sábado, 6 de julho de 2013

Fortaleza goleia CRB e segue líder isolado do Grupo A da Série C

Fortaleza recebeu o CRB no Estádio do Junco, em Sobral, e conquistou mais uma vitória na Série C. O Leão venceu o jogo por 3 a 0, no duelo que aconteceu na tarde deste sábado (6), válido pela 3ª rodada do Grupo A da competição nacional.
Foto: Kid Júnior 
Guaru, Assisinho e Lúcio marcaram os gols do Leão. O resultado deixou o Fortaleza na liderança isolada na tabela de classificação, com 10 pontos.
Fonte: Diário do Nordeste


Caixa vai bancar o Campeonato Brasileiro feminino de futebol

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) recorreu à Caixa Econômica Federal para custear o 1º Campeonato Brasileiro feminino, esvaziado de grandes clubes e das principais jogadoras do país. Um anos após a pior participação da seleção brasileira em Jogos Olímpicos, eliminada nas quartas de final, faltam patrocinadores.

"Nós temos de desenvolver um interesse básico, ter torcedores do futebol feminino. Foi feito um ranqueamento para a competição, com base em outros torneios. No primeiro semestre, nós tivemos a 8ª edição da Copa do Brasil", argumentou o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio.

A pedido da CBF, o Ministério dos Esportes articulou o acerto com a Caixa para osgastos dos 20 clubes participantes, de 15 estados, com passagens aéreas, hotel e alimentação. Os jogos começam a partir de 7 de agosto e a primeira fase será regionalizada.

O banco adquiriu o naming rights (direitos sobre o nome) da competição, placas estáticas nos estádios e terá comerciais veiculados na TV Bandeirantes. O valor total a ser disponibilizado à CBF, encarregada de repassar os recursos aos clubes, não foi divulgado.

Há um ano e meio, a instituição financeira começou a patrocinar clubes de futebol masculino. Ela foi questionada na justiça por dano ao erário, por ser de caráter pública e injetar dinheiro nas agremiações supostamente levando mais em conta os interesses particulares dos beneficiados e menos os riscos de obter um bom retorno midiático.

Contudo, a Caixa teve a justificativa acolhida: precisa concorrer com os bancos privados em espaços para publicidade também ocupados por eles. Após um período de suspensão do patrocínio em casos pontuais, o dinheiro foi liberado.

A CBF procurou o financiador em meio ao desinteresse de Santos e Corinthians, entre outros com tradição no futebol feminino, quanto a participar da nova competição. Os dirigentes alegaram pequena atratividade aos anunciantes e dificuldades de retorno financeiro, em função do baixo público nos estádios e audiência na TV --a transmissão dos jogos será pela Bandsports.

"É assim mesmo. Depois que a coisa começa a andar na TV, os patrocinadores começam a se interessar", comentou Paulo Roberto Bastos, diretor da empresa de marketing esportivo SportPromotion, responsável pela comercialização.

O último torneio nacional, a Copa do Brasil, encerrado em maio, teve o São José dos Campos campeão. O clube também ganhou o Campeonato Paulista no ano passado e tem sido o que mais contribui com jogadoras para a seleção brasileira. Porém, entre elas não estão Marta e Cristiane, que por bons salários atuam fora do país.

Nos últimos anos, a Kaiser --marca de uma cervejaria-- destinou R$ 30 mil mensais para os gastos de cada clube durante o Campeonato Paulista. Porém, ela declinou do apoio na competição estadual em curso, cuja média de público e de arrecadação nos estádios nem sequer é citada no site da FPF (Federação Paulista de Futebol).
Folha Online

Alaíde Guimarães e Pessoa Neto são homenageados pela NTU

Com o intuito de explorar conexão entre competitividade e mobilidade e seu impacto no Custo Brasil, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), realiza em São Paulo, de 03 a 5 de Julho, o Seminário Nacional NTU 2013.
Durante o Seminário (04/07), será realizada a cerimônia de entrega da medalha do Mérito do Transporte, a nove personalidades ligadas ao setor, dentre eles, dois agraciados do Ceará, o superintendente técnico do Sindiônibus, Francisco Pessoa de Araújo Neto e In Memoriam, a Alaíde Lima de Freitas Guimarães (1920-2008), da empresa Vitória.
A premiação é a maneira que o setor encontrou para reconhecer o trabalho de pessoas físicas e jurídicas que atuam em prol do transporte público de passageiros do Brasil, quer sejam empresários, engenheiros, advogados, sociólogos, políticos, enfim, profissionais que se dedicaram a mobilidade urbana.
Confira perfil dos homenageados no Ceará:
*Alaíde Lima de Freitas Guimarães (In Memoriam)
Iniciou no transporte coletivo de passageiros quando juntamente com seu marido, Elieser de Freitas Guimarães adquiriram a Empresa Vitória em 1956. Após aquisição da Empresa, passou a dividir os afazeres domésticos com funções administrativas do trabalho.Aprendeu rapidamente a prestar contas com os cobradores, controlava o contas a pagar, a tesouraria e despachava no almoxarifado que funcionava numa sala dentro de  casa. Em meio a muitas dificuldades até conseguirem a estabilidade da empresa, sempre esteve ao lado do marido, participando das decisões e estratégias do negócio, como a compra dos primeiros ônibus novos e da troca dos veículos movidos à gasolina pelos à diesel. Com o falecimento de seu marido em 21 de setembro de 1981, continuou ao lado de seu filho Dalton Guimarães, dando-lhe suporte como conselheira até o final de seus dias, permanecendo na empresa por 52 anos.
 Homenagens e/ou condecorações recebidas:
Sala Alaíde Lima de Freitas Guimarães – Núcleo de Atendimento ao Idoso do Sindiônibus – 2008.
Medalha Cepimar de Transporte de Passageiros – Categoria Empresário – 2004.
Centro de Convenções Alaíde Lima de Freitas Guimarães – Hotel Chalés do Atlântico – 1998
Câmara de Vereadores de Caucaia – Título de Cidadã Caucaiense – 1996
CDL de Caucaia – Troféu “Exemplo de Vida” -1996
 Empresas das quais foi sócia:
Organização Guimarães Ltda – Empresa Vitória
LFG Empreendimentos Ltda
Hotel Chalés do Atlântico Ltda
Pesqueira Capanema S/A
Caucaia Petróleo Ltda
Fonte: Blog Washington Matos

