quinta-feira, 29 de junho de 2023

Programa Ninho dos Desenvolvedores forma nova turma de jovens em Caucaia

Na manhã desta quarta-feira (28), no auditório da Câmara Municipal de Caucaia, 40 jovens alunos do Programa Ninho de Desenvolvedores (PNDV), maior programa de capacitação em tecnologia de Caucaia, receberam os certificados de conclusão do curso, e puderam apresentar seus trabalhos para empresários do setor tecnológico da cidade.

A cerimônia de entrega dos certificados contou com a presença do procurador geral do município, Gutemberg Holanda, representando o prefeito de Vitor Valim; a secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho (SDST), Natércia Campos; subsecretaria da SDST, Izabel Calado; subsecretaria da SDST, Nega do Vanderlan; Gustavo Guimarães, representando a diretora do SENAC, Débora Sombra, alunos e o professor do SENAC, Tarik Ponciano.

Na ocasião, o procurador geral do município, Gutemberg Holanda, que estava representando o prefeito Vitor Valim, destacou que a implantação do projeto era uma demanda antiga do gestor municipal e reforçou que o trabalho da SDST é muito importante para os jovens de Caucaia. “O Programa Ninho de Desenvolvedores era um desejo do prefeito, que sempre foi a favor de capacitações na área de tecnologia para os jovens caucaienses. Essa oportunidade vai contribuir com o futuro desses jovens e do nosso município”, destacou Gutemberg. 

A secretária Natércia Campos estava muito feliz de presenciar o momento da entrega dos certificados e frisou a importância dos jovens aproveitarem a oportunidade. “Esse programa veio para marcar a história da tecnologia em Caucaia. Esses jovens estão tendo uma oportunidade de ouro. A área da tecnologia é algo que vai crescer ainda mais e o PNDV veio para consolidar as oportunidades para esses jovens em Caucaia”, reforçou Natécia. 

A aluna Roxanny Rodrigues, de 31 anos, foi destaque no curso e no seu trabalho de apresentação final desenvolveu um aplicativo:“Foi difícil participar desse curso, pois a programação é um universo árduo, mas a cada mês a gente conseguiu gerar bons resultados e isso é muito gratificante. Um dos projetos que fizemos é o Microempreendedor Individual de Caucaia, uma plataforma virtual que facilita o comércio local. Participar do projeto abre portas para o mercado e possibilita um networking legal. Com a ajuda da Prefeitura de Caucaia já demos o primeiro passo para ficar próximas das empresas de tecnologia do município”, reforçou a aluna.

*Projeto Ninho de Desenvolvedores*

A área da tecnologia e desenvolvimento de softwares cresce cada vez mais no mercado. E é nesse contexto que a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST) e com a parceria com o SENAC, que, em outubro de 2022, nasceu o Programa Ninho de Desenvolvedores. A iniciativa promoveu a formação específica de jovens de 18 a 35 anos na área da tecnologia. Os selecionados ganham bolsa de estudo de R$ 200,00 (duzentos reais) por mês durante o período do curso.

O PNDEV é uma iniciativa da Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho (SDST), e conta com a parceria da Alucom, que equipou o laboratório, e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Projeto Chá Tecnológico e Social forma nova turma de idosos em Caucaia

A iniciativa promove inclusão sociodigital para a geração 60+_

A tecnologia e as redes sociais impactam a vida de todas as gerações. No caso dos idosos, elas ajudam na vida cotidiana ao proporcionar socialização, conexão e independência. Pensando nisso, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), e o Instituto Idear promoveram, na última segunda-feira (26), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Grilo, o encerramento da segunda turma do *Projeto Chá Tecnológico e Social*, voltado para pessoas com mais de 60 anos. O principal objetivo do projeto é ajudar na inclusão sociodigital e promover a independência dos idosos no uso dos meios digitais atuais.

