Alguns jogadores com passagens por clubes do futebol cearense marcaram gols e foram decisivos nos campeonatos estaduais e na Copa do Nordeste no decorrer do último final de semana de bola rolando pelo país, além daqueles que atuam no exterior.
Série A
O cearense Osvaldo teve uma atuação fraca pelo São Paulo, no empate do Tricolor Paulista por 0 a 0 contra o Botafogo e foi substituído por Welliton no segundo tempo.
Comandado por Vágner Mancini (ex-Ceará), o Atlético-PR goleou o Náutico por 4 a 1, na Arena Pernambuco e assumiu a terceira colocação do campeonato. O destaque da vitória mais uma vez foi o cearense Ederson, que marcou dois gols e chego a marca de 12 no campeonato.
O volante Dudu Cearense foi titular do Goiás, que empatou sem gols contra o Atlético-MG.
Série B
O Atlético-GO, do técnico PC Gusmão (ex-Ceará) goleou o Oeste por 4 a 0. Um dos gols do Dragão foi marcado pelo volante Marino, ex-Icasa.
O goleiro Lopes (ex-Ceará e Fortaleza) falhou na derrota do ABC por 2 a 0 contra o Avaí. O erros custaram o emprego ao arqueiro, que foi dispensado pelo clube potiguar
Com um gol de Nunes (ex-Fortaleza), aos 46 minutos do segundo tempo, o Sport arrancou o empate por 2 a 2 contra o Boa Esporte, de Nedo Xavier (ex-Fortaleza), na Ilha do Retiro.
Série C
Depois de 26 partidas, o Sampaio Corrêa, do técnico cearense Flávio Araújo, voltou a ser derrotado como mandante em jogos de Campeonatos Brasileiros. O autor da façanha foi o Águia de Marabá, que bateu a Bolívia Querida por 1 a 0.
Com um gol de Luciano Sorriso (ex-Fortaleza), o Santa Cruz bateu o Cuiabá, de virada, por 3 a 1. Foi a primeira vitória do técnico Vica (ex-Fortaleza) no comando do time pernambucano.
Luciano Sorriso marcou para o Santa Cruz na Série C Foto: Divulgação
O Luvendense venceu Brasiliense por 1 a 0 e assumiu a liderança do Grupo A. O gol que garantiu os três pontos para o time de Lucas do Rio Verde por 1 a 0 foi marcado pelo atacante Tatu (ex-Fortaleza).
Com um gol do volante Róbston (ex-Ceará), o Vila Nova-GO, comandado por Heriberto da Cunha (ex-Fortaleza e Ceará) venceu o Mogi Mirim por 1 a 0.
O Caxias venceu o Guarani por 1 a 0. Foi a primeira derrota do time do técnico Tarcísio Pugliese (ex-Icasa) no campeonato.
Série D
Com o volante Germano (ex-Ceará) entre os titulares, o Londrina venceu o Juventude, que teve a estreia de Gerley (ex-Ceará), por 1 a 0.
Ex-Ceará, Germano é o capitão do Londrina na Série D
O Central de Caruaru vence o Botafogo-PB, por 3 a 1. Agora, o time do técnico cearenseMarcello Vilar vai precisar vencer por três gols de diferença para se classificar para a próxima fase.
O Resende-RJ venceu o Mixto por 2 a 0. Um dos gols do time carioca foi marcado pelo atacante Marcelo Régis (Ex-Fortaleza).
Copa Paulista
Com o goleiro Wilson Júnior e o zagueiro Fernando Lombardi, ambos ex-Ceará, entre os titulares, o São Bernardo venceu o time B do Santo André por 1 a 0 e se garantiu na próxima fase do torneio.
Comandado por Edson Vieira, ex-meia de Ceará e Fortaleza no anos 90, o São Bento venceu o União Barbarense por 2 a 0.
Campeonato Alemão
Com um gol marcado pelo cearense Raffael, o Borussia Mönchengladbach goleou o Werder Bremen por 4 a 1.
Campeonato Italiano
O volante Renan, que passou pelo Fortaleza em 2009, foi titular da Sampdória, que empatou por 2 a 2 contra o Bologna.
Campeonato Italiano – Série B
O meia Felipe Sodinha, que passou pelo Ceará em 2012, foi titular do Brescia, que ficou no 0 a 0 contra o Bari.
Felipe Sodinha (ex-Ceará) defende o Brescia na Série B italiana Foto: Divulgação/Brescia Calcio
Campeonato Russo
O cearense Wanderson marcou dois gols na vitória do Krasnodar, que goleou o Volga por 3 a 0. O atacante chegou a marca de cinco tentos na competição.
Campeonato Grego
O atacante Bambam (ex-Fortaleza) foi titular do Ergotelis, que empatou, fora de casa, com Skoda Xanthi.
Campeonato Saudita
O meia Élton (ex-Fortaleza) marcou o gol que fechou a goleada, por 4 a 0, do Al Fateh sobre o Al Nahdha.
O baixinho Elton, ex-Fortaleza, atualmente brilha no futebol saudita
Campeonato Ucraniano
O lateral-esquerdo Márcio Azevedo (ex-Fortaleza) foi titular do Metalist, que mesmo fora de casa, arrancou o empate por 1 a 1 contra o poderoso Shakthar Donetsk.