sábado, 18 de dezembro de 2021

Uma imagem da Sagrada Família feita com Máscaras se torna mas um ensinamento.

MÁSCARAS...

Jamais pensei que chegaríamos num tempo, em que as máscaras, que sufocam e limitam a expressão facial, impediriam a proliferação de um vírus letal.

Jamais pensei ver um presépio de máscaras, sem as máscaras que falsificam pessoas, mas com as máscaras que tem salvado vidas, pelas mãos de um artista genial.

Benditas as máscaras que não mascaram, pelo contrário, trazem o mistério na sua essência, revelando a face de Deus, por detrás da esfera da criatividade.

Continuemos a usar às máscaras, o tempo pandemico pede e o período natalino sugere...

Dom Amilton, CP

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

EDUCAÇÃOPrefeitura de Caucaia realiza entrega de tablets a alunos formandos do ensino infantil


/admin/view/noticia/img/20211216220400educacao.jpg

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Educação Vitor Valim anuncia pagamento em única parcela de progressões a educadores*



Desde 2016 sem receber pelas progressões, o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, anunciou mais uma grande conquista para os educadores do município. “O que eu tinha me comprometido era honrar com o pagamento da progressão de 2021, da minha gestão, mas como tivemos estrutura financeira  vamos honrar todos os anos acumulados das progressões horizontais dos nossos educadores”, celebrou Valim.

O pagamento das progressões era uma conquista da categoria, mas que não era honrada por pelo menos duas gestões passadas. A novidade beneficia servidores em efetivo exercício. No total, o município deve pagar cerca de 6,5 milhões aos educadores.

Durante live realizada nessa quarta-feira (15), o prefeito disse ainda que as progressões serão pagas até o final do ano em uma única parcela. “A prioridade da nossa gestão é a Educação. Então, iremos pagar de uma única vez, todas as 5.052 progressões dos educadores dos anos de 2016 a 2021, temos compromisso, coisas que outros gestores não tiveram”, reforçou Valim. 

Vale lembrar que o Prefeito de Caucaia, Vitor Valim, já havia anunciado o pagamento integral das progressões deste ano, 2021. No total, mais de 5 mil progressões serão pagas somente este ano.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Acolhimento Caucaia lança Programa Família Acolhedora no município

Cuidar, proteger e garantir os direitos da criança é uma das missões da gestão municipal. Para fortalecer ainda mais essas políticas públicas, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), lançou nessa terça-feira (14) o Programa Família Acolhedora.

O Programa acolhe de forma provisória crianças e adolescentes afastadas das suas famílias por meio de medida protetiva por ser identificado risco social ou situação de abandono. A família voluntária que acolhe a criança oferece casa, convivência familiar e afeto. Um cadastro é feito com seleção e capacitação. 

O vice-prefeito de Caucaia, Deuzinho Filho, abriu o evento já com o anúncio de mais investimentos autorizados pelo prefeito Vitor Valim. "A gestão municipal vai entregar mais 3 veículos novos em nosso município. Um para cada conselho tutelar e mais outro para a casa dos conselhos. Temos ainda uma casa de projetos sociais composta por pessoas técnicas que sabem e conhecem a realidade do nosso município. Essa parceria entre a Prefeitura e o poder judiciário reforça o compromisso que temos de cuidar das crianças de nossa cidade".

A secretária de desenvolvimento social e trabalho, Natécia Campos, ressaltou o trabalho de atenção e cuidado com as crianças no município. "Temos um abrigo domiciliar em Caucaia de grande relevância. Mas sabemos o quanto é importante que nossas crianças sintam o amor e a leveza junto a uma família. É por este motivo que fazemos questão da presença do Programa Família Acolhedora em Caucaia".

A família que integra  o Programa recebe bolsa de um salário mínimo (R$ 1.200) para ajuda nos custos com a criança pago pela gestão municipal.

A criança permanece com a família de forma provisória, podendo retornar ao lar natural ou encaminhada para uma família apta para adoção.

A duração do acolhimento depende do andamento do processo judicial.

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

TECNOLOGIA Caucaia deve ser o primeiro município do país a disponibilizar cobertura 5G em 100% do território


/admin/view/noticia/img/20211214130700tecnologia.jpg

Nesta segunda-feira (13), o Prefeito de Caucaia, Vitor Valim, se reuniu com José Roberto Nogueira, presidente da empresa Brisanet, em Pereiro, Ceará. Na pauta, mais uma grande conquista para o município: trazer cobertura 5G para 100% do território do município. “Estamos a um passo para ser a primeira cidade do Brasil 100% coberta com a tecnologia 5G”, declarou Vitor Valim.

A nova gestão municipal aposta na tecnologia para despontar no desenvolvimento de Caucaia. Com isso, fomenta o surgimento de novas empresas e proporciona acesso tecnológico e informação à população. A proposta vai ao encontro do investimento que o município tem realizado. Só neste ano, 45 mil alunos do ensino fundamental receberam Tablets com chips de acesso à internet e Plataforma Inteligente, os professores da rede municipal já começaram a receber notebook e câmeras Webcam Full HD com microfone embutido e os agentes de saúde também foram equipados com tablets da marca Samsung, com 32 gigas de memória, processador QuadCore e tela de oito polegadas. Além da instalação de fibra óptica no município.