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Papas João Paulo II e João XXIII vão se tornar santos, confirma Vaticano

untitled_
Os falecidos Papas João Paulo II e João XXIII vão ser canonizados, confirmou o Vaticano nesta sexta-feira (5).
O Vaticano anunciou que o Papa Francisco aprovou, nesta sexta, um decreto que reconhece um segundo milagre atribuído ao pontífice polonês Karol Wojtyla, que nasceu em 1920 e liderou a Igreja Católica entre 1978 e sua morte, em 2005.
O Vaticano confirmou que o Papa João XXIII, que pontificou entre 1958 e 1963, também será santificado.
Em seu caso, Francisco considerou que a canonização é merecida, apesar de não haver nenhum milagre formalmente atribuído a ele.
As datas das cerimônias de canonização ainda não foram divulgadas.
Na terça-feira (2) os cardeais e bispos da Congregação para a Causa dos Santos aprovaram o segundo milagre, segundo fontes da Santa Sé.
O caminho rumo à santidade tem várias etapas: a primeira é ser proclamado venerável servo de Deus, a segunda, beato, e a terceira, santo.   Venerável Servo de Deus é o título que se dá para uma pessoa morta que reconhecidamente viveu suas virtudes de maneira heroica.
Para que um venerável seja beatificado é necessário que tenha se produzido um milagre por sua intercessão. Enquanto que para ser canonizado é necessário um segundo milagre. Esse segundo milagre deve ocorrer após a beatificação.
(Informações G1)

Escolas da rede pública terão novos livros de autores residentes no Ceará


escolas
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), lança nesta sexta-feira (05), às 11 horas, a 7ª, 8ª e 9ª Coleções PAIC PROSA  E POESIA. A ação faz parte dos Programas Alfabetização na Idade Certa  (PAIC) e Aprendizagem na Idade Certa (PAIC+5) . O objetivo é incentivar o prazer pela leitura entre as crianças e utilizá-la como recurso no processo de aprendizagem. A solenidade acontece na Assembleia Legislativa do Ceará – Plenário 13 de Maio e contará com as presenças do secretário adjunto da Educação, Maurício Holanda, e do Deputado Estadual, Wellington Landim, representante da Assembleia Legislativa.


A distribuição dos livros já começou para todas as salas de aula da  educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública. Ao  todo, são 45.000 coleções compostas por 12 títulos. As obras são  escolhidas a partir de seleção de textos inéditos de Literatura Infantil  de autores residentes no Ceará. Durante o lançamento, haverá a entrega do troféu Prêmio Literário PAIC ao escritor Kelsen Bravos, pelo trabalho como coordenador editorial das coleções e a todos os escritores que participam, assim como os ilustradores.

A entrega das Coleções dá continuidade a um trabalho que teve início com a implantação do Programa Alfabetização na Idade Certa, em 2007, e a expansão do PAIC +5, em 2011. Essa atividade tem como finalidade fortalecer o letramento dos alunos. Para isso, os livros são trabalhados durante oficinas de dinamização do acervo com formadores municipais que levam esses conhecimentos aos educadores. E os professores colocam em prática com seus alunos. As coleções ficam à disposição no Cantinho de Leitura presente em cada sala de aula.

Fabiana Skeff, coordenadora do Eixo de Literatura Infantil e Formação do Leitor do PAIC, explica que na escola, os professores realizam atividades lúdicas que motivam a leitura, a interpretação e produção de novas histórias. "O acesso ao livro é um direito da criança, assim, estaremos promovendo uma inclusão à cultura. Para o professor, a palavra chave é encantamento, ou seja, ele abraçar o momento da leitura na sala de aula, como um deleite e por meio da contação, da dramatização, da música e das artes em geral, a leitura gerar prazer e permanecer na vida das crianças".

