sábado, 11 de dezembro de 2021

CULTURA Atividades culturais movimentam Praça PEC no Araturi


/admin/view/noticia/img/20211210164500cultura.jpg

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

COMPROMISSOPrefeitura de Caucaia anuncia devolução de valores pagos por boxes a permissionários do Camelódromo


/admin/view/noticia/img/20211210164300compromisso.jpg

CAPACITAÇÃOCaucaia forma novos profissionais no curso de tratorista agrícola


/admin/view/noticia/img/20211209155900capacitacao.jpg

A Prefeitura Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-CE), conclui neste sábado (11) nova turma de alunos no curso Operação e manutenção de tratores agrícolas.

A capacitação acontece na Fazenda Mucugê, na CE-085, Estruturante, Km 20, no distrito do Guararu onde os participantes aprendem na prática técnicas recomendadas na operação, na regulagem e na manutenção de tratores agrícolas.

O curso é uma ação direta do Programa de Capacitação para o Desenvolvimento Rural do município e teve a orientação do instrutor, Paulo Pinto, capacitado pelo SENAR e com a participação direta  de 12  pequenos e médios produtores. "Aqui temos profissionais e trabalhadores que aprendem com segurança a como operar a máquina com implementos agrícolas" reforçou o instrutor.

O agricultor Nedilson Anacé foi um dos beneficiados pela capacitação. "Pra gente essa formação é fundamental porque se passa a conhecer o maquinário melhor e com isso o trabalho em campo se torna mais fácil".

Programa de Capacitação para o Desenvolvimento Rural

Cursos Realizados

- Inseminação artificial em bovinos
- Doma racional  
- Bovinocultura de Leite (manejo sanitário)
- Equideocultura (casqueamento) 
- Operação e manutenção de tratores agrícolas

Cursos programados

- Avicultura básica – 32h – (14 a 17 de dezembro/2021)

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Ação Social Caucaia realiza confraternização de fim de ano com idosos atendidos pelos CRAS

Cuidar, oferecer atividades que proporcionem lazer, socialização e qualidade vida são objetivos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), em Caucaia, com as atividades oferecidas para idosos no município. Para encerrar o ano, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, reúne os idosos atendidos em confraternização de Natal.

Nesta quinta-feira, o evento contou com a presença da primeira-dama, Juliana Valim. “Meu coração se enche de alegria em poder compartilhar deste momento com todos vocês. Tenham certeza de que podem contar comigo para que cada vez mais tenhamos políticas públicas que não garantam apenas os direitos, mas que, de fato, possam oferecer qualidade de vida”, declarou a primeira-dama. 

Quem também esteve presente foi o vice-prefeito, Deuzinho Filho. "A gente fica contente em poder estar aqui celebrando com todos vocês neste fim de ano. Para 2022 estamos traçando o Projeto Caucaia 6.0 que busca mais recursos para a ocupação dos idosos em nosso município", reforçou o vice-prefeito.

Quem participou do evento pode aproveitar a animação da banda de música e conferir as apresentações culturais. A dona Maria Vasconcelos, do Metrópole, ficou bastante contente. "Feliz demais por este momento especial dedicado a todos os idosos atendidos pelos CRAS do nosso município. A gestão está de parabéns e aproveito para desejar boas festas a todos os caucaienses".

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Wanderley Pereira, parabenizou a ação da Prefeitura junto aos idosos da cidade. "Nosso papel é acompanhar, orientar e fazer garantir os direitos dos idosos em Caucaia. E aqui, o município está de parabéns pelo trabalho que vem sendo desenvolvido em todo o território caucaiense".

Ao todo, Caucaia conta com oito Cras e oferece atendimento a quase 400 idosos nas unidades Jurema, Metrópole, Guadalajara, Sede, Planalto Caucaia, Capuan, Litoral, Grilo e Matões. A confraternização teve início na quarta-feira (8) e segue até sexta-feira (10).

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Vitor Valim cobra que municípios sejam ouvidos na elaboração de zoneamento costeiro pelo Estado

No fim da tarde desta terça-feira (7), o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, divulgou em suas redes sociais uma carta aberta destinada ao secretário de Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema), Artur Bruno. Na carta, Valim cobra ao secretário do Estado que a elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro (ZEEC) aconteça de forma democrática, ouvindo a população e os poderes executivos e legislativos dos municípios.

