CAUCAIA
Escolas viram pontos de brincar nas férias
Foto da matéria
Oficinas de arte, atividades esportivas e rodas de leitura são algumas das atividades promovidas pelo projeto
FOTOS: DIVULGAÇÃO
18/1/2011
Projeto "Brincar é preciso" atende a comunidades que vivem à margem de rodovias e não têm opção de lazer
Fortaleza. Mês de janeiro, sinônimo de férias e descanso. Nas escolas, um tempo de silêncio e salas de aula desertas, onde menino não pisa sequer na calçada, certo? Não nas comunidades próximas das BRs 020 e 222, no Município de Caucaia. Mas nada de equação, regra de gramática ou lições de compostos químicos. Muito menos de alunos amuados, contando os minutos para soar o sinal do intervalo ou do recreio. A ideia do projeto "Brincar é preciso", promovido pela Comissão Pró-Selo Unicef e Secretaria Municipal de Educação de Caucaia, é transformar a escola num espaço dedicado exclusivamente ao lazer e à brincadeira, aliando o aprendizado a atividades lúdicas.
O "Brincar é preciso" atende neste mês de janeiro alunos de quatro comunidades, com idades entre 5 e 19 anos. "Mas chamamos toda a comunidade para participar do projeto, todos são bem-vindos", explica Andeile Lemos, técnica da área esportiva da Comissão Pró-Selo Unicef em Caucaia.
Quando o assunto é brincar, até o adulto mais sério se liberta das amarras. Vai pulando desajeitado, meio tímido, mãos e pernas grandes demais para os brinquedos. Então aos poucos a criança que habita cada um toma as rédeas da situação. No projeto vale levar mãe, pai, avós, primos e vizinhos. O que importa é envolver toda as pessoas, integrando gerações.
Opção de lazer
A distância em relação à sede do Município e a falta de projetos culturais e de lazer motivaram a realização do projeto naquela região, zona rural de Caucaia margeada por rodovias.
"No início do planejamento, dimensionamos o trabalho para turmas de 120 alunos, num total de 600 crianças e adolescentes. Mas a procura tem sido tanta que chegamos a fechar turmas com 150 alunos", contabiliza Andeile.
As comunidades foram divididas em quatro grandes grupos, em que uma escola sedia as atividades e acolhe os alunos das demais. Os dez profissionais que compõem o projeto promovem oficinas de arte, atividades esportivas, recreação, dança e palestras. Fantasias coloridas despertam o lado mais onírico da criança, dando asas à imaginação nas rodas de leitura. Difícil é fazer todo mundo parar na hora do lanche, mas a barriga acaba falando mais alto.
"O projeto integra as ações para obtenção do Selo Unicef, voltadas para a garantia dos direitos básicos das crianças e adolescentes. Nas atividades buscamos abordar os temas do Unicef que analisam a qualidade de projetos escolares e comunitários: convivência com o semiárido; arte, cultura e comunicação para a diversidade étnico-racial; esporte e cidadania", explica a técnica.
Brincar direcionado
O projeto, no entanto, não promove o brincar apenas pela diversão, mas procura promover atividades direcionadas em que a criança e o adolescente aprende coisas nova sem perceber. Afinal, o brincar é elemento-chave para o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional nos primeiros de vida. O que se aprende nestes momentos vira legado para um adulto feliz e mais humano.
Os professores e estagiários envolvidos já trabalham em outras iniciativas, como os projetos "Praça, Cultura e Lazer" e "Criança que brinca, cresce feliz", além da Associação Recreativa e Esportiva para Crianças e Adolescentes (Arca). "O projeto Brincar é Preciso não seria possível sem a parceria entre a Comissão Pró-Selo Unicef, sob o comando da articuladora Mirtes Silva de Menezes, e da Secretaria Municipal de Educação de Caucaia, através da secretária Cláudia de Paula", finaliza.
MAIS INFORMAÇÕES
Comissão Pró-Selo Unicef de Caucaia: (85) 3342.8041
Secretaria Municipal de Educação de Caucaia: (85) 3342.8043
Diário do Nordeste 18 de Janeiro de 2011