Foto: Kid Júnior
Guaru, Assisinho e Lúcio marcaram os gols do Leão. O resultado deixou o Fortaleza na liderança isolada na tabela de classificação, com 10 pontos.
Fonte: Diário do Nordeste
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), lança nesta sexta-feira (05), às 11 horas, a 7ª, 8ª e 9ª Coleções PAIC PROSA E POESIA. A ação faz parte dos Programas Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e Aprendizagem na Idade Certa (PAIC+5) . O objetivo é incentivar o prazer pela leitura entre as crianças e utilizá-la como recurso no processo de aprendizagem. A solenidade acontece na Assembleia Legislativa do Ceará – Plenário 13 de Maio e contará com as presenças do secretário adjunto da Educação, Maurício Holanda, e do Deputado Estadual, Wellington Landim, representante da Assembleia Legislativa.
A distribuição dos livros já começou para todas as salas de aula da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública. Ao todo, são 45.000 coleções compostas por 12 títulos. As obras são escolhidas a partir de seleção de textos inéditos de Literatura Infantil de autores residentes no Ceará. Durante o lançamento, haverá a entrega do troféu Prêmio Literário PAIC ao escritor Kelsen Bravos, pelo trabalho como coordenador editorial das coleções e a todos os escritores que participam, assim como os ilustradores.
A entrega das Coleções dá continuidade a um trabalho que teve início com a implantação do Programa Alfabetização na Idade Certa, em 2007, e a expansão do PAIC +5, em 2011. Essa atividade tem como finalidade fortalecer o letramento dos alunos. Para isso, os livros são trabalhados durante oficinas de dinamização do acervo com formadores municipais que levam esses conhecimentos aos educadores. E os professores colocam em prática com seus alunos. As coleções ficam à disposição no Cantinho de Leitura presente em cada sala de aula.
Fabiana Skeff, coordenadora do Eixo de Literatura Infantil e Formação do Leitor do PAIC, explica que na escola, os professores realizam atividades lúdicas que motivam a leitura, a interpretação e produção de novas histórias. "O acesso ao livro é um direito da criança, assim, estaremos promovendo uma inclusão à cultura. Para o professor, a palavra chave é encantamento, ou seja, ele abraçar o momento da leitura na sala de aula, como um deleite e por meio da contação, da dramatização, da música e das artes em geral, a leitura gerar prazer e permanecer na vida das crianças".
PAIC E PAIC +5
O PAIC teve sua origem pela iniciativa de alguns municípios cearenses, apoiados pela Undime, Aprece e Unicef, a partir dos resultados do Comitê Cearense pela Eliminação do Analfabetismo Escolar, instituído na Assembleia Legislativa. Foi transformado em política pública prioritária do Governo do Estado em 2007. O programa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa. Em 2011, o Governo do Estado, por meio da Seduc, expandiu as ações até 5º ano, com vistas a melhorar os resultados de aprendizagem da etapa inicial do Ensino Fundamental. Essa iniciativa é denominada Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC+5).
04.07.2013
Assessoria de Imprensa da Seduc
|
Fortaleza atraiu o segundo maior público das seis cidades-sede escolhidas para sediar a Copa da Confederações da FIFA Brasil 2013, atrás apenas do Rio de Janeiro. Com taxa de lotação superior a 93%, a Arena Castelão recebeu 165.150 espectadores que assistiram com muito entusiasmo as partidas entre Brasil x México, Nigéria x Espanha e a semifinal entre Espanha x Itália. Os números divulgados pela FIFA confirmam o recorde de público que a Arena Castelão estabeleceu após a entrega do estádio em dezembro de 2012. A partida da Seleção Brasileira contra os mexicanos registrou a marca de 57.804 espectadores nas arquibancadas de todos os setores da arena. A emoção de escutar o estádio inteiro cantando o Hino Nacional comoveu os jogadores e todos os espectadores presentes. A cena varreu o mundo inteiro e deu visibilidade à Capital cearense, cidade-sede da alegria. “Não resta dúvida que Fortaleza ganhou muito com a realização da Copa das Confederações. Foi uma grande oportunidade de mostrar a nossa cara para o mundo, além de fortalecer o nosso comércio, serviço e turismo”, destaca o secretário especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa.