PAIC E PAIC +5

O PAIC teve sua origem pela iniciativa de alguns municípios cearenses, apoiados pela Undime, Aprece e Unicef, a partir dos resultados do Comitê Cearense pela Eliminação do Analfabetismo Escolar, instituído na Assembleia Legislativa. Foi transformado em política pública prioritária do Governo do Estado em 2007. O programa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa. Em 2011, o Governo do Estado, por meio da Seduc, expandiu as ações até 5º ano, com vistas a melhorar os resultados de aprendizagem da etapa inicial do Ensino Fundamental. Essa iniciativa é denominada Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC+5).

04.07.2013
Assessoria de Imprensa da Seduc

quarta-feira, 3 de julho de 2013

PARQUE SOLEDADE GANHANDO CALÇAMENTO E CALÇADAS NOVAS

O Bairro Parque Soledade também esta ganhando em algumas ruas o calçamentos e calçadas hoje a tarde visitei o bairro e perguntei aos moradores se estavam gostando da obra eles disseram que agora esta ótimo quando chovia ficava tudo alagado agora melhorou muitos.  

PREFEITO DR. WASHINGTON VISITA A OBRA DO MAS CULTURA

No começo da tarde desta quarta feira o prefeito Dr.Washington acompanhando pela a professora Claudia de Paula e o Engenheiro Elano visitou a obra do prédio do mas cultura que fica ao lado da Escola Profissionalizante e nessa mesma visita o prefeito também foi ver os provável terrenos onde o município vai estalar mas quatro escolas em parceria  com o governo estadual.

I JORNADA DE POLITICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS EM CAUCAIA

Na manhã desta quarta feira 03/7. O Prefeito Dr. Washington fez a acolhida aos prefeitos e a Dra. Socorro França e os convidados na I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas realizado na Escola Profissionalizante Antonio Valmir da Silva o auditório ficou pequeno para o público que compareceu muitos representeantes de casas de acolhimentos e recuperação como os agentes de saúde do município. E Representantes de mais sete município presentes.  

terça-feira, 2 de julho de 2013

Garantia-Safra: municípios devem apresentar laudos e quitar parcelas até 21 de julho

Cinquenta e cinco municípios cearenses que receberam em julho a 13º parcela do Garantia-Safra 2011/2012 devem ficar atentos ao calendário. As Prefeituras Municipais têm até o dia 21 de julho para preencher e enviar os laudos de perdas para a avaliação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e futura liberação do benefício a partir de agosto. 21 de julho também é a data limite para a quitação das parcelas da contrapartida financeira desses municípios.
 
O Garantia-Safra 2013 será pago em cinco parcelas sendo uma de R$ 140,00 e quatro de R$ 155,00, perfazendo R$ 760,00. “O Governo Federal autorizou o pagamento do benefício enquanto durasse a seca, mas solicitamos a agilidade das Prefeituras para regularizar esta situação”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