Em Caucaia, o Projeto Chá Tecnológico e Social funciona desde 2021. O curso tem até 100 h/a e vários módulos. Os participantes que finalizam o curso recebem um tablet para pôr em prática tudo que foi aprendido. Até o momento, foram formadas duas turmas, um total de 63 concludentes em cursos totalmente gratuitos, nos quais os participantes realizam atividades voltadas para o ensino das tecnologias do dia a dia, além de complementação de atividades de crochê, canto, ginástica, educação financeira, entre outros. 

A primeira edição do projeto aconteceu em 2021 e, até o momento, conta com duas turmas formadas. Com as aulas, os idosos aprendem a usar o celular e outros dispositivos tecnológicos do dia a dia. Os assuntos abordados durante toda a capacitação foram: aprendendo a utilizar o celular, fazendo videoconferência, redes sociais (WhatsApp, Facebook, Youtube e outras), pesquisas na internet, aplicativos de banco, solicitação de táxi e afins (Uber, 99 Pop), compra e venda no ambiente digital, músicas e filmes na internet. Além dos módulos voltados para a área tecnológica, o projeto oferece minicursos e oficinas de crochê, canto, ginástica, educação financeira, desenvolvimento cognitivo, saúde, entre outros.

Para a secretária da SDST, Natécia Campos, que estava no evento de encerramento da última turma, a iniciativa foi muito importante para incluir os idosos no mundo digital e conectá-los com as novas gerações. “É muito importante promover esse projeto em Caucaia. Os idosos precisam desta instrução tecnológica para terem mais autonomia nesse mundo digital em que vivemos. O projeto oferece também interação social e dá oportunidade de inclusão social digital da geração 60+”, afirmou a secretária.

De acordo com a SDTS, ainda haverá a formação da terceira turma do Projeto Chá tecnológico e social, porém não há data confirmada ainda. A divulgação das inscrições será feita pelos CRAS.

*Projeto Chá tecnológico e social*

O Projeto Chá tecnológico e social contribui para inclusão sociodigital, fortalecimento de vínculos, promoção do bem-estar, desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos das pessoas acima de 60 anos.

Em Caucaia, o Projeto Chá Tecnológico é executado pelo Instituto Idear com recursos do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e pela parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho – SDST e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso – COMID.

IMAC promove oficina de Arte Ambiental na Serra da Rajada

Na manhã da última quinta-feira (22), a Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), promoveu a oficina de Arte Ambiental: produzindo pigmentos naturais, na escola Escola Yara Guerra Silva, na Serra da Rajada, com o Projeto Caucaia em Cores. O objetivo é promover oficinas de produção de pigmentos e tintas naturais a partir da natureza. 

A oficina foi ministrada por Sylvânio Ferreira, educador do IMAC, e participaram 12 crianças de 11 a 14 anos. A iniciativa faz parte da programação da agenda de celebração do Junho Verde, mês dedicado à sensibilização e conscientização ambiental.

Na ocasião, as crianças puderam aprender mais sobre pigmentos naturais e seus múltiplos usos. Os pigmentos obtidos podem ser aplicados em papel, madeira e paredes. Na atividade das crianças fizeram aplicação em papel.

Além da oficina de pigmentos, o Imac promove diversas ações constantes nas comunidades para levar educação ambiental e sustentabilidade. Uma delas é a Caravana Ambiental, que percorre percorre as escolas, bairros e praças com oficinas e doação de mudas, criando condições para que a população conheça e discuta os problemas ambientais globais e de sua região, através da promoção de atividades educativas e recreativas.

terça-feira, 27 de junho de 2023

Prefeito Vitor Valim inaugura dez leitos permanentes de UTI no hospital municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha

Na oportunidade, foi sancionada lei que homenageia enfermeiro que trabalhou na unidade_

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugurou, nesta terça-feira (27), dez leitos permanentes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha. O hospital contava, anteriormente, com uma estrutura provisória de leitos de UTI em forma de contêiner, por causa da pandemia. A partir de agora, a unidade tem um espaço de alvenaria com tecnologia avançada. 

