sábado, 6 de julho de 2013

Alaíde Guimarães e Pessoa Neto são homenageados pela NTU

Com o intuito de explorar conexão entre competitividade e mobilidade e seu impacto no Custo Brasil, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), realiza em São Paulo, de 03 a 5 de Julho, o Seminário Nacional NTU 2013.
Durante o Seminário (04/07), será realizada a cerimônia de entrega da medalha do Mérito do Transporte, a nove personalidades ligadas ao setor, dentre eles, dois agraciados do Ceará, o superintendente técnico do Sindiônibus, Francisco Pessoa de Araújo Neto e In Memoriam, a Alaíde Lima de Freitas Guimarães (1920-2008), da empresa Vitória.
A premiação é a maneira que o setor encontrou para reconhecer o trabalho de pessoas físicas e jurídicas que atuam em prol do transporte público de passageiros do Brasil, quer sejam empresários, engenheiros, advogados, sociólogos, políticos, enfim, profissionais que se dedicaram a mobilidade urbana.
Confira perfil dos homenageados no Ceará:
*Alaíde Lima de Freitas Guimarães (In Memoriam)
Iniciou no transporte coletivo de passageiros quando juntamente com seu marido, Elieser de Freitas Guimarães adquiriram a Empresa Vitória em 1956. Após aquisição da Empresa, passou a dividir os afazeres domésticos com funções administrativas do trabalho.Aprendeu rapidamente a prestar contas com os cobradores, controlava o contas a pagar, a tesouraria e despachava no almoxarifado que funcionava numa sala dentro de  casa. Em meio a muitas dificuldades até conseguirem a estabilidade da empresa, sempre esteve ao lado do marido, participando das decisões e estratégias do negócio, como a compra dos primeiros ônibus novos e da troca dos veículos movidos à gasolina pelos à diesel. Com o falecimento de seu marido em 21 de setembro de 1981, continuou ao lado de seu filho Dalton Guimarães, dando-lhe suporte como conselheira até o final de seus dias, permanecendo na empresa por 52 anos.
 Homenagens e/ou condecorações recebidas:
Sala Alaíde Lima de Freitas Guimarães – Núcleo de Atendimento ao Idoso do Sindiônibus – 2008.
Medalha Cepimar de Transporte de Passageiros – Categoria Empresário – 2004.
Centro de Convenções Alaíde Lima de Freitas Guimarães – Hotel Chalés do Atlântico – 1998
Câmara de Vereadores de Caucaia – Título de Cidadã Caucaiense – 1996
CDL de Caucaia – Troféu “Exemplo de Vida” -1996
 Empresas das quais foi sócia:
Organização Guimarães Ltda – Empresa Vitória
LFG Empreendimentos Ltda
Hotel Chalés do Atlântico Ltda
Pesqueira Capanema S/A
Caucaia Petróleo Ltda
Fonte: Blog Washington Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

Nascem primeiras tartarugas de ninhos formados na nova faixa de praia do Icaraí, em Caucaia

Na tarde desta sexta-feira (22), quem passou pela orla do Icaraí pode notar um aglomerado atípico de pessoas na nova faixa de ar...