Senado aprova exigência de ficha limpa para todos os servidores públicos

Paola Lima
O Senado aprovou nesta terça-feira (2) a exigência de ficha limpa para o ingresso no serviço público, seja em emprego, cargo efetivo ou cargo comissionado. A medida valerá para os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo e nas esferas federal, estadual e municipal. A matéria, que faz parte da pauta elaborada pela Casa para atender às reivindicações dos recentes protestos populares, segue agora para análise da Câmara dos Deputados.
Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2012, do senador Pedro Taques (PDT-MT), foi aprovada por unanimidade na forma de um substitutivo do relator Eunício Oliveira (PMDB-CE). O projeto original proibia a nomeação em cargos comissionados e funções de confiança de pessoas em situação de inelegibilidade conforme a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135).
O substitutivo votado pelos senadores incorporou também o texto da PEC 30/2010, de autoria do ex-senador Roberto Cavalcante, estendendo essa proibição para nomeação de servidores efetivos.
- Somente com medidas dessa natureza poderemos resgatar a eficiência, a moralidade, a transparência, a responsabilidade e a impessoalidade na administração de bens, valores, serviços e recursos adquiridos com o suado dinheiro dos contribuintes brasileiros. Ninguém suporta mais assistir a frequentes e degradantes espetáculos de enriquecimento ilícito e de lesão ao erário público. Vamos respeitar e traduzir o sentimento das ruas e dar mais um passo efetivo para coibir a falta de respeito com a maioria, com os cargos e com o dinheiro público - afirmou Eunício, ao defender a proposta em Plenário.
O relator explicou que o projeto final teve como referência não somente as duas PECs aprovadas conjuntamente, mas também outras propostas sobre o tema que tramitavam no Senado, como aPEC 18/2012, do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), a PEC 20/2012, da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o Projeto de Lei do Senado (PLS) 213/2013, de Pedro Simon (PMDB-RS), e o Projeto de Resolução 5/2012, de Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).
As proposições, esclareceu, não puderam ser apensadas às PECs por tratarem de espécie legislativa diversa, mas ajudaram a construir o substitutivo aprovado em Plenário.
Com a medida, ficam impedidos de assumir cargos públicos aqueles que estão em situação de inelegibilidade em razão de condenação ou punição de qualquer natureza, na forma da Lei da Ficha Limpa, como crimes contra a administração pública, crimes eleitorais e crimes hediondos. O prazo dessa inelegibilidade é de oito anos.
Para o autor da PEC original, senador Pedro Taques, o servidor público precisa ter uma vida passada sem qualquer nódoa. Em sua avaliação, não é “razoável” o cidadão, devido à Lei da Ficha Limpa, ser impedido de se candidatar a vereador do menor município do país, mas poder assumir, por exemplo, a presidência do Banco Central, o Ministério da Fazenda ou uma secretaria de estado.
Em Plenário, a proposta contou com manifestação de apoio dos senadores Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Pedro Simon (PMDB-RS), Vital do Rêgo (PMDB-PB), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Wellington Dias (PT-PI), Walter Pinheiro (PT-BA), Eduardo Braga (PMDB-AM), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Casildo Maldaner (PMDB-SC) e Paulo Paim (PT-RS).
Crimes dolosos
Durante a votação em segundo turno, no entanto, os senadores retiraram do texto trecho que impedia a nomeação em cargos públicos de condenados por crime doloso, com decisão transitada em julgado ou por sentença proferida por órgão judicial colegiado. A supressão foi sugerida por Pedro Taques, que criticou a ampliação da exigência de Ficha Limpa para todos os servidores da administração pública e não apenas para aqueles que ocupam função comissionada – e que, por isso, possuem poder de decisão e acesso aos recursos públicos.
O senador argumentou que, ao estender a proibição a todos os servidores efetivos, o Senado estaria determinando a “morte civil” de inúmeros cidadãos, condenados por crimes menores, que já não têm chance de trabalho na iniciativa privada e que, no serviço público, exerceriam apenas serviços administrativos.
A solução foi retirar a vedação a pessoas condenadas por crimes dolosos em geral e deixar somente os critérios previstos na Lei da Ficha Limpa. A retirada teve apoio de senadores como Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Lúcia Vânia (PSDB-GO). A senadora deu como exemplo um ex-presidiário, com condenação transitada em julgado, que seria impedido de recomeçar a vida prestando um concurso público.
Agência Senado

Evento discute políticas públicas contra as drogas em Caucaia

O Governo Municipal de Caucaia, o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas – COMAD, a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde- CRES e a Assessora Especial de Políticas Públicas sobre Drogas do Estado do Ceará, Socorro França, realizam nesta quarta-feira, dia 3 de julho, a I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas. O evento será realizado às 8h30, no auditório da Escola Profissionalizante Antônio Valmir da Silva, localizada na rua  Coronel Correia, s/n, BR 222, km 08, bairro Vicente Arruda, Caucaia.

Copa das Confederações: Fortaleza foi a segunda cidade-sede que mais recebeu torcedores


Castelão Turistas
Fortaleza atraiu o segundo maior público das seis cidades-sede escolhidas para sediar a Copa da Confederações da FIFA Brasil 2013, atrás apenas do Rio de Janeiro. Com taxa de lotação superior a 93%, a Arena Castelão recebeu 165.150 espectadores que assistiram com muito entusiasmo as partidas entre Brasil x México, Nigéria x Espanha e a semifinal entre Espanha x Itália. Os números divulgados pela FIFA confirmam o recorde de público que a Arena Castelão estabeleceu após a entrega do estádio em dezembro de 2012. A partida da Seleção Brasileira contra os mexicanos registrou a marca de 57.804 espectadores nas arquibancadas de todos os setores da arena. A emoção de escutar o estádio inteiro cantando o Hino Nacional comoveu os jogadores e todos os espectadores presentes. A cena varreu o mundo inteiro e deu visibilidade à Capital cearense, cidade-sede da alegria. “Não resta dúvida que Fortaleza ganhou muito com a realização da Copa das Confederações. Foi uma grande oportunidade de mostrar a nossa cara para o mundo, além de fortalecer o nosso comércio, serviço e turismo”, destaca o secretário especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa.


Público das partidas realizadas em Fortaleza

Brasil 2x0 México - 57.804 pessoas
Nigéria 0x3 Espanha - 51.263 pessoas
Espanha 0x0 Itália - 56.083 pessoas
Total: 165.150 pessoas


A torcida cearense entrou no clima da competição e lotou também o Aterro da Praia de Iracema. Uma estrutura especial foi montada à beira-mar para a exibição pública dos jogos da Copa das Confederações. Com quatro telões de LED à disposição dos torcedores, o São João da Copa de Fortaleza exibiu os jogos da Seleção Brasileira, além dos jogos realizados na Arena Castelão. A festa era acompanhada com a apresentação de quadrilhas juninas, humoristas, DJs e artistas locais, reunindo um público de 30 mil pessoas por partida.

Outro fator de sucesso em Fortaleza foi a operação especial feita para levar os torcedores até o perímetro de segurança da FIFA nos dias de jogos. De forma gratuita, 250 ônibus foram disponibilizados para transportar os torcedores com ingresso de nove pontos de embarque montados em várias partes da cidade. Outra opção apresentada aos torcedores foi a comodidade de estacionar seus veículos particulares em cinco bolsões gratuitos de estacionamento.

