quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

IFCE implanta o sistema de cotas sociais

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) anunciou que a partir de agora, metade do total de vagas dos cursos ofertadas pelo Instituto será preenchida pelo sistema de cotas instituído pelo governo federal. Do total de vagas, 50% será reservado para alunos que estudaram em escolas públicas durante todo o ensino fundamental, para aqueles que desejam cursos técnicos e ensino médio para os cursos superiores.
As vagas reservadas são divididas igualmente em duas categorias: renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e sem renda declarada ou com ganhos acima desse valor.
Isso inclui os cursos técnicos, em todas as modalidades, e os superiores (de tecnologia, de licenciatura e os bacharelados), sendo aplicado também aos de educação a distância (EaD). A outra metade das vagas ofertadas pela instituição permanece para ampla concorrência.
O ingresso de estudantes nos cursos técnicos continua sendo por meio da aplicação de exames de seleção e, para os superiores, a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – com seleção feita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Especificamente para os cursos de licenciatura em Teatro e em Artes Visuais a seleção permanece por meio do vestibular tradicional, também atendendo à porcentagem das vagas para cotistas.
A adesão às cotas já está em efetiva aplicação.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

Evento em Caucaia: Catanho e Elmano entregam mais de 25 mil tablets a estudantes da rede estadual na Região Metropolitana

Nesta sexta-feira (8), o Governo do Ceará iniciou a entrega de 25.787 tablets para estudantes da rede estadual de ensino de oito...