terça-feira, 4 de abril de 2023

Secretaria de Educação de Caucaia realiza III Semana de Conscientização sobre Autismo


Atualmente, 1364 alunos com algum Transtorno do Espectro Autista (TEA) são atendidos pela rede municipal de ensino. Eles representam 69% dos alunos que compõem a educação especial no município. Durante todo ano, esse público já é beneficiado por uma série de ações da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Caucaia (SME), que neste mês de abril conta com uma programação especial.

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo, comemorado no dia 02 de abril, a SME realiza a *III Semana de Conscientização sobre Autismo*. Entre os dias 3 e 20 de abril, uma série de atividades foram planejadas, envolvendo alunos e professores. De acordo com Rogéria Nadja Nascimento, coordenadora de Educação Especial, o objetivo é promover conhecimento e sensibilização. “O objetivo maior é aproveitar essa semana destinada à conscientização para promover o conhecimento acerca do transtorno e sensibilizar sobre a importância do respeito e convivência com todos aqueles que têm algum transtorno do espectro autista. Para isso, vamos promover atividades com alunos e comunidade escolar sobre direitos, e também promover a interação desses estudantes juntamente com os demais”, destaca.

A abertura da *III Semana de Conscientização sobre Autismo* aconteceu nesta segunda-feira (03), juntamente com a primeira atividade, com os professores da Educação Infantil. Nesta terça-feira (04), é a vez dos professores dos Anos Iniciais e Finais. Na quarta-feira (05), o destaque é a manhã de autógrafos com o autor do livro Minha História de Vida, do estudante Rafael Rodrigues, que também é autista e aluno da educação especial de Caucaia. Na mesma data haverá uma palestra sobre “Cuidado com excesso de estímulo visual para crianças com TEA e uma Roda de Conversa sobre “Transtorno Do Espectro Autista, compreender para incluir”, no Auditório da SME.

No dia 20, acontece a culminância de todas essas atividades, com a palestra “Autismo: estratégias e intervenções”, ministrada pelo professor e mestre Wilson Candido Braga, no Centro de Formação e Avaliação (CENFA). “As ações também são voltadas para as famílias, estudantes, docentes, então o objeto é levar informação, sensibilização e conhecimento sobre o respeito às diferenças”, finaliza Rogéria.

*Saiba mais*

Atualmente, a SME dispõe de uma série de iniciativas que visam atender de forma especializada crianças com necessidades especiais durante todo o percurso de escolarização. Entre elas, as 62 salas de recursos multifuncionais, com pedagogos com especialização no atendimento especializado. 

Além disso, o órgão mantém dois espaços específicos voltados para a educação especial. São eles o Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE), que funciona na Escola Flávio Marcílio, no bairo Vicente Arruda e Núcleo de Atendimento Educacional Especializado de Caucaia (NAEESC), este funciona na escola 07 de Setembro, no bairro Parque Guadalajara. Ambos contam com equipe multidisciplinar com pedagogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e fisioterapeutas.

A SME também conta com profissionais de apoio, popularmente conhecidos como cuidadores, que assistem as crianças em relação às atividades de alimentação, higiene e locomoção em escolas do município.

segunda-feira, 3 de abril de 2023

Saúde Caucaia inicia vacinação bivalente contra Covid-19 para pessoas com comorbidade


Adotando sempre a postura de priorizar o bem-estar da população, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia, nesta terça-feira (04), a imunização bivalente contra Covid-19 para pessoas com comorbidades previamente comprovadas.

Nesta fase da imunização, foram incluídas pessoas com comorbidades como grupo prioritário para recebimento de dose de reforço da vacina. 

Para além de pessoas com comorbidades, devem se vacinar, nesta fase, indivíduos imunocomprometidos a partir de 12 anos; acolhidos e trabalhadores em instituições de longa permanência também a partir de 12 anos; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; população privada de liberdade; adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Para receber o reforço bivalente é preciso ter completado, pelo menos, o esquema primário de vacinação com as doses monovalentes (D1+D2).

A aplicação do imunobiológico da Pfizer/Comirnaty está sendo realizada no Grêmio de Caucaia e na Escola Rubens Vaz, de segunda-feira a sábado, de 9h às 14h e nas UAPS Antonio Jander, José Rodrigues dos Santos (posto da Tabuba) e Sergio Rodrigues, de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 15h. 


*Serviço:*

*Caucaia inicia vacinação bivalente contra Covid-19 para pessoas com comorbidades*

*Locais:* 
Segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 15h
📍UAPS Sérgio Rodrigues (Av D, S/N- Nova Metrópole)
📍UAPS José Rodrigues dos Santos (Posto da Tabuba - Rua do colégio S/N
📍UAPS Antônio Jander - Av. Central, S/N - Araturi

Segunda-feira a sábado, de 9h às 14h
📍Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia (Rua José da Rocha Sales, 194 - Açude)
📍Escola Rubens Vaz (Av. Novo Horizonte, s/n - Mal. Rondon).

Tabapuazinho foi o destino da caravana de ação social da Prefeitura de Caucaia, o Prefeitura Presente

Em mais uma edição do programa Prefeitura Presente, desta vez foi o bairro Tabapuazinho o beneficiado com uma série de serviços da gestão municipal. O evento aconteceu nesta sexta-feira (31), na Escola Dona Lavinia de Medeiros, e contou com isenção para 2ª via do RG, Cadastro Único, atividades recreativas com crianças, cadastro no Sine, Vet Móvel, atividades de conscientização no trânsito, entrega de mudas, vacinação contra Covid-19, aferição de pressão arterial e teste de Glicemia e teste Rápido de HIV e Sífilis.

Francisco Edson aproveitou para cuidar da saúde do seu cachorro. “Rapaz, tá excelente, uma ação de cuidado com as pessoas e também com os animais. A gente aproveita pra tirar documento, agilizar alguma coisa. O atendimento de todos também é excelente”, elogia. 

Janiele Ferreira, que mora no Tabapuazinho há mais de 30 anos, também aproveitou a manhã de prestação de serviços. “Eu acho que é uma boa iniciativa, tô gostando muito porque esses serviços são muito importantes para a comunidade e aproveitei pra levar a minha plantinha e tira a identidade do meu filho”, revela. 

*Saiba mais*

O evento Prefeitura Presente tem o objetivo de aproximar os caucaienses aos serviços disponibilizados pela Prefeitura de Caucaia reunindo vários órgãos da gestão municipal. A primeira edição aconteceu em setembro de 2021, e já beneficiou uma série de localidades, como Parque Soledade, Padre Júlio Maria, Potira, Araturi, Matões, Sítios Novos, entre outros.

domingo, 2 de abril de 2023

O partido rede sustentabilidade faz conversão estadual neste domingo 02 de abril.

O Partido Rede Sustentabilidade 18 que faz parte da federação juntamente com o PSOL50. Fez sua conversão estadual na cidade de Juazeiro para a escolha da sua nova diretoria para o biênio de 2023/2024. O Rede de Caucaia também vai ocupa cadeira na direção da estadual. O presidente municipal do Rede de Caucaia. Sérgio Fernandes disse que foi muito boa a conversão e agora é começar a organizar o partido para que na federação ao lado do PSOL a federação consiga ter mas cadeiras na Câmara Municipal de Caucaia.

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...