Próximos desafios

A Arena Castelão se prepara para receber mais um megaevento esportivo. Agora é a vez de Fortaleza esperar a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM. A cidade vai receber seis jogos, incluindo uma partida da Seleção Brasileira na primeira fase, um jogo das oitavas-de-final e um jogo das quartas-de-final. Antes disso, a arena multiuso cearense vai receber um show da turnê internacional da cantora Beyoncé, no próximo dia 8 de setembro.

02.07.2013

Assessoria de Comunicação da Secopa

POSSE DO CONSELHO DE SAÚDE DE CAUCAIA

Foto

Na manha desta terça feira o conselho municipal de saúde tomou posse no auditório do CRAS. Edson da Mota Correia.Conselho Municipal de Saúde - CMS, em nossa CAUCAIA, cidadãos cientes da grande responsabilidade; pois é o principal meio de participação popular encontrada nas três instâncias de Governo - Federal, Estadual e Municipal, fortalecendo a participação democrática da população caucaiense para a Saúde Pública de nosso município.



DEPUTADO FEDERAL DANILO FORTE COBRA EXPLORAÇÃO DA MINA DE ITATAIA


O pedido de licenciamento ambiental para exploração da Mina de Itataia deve ser encaminhado ao Ibama na  segunda quinzena de agosto. A informação foi transmitida pelo Presidente da INB, Professor Aquilino Senra, ao deputado Danilo Forte em audiência no Rio de Janeiro, no último dia primeiro.  Segundo o parlamentar, para encaminhar o pedido de licença ambiental a INB está ultimando os relatórios: o  de segurança ambiental que será apresentado à CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear; a definição de rota tecnológica, que é a separação dos elementos urânio, fosfato e calcário e o estudo sobre as cavernas de alta relevância encontradas na área da mina. A expectativa do presidente da INB é obter a licença ambiental até março de 2014.
Após mais de trinta anos de descoberta, foi formado em 2008 o consórcio Santa Quitéria para a produção conjunta do fosfato e do minério de urânio da Jazida, localizada entre os municípios de Santa Quitéria, Itatira e Madalena. A exploração do fosfato será feita pela empresa Galvani, de São Paulo, e exploração e produção do urânio a cargo da empresa estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Em 2009, O Ministério Público e o Ibama conseguiram a suspensão da licença anteriormente concedida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente(Semace). É a celeridade no processo de licenciamento ambiental do empreendimento que o deputado Danilo Forte tem cobrado com insistência das autoridades federais para que a mina possa ser explorada "temos uma cadeia econômica para ser desenvolvida em uma das regiões mais carentes e mais pobres do estado do Ceará", justifica.

Assessoria de Imprensa  e Blog

Mensagem de Dilma ao Congresso pede fim de voto secreto

A presidente Dilma Rousseff enviou na manhã desta terça-feira (2) ao Congresso Nacional mensagem propondo a realização de um plebiscito sobre a reforma política. O documento foi entregue pelo vice-presidente Michel Temer e pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que foram pessoalmente ao Congresso.
Há cinco pontos centrais na proposta de consulta popular sugerida pela presidente, segundo Eduardo Cardozo:
1) forma de financiamento de campanhas (público, privado ou misto). Atualmente, as campanhas políticas têm financiamento privado, o que, segundo os críticos, leva os políticos a criar vínculos com as empresas que os financiaram, o que provocaria tendência de favorecimento de tais empresas. Ao mesmo tempo, há críticas ao financiamento público de campanha, que o dinheiro dos cofres públicos seria dividido de acordo com a composição das bancadas na Câmara dos Deputados e a captação de doações das empresas passaria a ser ilegal.
2) definição do sistema eleitoral (voto proporcional, distrital, distrital misto, “distritão”, proposta em dois turnos)
3) continuidade ou não da existência da suplência no Senado: diferentemente da Câmara, os senadores são eleitores por voto majoritário, e não proporcional. O suplente é escolhido na chapa do senador e não participa da campanha, ou seja, não recebe votos. Assim, caso o senador eleito se ausente, o suplente assume mesmo sem ter sido escolhido nas urnas. Em fevereiro, segundo levantamento do blog do colunista do UOL Fernando Rodrigues, 17 dos 81 senadores em exercício eram suplentes, mantendo a média de cerca de 20% da composição preenchida por senadores que não disputaram eleições.
4) manutenção ou não das coligações partidárias: hoje, os partidos fazem coligações entre si tanto para eleições no Executivo (presidente, governadores e prefeitos) quanto no Legislativo (deputados federais, estaduais e vereadores). No entanto, as coligações nacionais não são necessariamente as mesmas dos Estados, gerando alianças diferentes no plano federal e estadual. As coligações permitem ainda que deputados da mesma aliança sejam eleitos na rasteira de outros bem-votados. Foi o caso das eleições de 2010, em que o deputado Tiririca (PR-SP) teve teve de 1,35 milhão de votos e elegeu junto com ele mais três deputados, sendo um do PcdoB, um do PRB e um do PT.
5) fim ou não do voto secreto no Parlamento: Atualmente, a Constituição prevê voto secreto na análise de vetos presidenciais no Congresso e na cassação de congressistas. No entanto, o regimento interno da Câmara e do Senado também determina voto secreto para a escolha dos presidentes das duas Casas. Na semana passada, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou a proposta de emenda à Constituição que acaba com o voto secreto em processos de cassação de mandato. A proposta, que já foi aprovada no Senado, vai agora a uma comissão especial da Câmara que será criada para analisá-la. Em seguida, precisa ser aprovada em dois turnos no plenário da Casa.
(Agência de Notícias)