A segunda maior cidade do estado em população e quatro vezes maior do que a capital Fortaleza, em Caucaia o acesso à internet sempre foi um dos desafios, principalmente, nas comunidades mais distantes da sede. Com a parceria entre a Prefeitura de Caucaia e a empresa cearense, uma das maiores no mercado, o prefeito Vitor Valim, pretende democratizar o acesso à internet e ao conhecimento. “Da Serra da Rajada, passando pelo Cauípe, na Jurema e no Sertão, teremos internet 5G nos quatro cantos da nossa terra. Isso nos tornará uma grande potência em crescimento econômico, nos colocando no TOP 10 em competitividade e inovação tecnológica do Brasil”, finalizou o prefeito

Vice prefeito de Caucaia Deuzinho Filho reunião com os coronéis da PM para tratar assunto segurança de Caucaia.

Recebi a pedido do Prefeito @vitorvalimtv, o Comandante da PM em Caucaia Coronel Belini, o Comandante da Região Metropolitana Coronel Adrianizio e o Secretario da Segurança de Caucaia Coronel Menezes, para planejar mais ações de segurança publica na nossa cidade. Nosso Objetivo principal, é a criação de Ciops Municipal em parceria com o Governo do Ceará. Com isso teremos mais agilidade no combate ao crime em Caucaia. Estamos no Caminho Certo.
Deuzinho Filho 
Vice prefeito de Caucaia 

Saúde Caucaia descentraliza teste do pezinho em postos de saúde do município


Cuidar dos caucaienses desde o nascimento é uma das principais missões da gestão municipal de Caucaia. Com apenas 11 meses, a nova administração da Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), celebra uma grande conquista, a descentralização do teste do pezinho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município.

Em média, 426 crianças nascem por mês em Caucaia. Hoje, mais da metade das UBS já oferecem o serviço e até o final do ano estará disponível em todas as 46 unidades de saúde. O teste do pezinho é o exame realizado no recém-nascido do terceiro ao quinto dia, conhecido como o período ideal. No entanto, pode também ser realizado até um ano de idade incompleto. O procedimento consiste na coleta de sangue do calcanhar da criança, absorvido em material próprio que é enviado para laboratório.

Para o exame é necessário apresentar o registro da criança e o cartão do SUS da mãe. Em caso de recém-nascido não registrado, a Declaração de Nascidos Vivos (DNV), entregue na maternidade quando é dada a alta a paciente, juntamente com o Cartão do SUS da mãe devem ser apresentados para a realização do exame.

O resultado do pezinho sai, em média, entre 20 a 30 dias. O objetivo é que seja entregue durante a consulta de puericultura, que é feita com o pediatra.

A enfermeira Renata Aguiar, assessora técnica em saúde da mulher e da criança, em Caucaia, reforça a descentralização do teste do pezinho no município. "A implementação do teste do pezinho, nas Unidades Básicas de Saúde em Caucaia, vem como descentralização do serviço garantindo mais acesso às mães da nossa cidade. O teste do pezinho detecta seis doenças que afetam o desenvolvimento da criança. Daí a importância do exame ser feito no período adequado caso tenha diagnóstico desfavorável", pontua Renata.

Dayana Feitosa, avó da recém-nascida Ana Beatriz, destacou a importância de fazer o exame na criança dentro do prazo. "É fundamental ter atenção e cuidado desde cedo com nossas crianças. É por isso que estou aqui para realizar o exame do pezinho da minha neta. A mãe de resguardo não pode estar aqui mas como segunda mãe cumpro minha obrigação", finalizou Dayana.

Geração de emprego Caucaia bate recorde na geração de novos postos de trabalho em 2021


O município de Caucaia bateu recorde no ano de 2021 no saldo acumulado positivo de empregos dos meses de janeiro a outubro, segundo dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) gerando 3.708 postos de trabalho em 2021. No mesmo período de 2020, Caucaia gerou apenas 399 empregos. Esse dado revela um crescimento de quase 1.000% de um ano para o outro, mostrando a confiança do empreendedor e o compromisso dessa gestão com geração de emprego e renda mesmo ainda em meio a pandemia. 

O melhor mês de 2021 relativo a saldo de empregos foi agosto com 966 postos de trabalho criados. Caucaia atingiu também outro número recorde, o estoque total de empregos, ou seja, o total de pessoas que trabalham formalmente em empresas localizadas dentro de Caucaia atualmente é de 37.567.

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim afirma que os números comprovam o momento de desenvolvimento em que Caucaia atravessa. “Mesmo durante a pandemia e com todos os desafios econômicos, Caucaia mostrou que estamos avançando também na geração de emprego. Incentivar e promover políticas públicas para atração de novas empresas e geração de emprego e renda é uma das nossas prioridades. Esses dados provam isso. Uma conquista de todos caucaienses”, reforçou Valim.

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...