties são pagos à União, que os distribui segundo a Lei, agora alterada pela decisão soberana do Poder Legislativo.
Parlamentares querem urgência em votação de veto
Para que a urgência seja apresentada, são necessárias assinaturas de metade mais um dos deputados e senadores: 41 no Senado e 257 na Câmara. Como a maioria dos Estados fica prejudicada com o veto, a expectativa do grupo que articula a votação do veto é alcançar o apoio necessário até quarta-feira (04).
O senador Wellington Dias (PT-PI), um dos articuladores do movimento no Congresso, explica que o objetivo é recolher assinaturas
da maioria de deputados e senadores até quarta-feira (5) para mostrar o requerimento a Sarney. Essa lista de assinaturas pode permitir que o veto seja analisado antes dos milhares que aguardam votação. "Estamos colhendo assinatura para ter urgência, o que permite pautar na frente, e todos sabem que indo a voto, o veto cairá", diz o senador piauiense.
Líder do governo no Congresso, o senador José Pimentel (PT-CE) acredita que o melhor caminho seria fazer negociações em torno da Medida Provisória que trata dos royalties das futuras concessões e que carimba os recursos para a área da educação. Ele lembra que existem vetos desde o governo Fernando Collor que aguardam votação.
Veto
A presidente vetou integralmente o artigo que previa uma distribuição mais igualitária das receitas de exploração do petróleo em áreas já licitadas.
A decisão de Dilma atendeu a pressão de Estados produtores como Rio de Janeiro e São Paulo e desencadeou uma reação de representantes de municípios não produtores de petróleo que prometem tentar derrubar os vetos e alterar a lei. Deputados e senadores se articulam para alterar o texto da medida provisória.
Para o veto integral ao artigo que previa a redistribuição mais igualitária dos recursos, Dilma justificou dizendo que seria inconstitucional alterar uma "receita certa" de Estados e municípios produtores.
Fonte: Diário do Nordeste

TRT do Ceará realiza leilão de bens avaliados em mais de R$ 18 milhões

Interessados podem participar de forma presencial ou on-line.
No site do TRT, há lista dos itens que serão leiloados nesta quinta (6).

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT) vai leiloar 111 lotes de bens penhorados para garantir o pagamento de dívidas trabalhistas na quinta-feira (6). Entre os bens ofertados é possível encontrar imóveis, veículos, eletrodomésticos, máquinas industriais, roupas. Juntos, eles totalizam R$ 18,15 milhões.
A venda dos bens será realizada às 9h, na Superintendência Estadual do Banco do Brasil, na Avenida Santos Dumont, 2.889, em Fortaleza.
Interessados podem conferir antecipadamente a lista de bens, com detalhes como lance mínimo e valor da avaliação (fotos, em alguns casos) no site do Tribunal Regional do Trabalho.
A participação pode ser presencial ou on-line. Nos dois casos é preciso apresentar documento de identificação pessoal com foto e o CPF, caso arremate algum bem. Se o bem leiloado for um imóvel e o comprador for casado ou viver em união estável, será preciso informar também os dados do cônjuge. Empresas devem apresentar cópia de seu contrato social.
Fonte: g1.globo.com.br/ce

As Meninas do Caucaia comparecem a câmara mas vereadores não.

Na manhã desta terça feira 04 de Dezembro onde iria ter uma sessão especial em homenagem as meninas do Caucaia Esporte Clube Tetracampeão Cearense compareceu na câmara municipal para recebe as homenagens só que elas compareceu mas na câmara teve somente a presença do vice presidente Louro Lisiex como não deu  quórum sessão foi cancelada. Parece que nem o vereador autor da homenagem compareceu.

Informações: Chico Duarte

Política Zezinho Albuquerque é eleito presidente da Assembleia Legislativa por unanimidade

Com 45 votos e nenhuma abstençao, o deputado estadual Zezinho Albuqueque (PSB) foi eleito nesta terça-feira (4) novo presidente da Asssembleia Legislativa no Ceará.
FOTO: José Leomar/Arquivo.
Zezinho Albuqueque será presidente da Assembleia durante o biênio 2013/2014.  Compõe a mesa diretora presidida por Zezinho os parlamentares Tin Gomes (PHS), como 1º vice-presidente, Lucílvio Girão (PMDB), 2º vice-presidente, Manoel Duca (PRB), 1ª secretaria, Sérgio Aguiar,  2ª secretaria, João Jaime (PSDB), 3ª secretaria e Dedé Teixeira (PT), 4ª secretaria.
Após a eleição da chapa única presidida por Zezinho, o parlamentar discursou agradecendo ao governador Cid Gomes pela indicação ao cargo. O deputado estadual também agradeceu aos irmãos Ciro Gomes e Ivo Gomes
Fonte: Diário do Nordeste

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

TRE-CE cassa mandato do deputado Carlomano Marques

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) cassou na noite desta segunda-feira (3) o mandato do deputado estadual Carlomano Marques (PMDB), por compra de votos.
O TRE-CE teve como base uma matéria publicada no O POVO, em novembro de 2010, que mostrou o uso de consultório médico para captação de votos, pelo então candidato à reeleição.
O advogado do peemedebista, Irapuan Camurça, informou que irá recorrer ao próprio TRE-CE, podendo ainda ir ao TSE.
Somente na próxima semana é que a Assembleia Legislativa do Ceará será informada da decisão do TRE-CE.
Fonte: Blog Eliomar

Negócios Usina Termelétrica Energia Pecém inicia operação comercial

A Usina Termelétrica Energia Pecém recebeu a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para iniciar a operação comercial da primeira unidade geradora. Segundo a MPX, a unidade tem capacidade para oferecer o equivalente à metade do parque gerador de energia do Ceará.
A usina surge como reforço na segurança do abastecimento de energia do País (Foto: Divulgação)
Em sua capacidade plena, a UTE Energia Pecém acrescenta ao sistema elétrico do Estado 720 MW, reforçando a segurança energética com a geração térmica de base. A segunda unidade geradora de Energia Pecém está em fase avançada de comissionamento.
A usina é a terceira usina térmica mais barata do subsistema Nordeste, com custo variável unitário (CVU) de R$ 104,62, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS). A competitividade da usina se reflete também na comparação com toda a relação de térmicas do Sistema Interligado Nacional, cujo custo médio é de R$ 406,33, quase quatro vezes maior.
Atividade
A primeira unidade geradora da Energia Pecém começou a fornecer energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN) em 15 de outubro, em caráter de testes. A nova fase de operação garantirá uma receita anual mínima de R$ 567,2 milhões.
Durante a construção da usina, foram gerados 20 mil empregos diretos em diversas áreas, como construção civil, montagem eletromecânica, soldagem e mecânica industrial. Para estimular o aproveitamento de mão de obra local, ao longo da construção a Energia Pecém proporcionou em torno de 400 vagas em cursos de capacitação profissional.
Fonte: Diário do Nordeste