Bispos e cardeais aprovam segundo milagre do papa João Paulo II

untitled
A Congregação para a Causa dos Santos aprovou nesta terça-feira o segundo milagre atribuído ao papa João Paulo II, morto em 2005. Com isso, é aberto o caminho para a canonização, processo que o proclamará como santo.
O pontífice, que comandou a igreja de 1979 até a sua morte, é apontado como o responsável pela cura de uma mulher italiana que sofria de câncer. Ela se curou em 1º de maio de 2011, mesma data da beatificação de João Paulo 2º, de maneira inexplicável para a ciência.
O milagre foi aprovado por bispos e cardeais que compõem a comissão, uma das instâncias de avaliação para determinar a santidade de alguma pessoa perante à Igreja Católica. O primeiro aval foi dado em 18 de junho, após a avaliação de laudo médico.
Agora só falta o papa Francisco promulgar o decreto pelo qual se reconhece este milagre, que abre caminho para a canonização de João Paulo II, o que poderia ocorrer em dezembro. A data da cerimônia será fixada pelo pontífice em um conselho de cardeais.
(Agência de Notícias)

Política PTdoB-CE deixa base aliada da Prefeitura de Fortaleza

 Presidente do partido afirmou que o modo como a política é feita precisa ser repensada
O Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB-CE) encaminhou à Câmara Municipal de Fortaleza um documento comunicando o rompimento do partido com a base aliada da Prefeitura de Fortaleza por não participar das discussões organizadas pela atual gestão, segundo o presidente estadual do PTdoB-CE, Haroldo Abreu.


John Monteiro e Leonelzinho Alencar compõem a bancada do partido na Câmara Municipal FOTOS: ALCIDES FREIRE/MARÍLIA CAMELO

"O PTdoB não faz mais parte da base aliada. Não adianta dizermos que somos da base aliada, se não podemos sentar na mesa para discutir. O partido nunca foi chamado para qualquer reunião da Prefeitura de Fortaleza", explicou Haroldo Abreu.
O presidente do partido ainda afirmou que o PTdoB-CE passará a atuar de forma independente e ressaltou que o modo de fazer política no Ceará e no Brasil precisa ser repensado.
"Não se pode mais fazer o feijão com arroz. Diante dessas movimentações em todo o País, os partidos têm que repensar o seu papel na política", acrescentou. Na Câmara Municipal, a bancada do PTdoB-CE é formada pelos vereadores Leonelzinho Alencar e John Monteiro.
Diario do Nordeste

Seleção Pública: Seduc e Centec abrem inscrições para professores


BrasaoO Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e a Secretaria de Educação (Seduc) estão com inscrições abertas para o Processo de Seleção Pública para professores e assistentes do eixo profissional do Ensino Médio Integrado (EMI). Os professores selecionados atuarão nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) de todo Estado. Serão ofertadas 586 vagas para todo o Estado do Ceará.

As inscrições iniciaram-se sexta-feira, 28 de junho, encerrando-se no dia 07 de julho 2013. Os interessados deverão acessar o site http://drh.centec.org.br, onde será possível baixar o Edital da Seleção Pública e efetuar a inscrição on-line.

A seleção é para formação de Cadastro de Reserva, embora alguns professores já sejam chamados a partir de agosto de 2013. São disponibilizadas 64 vagas para deficientes. O salário base inicial para 20 horas de trabalhos semanal é de R$ 1.514,00.

As áreas ofertadas são as seguintes: Administração; Agrimensura; Agroindústria; Agronegócio; Agropecuária; Aquicultura; Automação industrial; Carpintaria; Cerâmica; Comércio; Contabilidade; Desenho da construção civil; Design interiores; Edificações; Eletromecânica; Eletrotécnica; Enfermagem; Estética; Eventos; Fabricação mecânica; Finanças; Floricultura; Fruticultura; Guia de turismo; Hospedagem; Informática; Instrutor de libras; Logística; Massoterapia; Mecânica; Meio ambiente; Mineração; Modelagem do vestuário; Nutrição e dietética; Paisagismo; Petróleo e gás; Produção de áudio e vídeo; Química; Redes de computadores; Regência; Saúde bucal; Secretaria escolar; Secretariado; Segurança no trabalho;Tecelagem; Tradutor e Intérprete de libras; Transações imobiliárias e Vestuário.
Maior informação acesse o link: http://drh.centec.org.br


01.07.2013
Assessoria de Comunicação do Centec

Preso bandido mais procurado do CE

Na madrugada de ontem, ´Márcio do Gueto´ (camisa amarela) foi preso no Jardim Iracema com um comparsa e tentou subornar os PMs do BPRaio FOTO: DIVULGAÇÃO
Foram quase dois anos de buscas e investigações. Mas, na madrugada de ontem chegou ao fim a temporada de fuga do bandido considerado o mais procurado pela Polícia do Ceará.