O Prefeito de Caucaia, Vitor Valim, reforçou o trabalho da gestão para melhorar a saúde dos caucaienses. “Trabalhamos todos os dias para melhorar a vida de todos os caucaienses. A entrega desses dez leitos de UTI de ponta é um grande salto na qualidade em nossos serviços. E, ainda este ano, vamos entregar um novo hospital Abelardo Gadelha da Rocha, do jeito que o povo de Caucaia merece”, afirmou. 

Os novos leitos contam com equipamentos como aparelhos de ar-condicionado, rede de gases, central de monitoramento por câmeras e outros aparelhos imprescindíveis para um atendimento ainda melhor aos caucaienses. “Pela primeira vez, Caucaia vai contar com leitos de UTI modernos e com adaptação aos conceitos mais avançados em sua rede de saúde. Hoje, o hospital realiza cirurgias de alta complexidade e conta com uma ótima estrutura de UTI na retaguarda”, afirmou Zózimo Medeiros, secretário de saúde de Caucaia. 

O espaço recebeu uma nova organização, que dá mais segurança e humanização no atendimento, além de facilidade na higienização. Atualmente, o hospital municipal conta com 106 leitos ativos de internação, sendo 12 de pediatria, 33 de trauma, 26 clínicas médicas, 26 clínicas cirúrgicas e 10 leitos de UTI. 

Na oportunidade, o prefeito sancionou a lei que homenageia o enfermeiro Halípio Jorge da Silva, que trabalhou por seis anos no hospital e faleceu em fevereiro deste ano. O novo espaço recebeu o nome do funcionário em razão da significativa contribuição dada à saúde do município. Felipe Iris, irmão do homenageado destacou o trabalho de Halipio e agradeceu a homenagem. “Todo mundo sabe do tamanho do amor e do compromisso e da dedicação do meu irmão pelo povo de Caucaia, principalmente na época da pandemia. Quero agradecer ao prefeito e aos vereadores por terem sancionado essa lei. Estamos muito emocionados”, enfatizou. 

*Cirurgias eletivas*

Esta terça-feira (27) também foi marcada pela intensificação das cirurgias eletivas no hospital. Em parceria com o Estado e Governo Federal, o programa para zerar as filas de espera de cirurgias eletivas realizará mais 1.600 procedimentos, entre eles cirurgias de hérnias, urológicas, oftalmológicas, entre outras.


*Saiba mais*

O Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha atende, mensalmente, uma média de 10 mil pessoas de Caucaia e outros municípios que compõem a Área Descentralizada de Saúde (ADS) da região de Caucaia.

Porta voz nacional do Rede Sustentabilidade esteve em Caucaia na tarde desta quarta-feira.

O Porta voz nacional do Rede Sustentabilidade  Wesley Diogenes acompanhando do porta voz estadual  José Cláudio estiveram em Caucaia na residência do porta voz municipal do Rede Sérgio Fernandes.para um bom café da tarde tendo como pauta eleição 2024. Mas uma diálogo de como o Rede Sustentabilidade municipal vai caminhar  com novo modelo de federação. Mas o bom mesmo  foi o café.

domingo, 25 de junho de 2023

Domingaço em Caucaia!


A Prefeitura de Caucaia realizou hoje em parceria com o Sesc, através da *SEJUV* o *PEDALAÇO* Evento lindo e cheio de energia com saída realizada da nossa igreja matriz concentramos mais de 100 ciclistas para promover este encontro maravilhoso, tendo o intuito de motivar a todos os Caucaienses por uma vida mais saudável e dinâmica. O pedalaço foi lindo, muito organizado até o Icarai. Tendo todo o apoio necessário da Prefeitura ao evento contou com a Guarda municipal, Altarquia de trânsito, ambulância e toda logística da SEJUV, a quem deixo meus agradecimentos pelo o apoio e parceria.  O Prefeito VITOR VALIM mais uma vez dando um show no esporte de CAUCAIA! 



CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...