O prefeito de Caucaia manifestou preocupação com o zoneamento do litoral, que envolve vários municípios, sem que seja analisadas as particularidades e necessidades da população. Deixando claro que um dos pilares de sua gestão é preservação ambiental e desenvolvimento social. “Não faz sentido que tenhamos que seguir um zoneamento de quem não conhece as demandas da nossa população”, frisou Vitor Valim. 

*Confira na integra a carta aberta do prefeito de Caucaia, Vitor Valim, ao secretário de Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno.*

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Meio Ambiente Em live, técnicos da Prefeitura de Caucaia apresentam decreto de lei a indígenas e ambientalistas

Na tarde desta segunda-feira (6), o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, acompanhado do Procurador Geral do município, Guthemberg Holanda, da Secretária de Turismo e Cultura, Yrwana Guerra, e do presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), Leandro Araújo, estiveram reunidos com representantes dos indígenas Anacé e ambientalistas durante live transmitida diretamente do gabinete do prefeito de Caucaia.

A reunião foi fundamental para a gestão municipal apresentar, desta vez, a todos os caucaienses que participaram da transmissão, o decreto 1.226, de 07 de outubro de 2021 que declara de interesse social a instituição do Parque de Dunas, no litoral caucaiense.

Já de início, o prefeito Vitor Valim reforçou que a atual gestão tem como base o diálogo. “Eu não fujo da verdade. Quero conversar com todos de forma transparente. Por isso, nosso encontro está sendo transmitido ao vivo para que todos os cidadãos possam acompanhar”, reforçou Valim.

Na presença da ambientalista, Thayná Caiafo, da advogada do mandato do deputado estadual Renato Roseno, Lia Bezerra, do Cacique Roberto Anacé e de Paulo Anacé, do Lagamar do Cauípe, a Prefeitura de Caucaia reforçou que para a criação do Parque de Dunas houve pesquisa e parecer técnico. A poligonal da área de interesse social foi baseada em levantamentos de campo, análise da base de dados pré-existente e em parâmetros técnicos como transição da vegetação, cursos d'água e outros elementos naturais, elaborada por uma equipe multidisciplinar de servidores do IMAC. Cabe também ressaltar que não há terra indígena reconhecida pela Fundação Nacional do Índio (Funai), na área do Parque de Dunas.

Na ocasião, o presidente do IMAC, Leandro Araújo, reforçou que não foi criada uma unidade de conservação, mas sim, declarada uma área de interesse social. “O decreto municipal 1.226/21 declara de interesse social a área de dunas do bairro do Cumbuco”, conclui o presidente.

*Saiba mais*

Em outubro deste ano, o prefeito, Vitor Valim,  esteve reunido com os bugueiros de Caucaia para apresentação do Parque de Dunas onde também anunciou diversas medidas de incentivo e valorização da categoria. Entre os investimentos anunciados, a construção de tirolesa públicas com padrão internacional e toda a receita gerada que será destinada aos bugueiros credenciados. Os 133 bugueiros presentes celebraram o anúncio do prefeito de Caucaia.

Saúde Caucaia avança na vacinação de 3ª dose para público a partir de 40 anos.


A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta terça feira (07), a aplicação da terceira dose da vacina contra Covid-19 em pessoas a partir de 40 anos. Para se vacinar, o caucaiense deve ter tomado a segunda dose há mais de cinco meses, portar cartão de vacinação e documento de identificação com foto. 

Em paralelo, o esquema vacinal com primeira e segunda dose segue para o público com 12 anos ou mais. A orientação é procurar o Posto de Saúde mais próximo da residência, de segunda a sexta-feira, das 09h às 15h30. Quem preferir, também pode se dirigir a um dos quatro pontos fixos de vacinação: Grêmio, no Açude; Rubens Vaz, no Marechal Rondon; Paróquia Sagrado Coração, no Metrópole; ou no Icaraí Club, no Icaraí. O atendimento é de segunda a sábado, das 09h às 16h, e aos domingos, das 09h às 15h.

“Todo o trabalho dos profissionais de saúde de Caucaia tem impactado na diminuição do número de óbitos e internações no município. A luta contra o vírus ainda não acabou. Nossa recomendação é que não deixe de procurar os postos de vacinação e completar o esquema vacinal”, disse a gerente de imunização, Francyslaine Peixoto.

*Vacinômetro*

Até sexta-feira (03), o município de Caucaia já aplicou 463.817 doses de vacina contra Covid-19, sendo 252.314 de primeira dose e dose única, 195.819 segundas aplicações e 15.684 terceiras doses.

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...