O traficante de drogas e homicida Márcio Gladson Dias da Silva, conhecido por ´Márcio do Gueto´, foi preso. No começo da madrugada, o bandido acabou cercado por uma equipe de policiais militares do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) na zona Oeste da Capital).

´Márcio do Gueto´ foi abordado pela patrulha Raio-06, sob o comando do cabo PM Agostinho, no cruzamento da Rua Tulipa com a Travessa Canário, no bairro Jardim Iracema. Ele trafegava em uma moto vermelha, de placa OSN-9209 (CE). Estava na garupa do veículo que era guiado por outro homem. Segundo relato dos PMs, o traficante tentou suborná-los. Primeiro, teria oferecido R$ 18 mil. Em seguida, aumentou sua ´oferta´ para R$ 50 mil para que fosse liberado pelos policiais.

Arma

Os militares recusaram o dinheiro, mas o traficante teria aumentado o suborno, afirmando que entregaria também uma arma de fogo. Os PMs simularam aceitar a arma. Pelo telefone celular, ´Márcio do Gueto´ ligou para um adolescente ordenando que ele levasse até o local de sua prisão um revólver de calibre 38. Quando o menor apareceu com a arma, foi também apreendido.

Os acusados foram levados para o plantão do 7º DP (Pirambu), onde foi lavrado o flagrante. Já o adolescente, acabou sendo transferido para a DCA, por ter sido detido com a arma.

Ainda de madrugada, ´Márcio do Gueto´ foi transferido para a carceragem da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), já que havia contra ele um mandado de prisão. Além disso, circularam boatos de que o bandido seria resgatado por sua quadrilha armada.

Crimes

´Márcio do Gueto´ passou a ser caçado pelas autoridades desde 2011. Acusado de diversos crimes, ele comandava o tráfico de drogas na Favela do Gueto, uma invasão localizada na antiga sede da fábrica de jeans ´Villejack´, na esquina das avenidas Senador Roberto Kennedy e Francisco Sá, na Barra do Ceará.

Por conta da disputa com outros traficantes, ´Márcio do Gueto´, conforme as autoridades, teria ordenado várias execuções sumárias na Barra do Ceará e na comunidade das Goiabeiras, onde, somente no ano passado, nada menos, que 77 pessoas foram assassinadas.

Caçado pela Polícia Militar, pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e também pela Delegacia de Narcóticos (Denarc), Márcio ´desapareceu´ do Gueto e foi se esconder no bairro Jardim Iracema, onde, desde o começo deste ano, vêm ocorrendo homicídios misteriosos e cruéis, à exemplo que acontecia na Barra.

Para a Polícia, a presença de Márcio no Jardim Iracema pode ter sido o motivo da eclosão de uma onda de mortes violentas ali e nos bairros vizinhos de Floresta, Álvaro Weyne e Quintino Cunha nos últimos quatro meses, conforme registros da Ciops e da DHPP.

Entre os assassinatos ocorridos na Barra do Ceará no ano passado, e cujas suspeitas recaem sobre o traficante, a chacina registrada na tarde de 14 de abril, nas Goiabeiras, quando foram mortos três jovens, identificados como Ronaldo Vieira da Silva, Valdir Felipe Freitas de Oliveira e Felipe Almeida dos Santos, os dois últimos, menores.

Policiais

Na conta de ´Márcio do Gueto´, há também a suspeita de ele ter ordenado a morte de dois policiais militares. O primeiro, o soldado PM Francisco Evandro Pinto Rodrigues, executado dentro de um bar, na Avenida 20 de Janeiro, na Barra do Ceará, no dia 25 de março do ano passado, juntamente com seu amigo Cleiton Ribeiro da Silva. Neste mesmo episódio, saiu gravemente ferido outro PM, o soldado Claudemir Ribeiro dos Santos, o ´Claudio Pit Bull´, irmão de Cleiton. Mas, seis meses depois, já recuperado das lesões sofridas no atentado, ´Pit Bull´ foi emboscado e fuzilado dentro de um carro no Parque São José.

Vários comparsas de Márcio já foram presos, entre eles, Maycon da Silva Nascimento, o ´Maycozinho´; Leandro Dutra da Cunha, o ´Playboy´; e José Flávio Rodrigues Pereira, o ´Gago da Barra´. Ambos são suspeitos de matar várias pessoas por ordem do chefe do bando.


Fonte:DN
Blog Combate Policial

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Dilma envia ao Congresso nesta terça-feira (2) proposta de plebiscito sobre a reforma política

Reforma política incluirá financiamento de campanha e sistema de voto, diz presidenta

A presidente Dilma Rousseff confirmou que enviará nesta terça-feira (2) ao Congresso Nacional mensagem pedindo um plebiscitopara discutir a reforma política. Segundo ela, o governo pretende discutir pelo menos dois pontos: financiamento de campanhas esistema eleitoral.