Público das partidas realizadas em Fortaleza
Brasil 2x0 México - 57.804 pessoas
Nigéria 0x3 Espanha - 51.263 pessoas
Espanha 0x0 Itália - 56.083 pessoas
Total: 165.150 pessoas
A torcida cearense entrou no clima da competição e lotou também o Aterro da Praia de Iracema. Uma estrutura especial foi montada à beira-mar para a exibição pública dos jogos da Copa das Confederações. Com quatro telões de LED à disposição dos torcedores, o São João da Copa de Fortaleza exibiu os jogos da Seleção Brasileira, além dos jogos realizados na Arena Castelão. A festa era acompanhada com a apresentação de quadrilhas juninas, humoristas, DJs e artistas locais, reunindo um público de 30 mil pessoas por partida.
Outro fator de sucesso em Fortaleza foi a operação especial feita para levar os torcedores até o perímetro de segurança da FIFA nos dias de jogos. De forma gratuita, 250 ônibus foram disponibilizados para transportar os torcedores com ingresso de nove pontos de embarque montados em várias partes da cidade. Outra opção apresentada aos torcedores foi a comodidade de estacionar seus veículos particulares em cinco bolsões gratuitos de estacionamento.
Próximos desafios
A Arena Castelão se prepara para receber mais um megaevento esportivo. Agora é a vez de Fortaleza esperar a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM. A cidade vai receber seis jogos, incluindo uma partida da Seleção Brasileira na primeira fase, um jogo das oitavas-de-final e um jogo das quartas-de-final. Antes disso, a arena multiuso cearense vai receber um show da turnê internacional da cantora Beyoncé, no próximo dia 8 de setembro.
02.07.2013
Assessoria de Comunicação da Secopa
|
As inscrições iniciaram-se sexta-feira, 28 de junho, encerrando-se no dia 07 de julho 2013. Os interessados deverão acessar o site http://drh.centec.org.br, onde será possível baixar o Edital da Seleção Pública e efetuar a inscrição on-line. A seleção é para formação de Cadastro de Reserva, embora alguns professores já sejam chamados a partir de agosto de 2013. São disponibilizadas 64 vagas para deficientes. O salário base inicial para 20 horas de trabalhos semanal é de R$ 1.514,00. As áreas ofertadas são as seguintes: Administração; Agrimensura; Agroindústria; Agronegócio; Agropecuária; Aquicultura; Automação industrial; Carpintaria; Cerâmica; Comércio; Contabilidade; Desenho da construção civil; Design interiores; Edificações; Eletromecânica; Eletrotécnica; Enfermagem; Estética; Eventos; Fabricação mecânica; Finanças; Floricultura; Fruticultura; Guia de turismo; Hospedagem; Informática; Instrutor de libras; Logística; Massoterapia; Mecânica; Meio ambiente; Mineração; Modelagem do vestuário; Nutrição e dietética; Paisagismo; Petróleo e gás; Produção de áudio e vídeo; Química; Redes de computadores; Regência; Saúde bucal; Secretaria escolar; Secretariado; Segurança no trabalho;Tecelagem; Tradutor e Intérprete de libras; Transações imobiliárias e Vestuário. Maior informação acesse o link: http://drh.centec.org.br 01.07.2013 Assessoria de Comunicação do Centec |
Na madrugada de ontem, ´Márcio do Gueto´ (camisa amarela) foi preso no Jardim Iracema com um comparsa e tentou subornar os PMs do BPRaio FOTO: DIVULGAÇÃO |
Na deste sábado 22 de março o superintendente do Detran-CE ao lado de amigos fez mas uma ação de solidariedade entregando cestas...