Dilma disse que formulação das pergutas não cabe ao Palácio do Planalto. FOTO: AGÊNCIA BRASIL
Segundo a presidente, existirá a possibilidade de a população escolher entre o voto proporcional, distrital e misto. Dilma, no entanto, declarou que a formulação das perguntas não cabe ao Palácio do Planalto, mas ao Congresso e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela ressaltou ainda que o poder de convocar uma consulta popular cabe exclusivamente ao Congresso.

“Não vamos dar sugestões de perguntas. Isso fica entre o Senado, a Câmara dos Deputados e o Tribunal Superior Eleitoral. Está claro, na Consituição, que quem convoca plebiscito é o Congresso Nacional. Por isso, insisti na palavra sugestão no que se refere à relação entre o Executivo e o Legislativo”, explicou.

Proposta ainda poderá ser alterada
Dilma disse ainda que o Congresso poderá mudar a proposta de reforma política enviada pelo Planalto. “Amanhã, enviamos nossa sugestão à Câmara e ao Senado no sentido de plebiscito apontando em linhas gerais as balizas que julgamos importantes. Isso não significa que outras balizas não podem aparecer”, declarou.

Dilma pede que ministros acelerem projetos de infraestrutura

A presidenta também disse que, na reunião desta tarde, tratou com os ministros sobre a necessidade de todos os ministérios acelerarem a execução dos projetos de infraestrutura, tanto das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) como dos projetos do Programa de Investimentos em Logística, que envolvem a concessão à iniciativa privada de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias, além da licitação de áreas de exploração de petróleo e gás.

Dilma interrompeu a reunião ministerial, a terceira de seu governo, para dar esclarecimentos à imprensa. O encontro começou por volta das 17h e, de acordo com a presidenta, ainda levará várias horas.

Validade do plebiscito para 2014 depende do TSE, da Câmara e do Senado
Ela disse que seria “oportuno” que as eventuais mudanças resultantes do plebiscito sobre a reforma política valessem para as eleições de 2014, mas ressaltou que esse prazo não depende do governo. “Não tenho governabilidade sobre essa questão. Gostaria que tivesse efeito sobre essa eleição, agora se vai ser possível ou não, isso vai levar em conta uma séria de questões práticas do Tribunal Superior Eleitoral, da Câmara e do Senado.”

Além de 36 ministros, os líderes do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), e no Congresso, deputado José Pimentel (PT-CE), participam da reunião na residência oficial da Granja do Torto. Os ministros da Cultura, Marta Suplicy, das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que estão em viagem ao exterior, não estiveram no encontro, mas mandaram representantes. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, também não compareceu, pois está doente.

No fim de semana, Dilma teve reuniões com os ministros das Comunicações, Paulo Bernardo, e da Saúde, Alexandre Padilha. Hoje (1°) de manhã, a presidenta recebeu o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Na semana passada, a presidenta recebeu pela primeira vez em seu governo representantes de movimentos sociais e organizações da sociedade civil, que, de alguma maneira, participaram dos recentes protestos ocorridos no país. Dilma também reuniu prefeitos das capitais e governadores para apresentar as medidas que o governo deve adotar em resposta às demandas levadas às ruas durante as manifestações.

Entre as medidas anunciadas, está um plebiscito sobre a reforma política. A ideia do governo é consultar a população sobre os principais temas da reforma, e, em seguida, as eventuais mudanças no sistema eleitoral seriam consolidadas pelo Congresso Nacional.
Fonte: Diário do Nordeste

domingo, 30 de junho de 2013

CE: FOTO DO ASSALTANTE QUE PARTICIPOU NO ASSALTO EM IRAUÇUBA QUE VITIMOU O SD ISAÍAS


Este elemento participou no assalto em Irauçuba que vitimou fatalmente o Sd Isaías do Ronda de Sobral, ele se chama Rodrigo Lopes, natural de Coité, zona rural de Irauçuba. Acredita-se que o mesmo esteja baleado, os hospitais da região foram informados. As últimas informações dão conta que eram 04 elementos, que não anunciaram o assalto e abordaram o veículo frontalmente já mandando fogo nos policiais, tendo saldo de 01 PM ferido e outro morto, além de um bandido morto e outro baleado, eram 02 bandidos pela frente e que outros 02 bandidos estavam na cobertura pela retaguarda e abriram fogo covardemente contra os policiais.



Lula na disputa, eleição seria decidida no primeiro turno aponta pesquisa

A pesquisa Datafolha realizou simulações incluindo um cenário com  o ex-presidente Lula como candidato à Presidência da República em 2014.
De acordo com os números, Lula teria 46% dos votos, contra 19% de Marina Silva, 14% de Aécio Neves e 4% de Eduardo Campos, vencendo no primeiro turno.
Mesmo com a inclusão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, entre os presidenciáveis, Lula continuaria vencendo.
Um resultado melhor que o da presidenta Dilma.
Confira  o cenário: