quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Evandro Leitão também vai deixar o governo amanhã

Evandro Leitão
O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, vai voltar para a Secretaria da Fazenda, onde é servidor no cargo de auditor fiscal. Evandro Leitão foi chamado no Palácio da Abolição no final da tarde e recebeu o comunicado. A base de tudo era o segredo, não comentar com ninguém as decisões do governo.

Fonte: Roberto Moreira

Cel. Bezerra foi a novidade nas demissões



Cel Bezerra
O Secretário de Segurança, Cel. Francisco Bezerra, vai deixar o governo. Ele foi a surpresa da lista que ainda não foi divulgada oficialmente mas foi comentada nos corredores do Abolição. A saída do  secretário de Segurança tem uma explicação nos corredores do Abolição: é candidato a deputado estadual em 2014. Para a sociedade sua demissão será justificada muito mais pelo desgaste que o cargo oferece do que pelas muitas dificuldades da pasta.
Roberto Moreira

LIONS CLUBE CAUCAIA FAZ UMA HOMENAGEM AO B.C.M E HASTEAMENTO DA BANDEIRAS


Na manhã desta quinta feira o Lions Clube de Caucaia fez uma homenagem ao a Escola Branca Carneiro de Mendonça. E o Hasteamento das Bandeiras ao som da Banda de musica do Município as bandeiras foram hasteadas pelo o prefeito Dr. Washington Gois o vice prefeito Paulo Guerra, a professora Claudia de Paula e o governador  do Lions e pelo o presidente do Lions Clube Caucaia o Dedé.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Lima o Pulmão de Aço Capitão de 1994 relembra a conquista em visita à sede coral

Lima, entre o gerente administrativo Thiago Teles e o supervisor Chicão

Em passagem pela capital cearense, o volante Lima, capitão do Ferroviário na brilhante conquista do Campeonato Cearense de 1994, fez questão de ir até à Vila Olímpica Elzir Cabral nesta terça-feira para visitar o clube e rever os amigos corais.

Das mãos de Thiago Teles, gerente administrativo do clube, o ex-atleta coral foi presenteado com o Almanaque do Ferrão, obra que documenta todos os jogos da história do clube. "Muito bom poder ler sobre cada jogo e ver cada detalhe daquela época. O livro é sensacional", comentou emocionado, enquanto relembrava inúmeras histórias ao lado do supervisor Chicão.

Lima, oriundo do futebol amazonense, saiu da Barra para ganhar ainda mais projeção no São Paulo Futebol Clube. Logo transferiu-se para a Europa, vestindo com destaque a camisa do Roma da Itália por diversas temporadas. "Devo muito ao Ferroviário, aqui me sinto em casa. Foi o clube que me projetou para o futebol brasileiro. O time de 94, os funcionários, a torcida coral… tudo é inesquecível", completou o camisa 5 do Time dos Sonhos do Ferrão, escolhido através do voto popular pela internet em comemoração aos 80 anos do clube.

Lima, que fez exatas 50 partidas pelo Ferroviário, estreou com o pé direito na vitória por 1x0 sobre o Ceará, em clássico realizado no dia 30 de maio de 1993. Este mesmo Ceará foi o adversário das três últimas partidas de Lima pelo Ferrão. Em 20 de novembro de 1994, empate em 1x1 no primeiro jogo da final do 3º turno. Uma semana depois, dia 27, vitória épica por 2x0 sobre os vice-campeões do Brasil daquele ano. E finalmente, no dia 04 de dezembro de 1994, uma despedida com chave de ouro: o empate em 0x0 deu o título de campeão estadual ao Ferroviário Atlético Clube. Taça levantada pelo "pulmão de ferro" Lima.

Abaixo, relembre a inesquecível jogada, iniciada pelo próprio Lima, que resultou no segundo gol do Ferrão diante do Ceará, nesta partida do dia 27 de novembro de 1994, para mais de 30 mil torcedores presentes no Castelão. Narração de Vilar Marques.



Domingos Filho dará adeus ao PMDB

O vice-governador Domingos Filho confirmou para a Coluna que deixará realmente o PMDB. Filiado ao partido desde os anos de 1980, o político de Tauá acha que já deu seu contributo ao velho MDB e que a hora é de buscar outros horizontes, com possibilidade de, em uma nova agremiação, vir a disputar o Governo do Estado no ano que vem. Domingos Filho assegurou  à coluna que deixa o PMDB sem nenhuma  rasura ou aresta com o senador Eunício Oliveira de quem foi parceiro por muitos anos e com quem mantém diálogo franco. O vice assinala que não decidiu ainda a qual partido irá se filiar, mas rechaça adesão ao Partido da Solidariedade. Nem ele nem tampouco o governador vão aderir a  nova agremiação que tem como líder nacional o Paulinho da Força Sindical. Domingos Filho avisa ainda aos navegantes: não irá fazer nenhum esforço para atrair parlamentares, prefeitos ou políticos do PMDB para seu novo endereço partidário. Nos bastidores, os comentários são de que pelo menos Carlomano Marques e Lucílvio Girão devem acompanhar o vice. Façam suas apostas.
Relação light
Embora algumas fontes assegurem que a relação entre o senador Eunício Oliveira e o governador Cid Gomes não andava boa, não foi isso que os dois demonstraram em público. Ontem, durante a abertura da PEC Nordeste, em palanque destinado às autoridades, os dois conversaram muito a vontade e de forma animada como dois velhos amigos. Para os que gostam de fofoca ou intriga, o encontro de Cid e Eunício foi uma ducha de água fria nas especulações.
Homenagem
Presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, confirma apoio à pesquisa do professor Juarez Leitão que vai redundar em biografia do senador Almir Pinto. O filho de Lavras que fez carreira política a partir de Maranguape é alvo de muitas homenagens por conta do seu centenário. A família de Almir Pinto, que por três vezes foi presidente do Legislativo Estadual, aguarda com expectativa  obra que resgatará a história do político e do homem sertanejo e caráter conciliador.
Lustosa para sempre
Será lançado nesta sexta-feira (06/09), às 19 horas, no Ideal Clube, o livro Lustosa Permanente. A obra será uma homenagem post mortem ao grande jornalista sobralense que virou nome nacional e era amigo do Saramago. São cerca de 40 artigos sobre Lustosão em obra organizada pelo escritor Juarez Leitão e o ex-secretário de Finanças de Fortaleza, Edmo Linhares. Os amigos do jornalista, falecido ano passado, certamente irão acorrer ao agradável Ideal Clube.
Coisa pra doido
Pois é, o prefeito de Nova Jaguaribara, Francini Guedes, está vendo urso de gola para administrar sua cidade. Segundo ele, a situação é crítica com queda do FPM e o não cumprimento por parte da presidente Dilma Roussef em repassar em agosto cota gorda da transferência constitucional para os municípios. Se arrependimento matasse, Francini Guedes certamente já estaria morto quando decidiu voltar à vida pública.

Cid Gomes falar sobra aliança na TV Diário


Durante a abertura da Pec Nordeste, o governador Cid Gomes defendeu alianças para as eleições 2014. Na avaliação do governador, o momento não seria favorável para o PSB lançar uma candidatura própria. Veja a entrevista:

Mais Médicos: 106 médicos brasileiros começam a se apresentar no CE

Nesta segunda-feira (2/9), 1.096 profissionais com diplomas do Brasil estão chegando em 454 municípios, que têm até o dia 12 para confirmar presença dos médicos

Os profissionais com diplomas do Brasil inscritos no Programa Mais Médicos começam a se apresentar para início das atividades no Ceará nesta segunda-feira (2/9). Na primeira seleção do programa, 106 médicos vão atender a população de 46 municípios do estado. Para receber a bolsa mensal de R$ 10 mil, custeada pelo Ministério da Saúde, os gestores locais devem confirmar o início do trabalho dos profissionais até o dia 12. Quem não estiver trabalhando até lá, será excluído do programa.
Para confirmar o início do trabalho no programa, os médicos têm de apresentar seus documentos pessoais, além do diploma, registro profissional e termo de adesão devidamente assinado. Os médicos tiveram algum impedimento e não se apresentaram nesta segunda-feira terão que enviar justificativa ao gestor e negociar com eles a compensação dos dias não trabalhados.
O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, recebeu os selecionados em Fortaleza. “O médico brasileiro é prioridade para o governo, por isso até 2018 serão criadas 11 mil vagas nos cursos de Medicina e 12 mil vagas de residência médica. Para cada médico formado haverá uma vaga de residência”, informou o secretário.
Um dos médicos brasileiros selecionados pelo programa para trabalhar na periferia do Ceará, o ortopedista e traumatologista Isaías Gomes, afirmou se sentir mais estimulado na profissão a partir do programa. “Quando nos formamos fica a pergunta: para onde vamos e quem vai nos valorizar? Com o Mais Médicos, hoje, eu vejo essa valorização. Valorização financeira, profissional,  de ideal e de condição humana. Isso estimula gente a cuidar de gente”, ressaltou.
Em todo o país, 1.096 médicos brasileiros confirmaram sua participação no programa, distribuídos em 454 municípios e 16 Distritos Sanitários Indígenas. Esses profissionais atuarão, por três anos, nas unidades básicas de saúde em cidades do interior e nas periferias de grandes cidades, recebendo bolsa mensal de R$ 10 mil custeada pelo Ministério da Saúde.
Éresponsabilidade do município o custeio da moradia e da alimentação dos médicos do programa ao longo dos três anos de atuação. O Ministério da Saúde tem orientado aos gestores locais e governos estaduais a ofertarem o traslado do aeroporto até o município onde o profissional realizará suas atividades.
Os gestores locais se comprometem ainda a não substituir profissionais que já atuam na atenção básica local por aqueles que participarão do Mais Médicos. Esse controle será feito online no sistema do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), impedindo que o médico do programa seja direcionado a postos que estavam ocupados antes da adesão do município.
BALANÇO –Como definido desde o lançamento do programa, os brasileiros tiveram prioridade no preenchimento dos postos apontados. As vagas remanescentes foram oferecidas primeiramente aos brasileiros graduados no exterior e em seguida aos estrangeiros, que atuarão com autorização profissional provisória, restrita à atenção básica e nas regiões onde serão alocados pelo programa.
A maioria (51,5%) dos 1.096 médicos com diplomas do Brasil vão para periferias de capitais e regiões metropolitanas e os 48,5% restantes para cidades do interior e regiões de alta vulnerabilidade social. A região Nordeste receberá o maior número de médicos, 433 profissionais, seguida do Sudeste (251), Norte (169), Sul (128) e Centro-Oeste (115).
Outros 682 profissionais formados no exterior selecionados na primeira etapa do programa participam do módulo de avaliação do programa em oito capitais do país. Durante três semanas, terão aulas sobre saúde pública brasileira e Língua Portuguesa. A aprovação nesta etapa é condição para que recebam o registro profissional provisório e comecem a atuar nos municípios no dia 16 de setembro.
Do total de médicos em avaliação, 282 são profissionais selecionados pelo edital programa. Desses, 116 são brasileiros que se formaram em outros países. A maior parte dos estrangeiros é da Espanha (31), seguido dos argentinos (29), portugueses (17) e uruguaios (16).
Também estão no grupo em avaliação os 400 médicos cubanos que vieram ao país por meio de acordo entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para atender a população nas unidades básicas de saúde que fazem parte do universo de 701 cidades que não foram selecionadas por nenhum médico brasileiro nem estrangeiro durante as fases de seleção do programa. A distribuição desses profissionais nas cidades ainda não foi definida.
PROGRAMA Lançado pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, no dia 8 de julho, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país.
A segunda seleção foi aberta dia 19 de agosto para adesão de novos municípios e médicos brasileiros e estrangeiros, que puderam se cadastrar até o dia 30 de agosto. Os profissionais selecionados nesta etapa iniciarão as atividades ainda na primeira quinzena de outubro.
O Governo Federal está investindo, até 2014, R$ 15 bilhões na expansão e na melhoria da rede pública de saúde de todo o Brasil. Deste montante, R$ 7,4 bilhões já estão contratados para construção de 818 hospitais, 601 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) e de 16 mil unidades básicas. Outros R$ 5,5 bilhões serão usados na construção, reforma e ampliação desses estabelecimentos e saúde, além de R$ 2 bilhões para 14 hospitais universitários.

Fonte: MS

Confira o rendimento dos velhos conhecidos do futebol cearense espalhados pelo mundo

Vários jogadores que um dia já defenderam clubes cearenses se destacaram no último final de semana de bola rolando pelo mundo

Ederson é o artilheiro da Série A 2013 Foto: Divulgação
Alguns jogadores com passagens por clubes do futebol cearense marcaram gols e foram decisivos nos campeonatos estaduais e na Copa do Nordeste no decorrer do último final de semana de bola rolando pelo país, além daqueles que atuam no exterior.
Série A
O cearense Osvaldo teve uma atuação fraca pelo São Paulo, no empate do Tricolor Paulista por 0 a 0 contra o Botafogo e foi substituído por Welliton no segundo tempo.
Comandado por Vágner Mancini (ex-Ceará), o Atlético-PR goleou o Náutico por 4 a 1, na Arena Pernambuco e assumiu a terceira colocação do campeonato. O destaque da vitória mais uma vez foi o cearense Ederson, que marcou dois gols e chego a marca de 12 no campeonato.
O volante Dudu Cearense foi titular do Goiás, que empatou sem gols contra o Atlético-MG.
Série B
O Atlético-GO, do técnico PC Gusmão (ex-Ceará) goleou o Oeste por 4 a 0. Um dos gols do Dragão foi marcado pelo volante Marino, ex-Icasa.
O goleiro Lopes (ex-Ceará e Fortaleza) falhou na derrota do ABC por 2 a 0 contra o Avaí. O erros custaram o emprego ao arqueiro, que foi dispensado pelo clube potiguar
Com um gol de Nunes (ex-Fortaleza), aos 46 minutos do segundo tempo, o Sport arrancou o empate por 2 a 2 contra o Boa Esporte, de Nedo Xavier (ex-Fortaleza), na Ilha do Retiro.
Série C
Depois de 26 partidas, o Sampaio Corrêa, do técnico cearense Flávio Araújo, voltou a ser derrotado como mandante em jogos de Campeonatos Brasileiros. O autor da façanha foi o Águia de Marabá, que bateu a Bolívia Querida por 1 a 0.
Com um gol de Luciano Sorriso (ex-Fortaleza), o Santa Cruz bateu o Cuiabá, de virada, por 3 a 1. Foi a primeira vitória do técnico Vica (ex-Fortaleza) no comando do time pernambucano.
Luciano Sorriso marcou para o Santa Cruz na Série C Foto: Divulgação
Luciano Sorriso marcou para o Santa Cruz na Série C Foto: Divulgação
O Luvendense venceu Brasiliense por 1 a 0 e assumiu a liderança do Grupo A. O gol que garantiu os três pontos para o time de Lucas do Rio Verde por 1 a 0 foi marcado pelo atacante Tatu (ex-Fortaleza).
Com um gol do volante Róbston (ex-Ceará), o Vila Nova-GO, comandado por Heriberto da Cunha (ex-Fortaleza e Ceará) venceu o Mogi Mirim por 1 a 0.
O Caxias venceu o Guarani por 1 a 0. Foi a primeira derrota do time do técnico Tarcísio Pugliese (ex-Icasa) no campeonato.
Série D
Com o volante Germano (ex-Ceará) entre os titulares, o Londrina venceu o Juventude, que teve a estreia de Gerley (ex-Ceará), por 1 a 0.
Ex-Ceará, Germano é o capitão do Londrina na Série D
Ex-Ceará, Germano é o capitão do Londrina na Série D
O Central de Caruaru vence o Botafogo-PB, por 3 a 1. Agora, o time do técnico cearenseMarcello Vilar vai precisar vencer por três gols de diferença para se classificar para a próxima fase.
O Resende-RJ venceu o Mixto por 2 a 0. Um dos gols do time carioca foi marcado pelo atacante Marcelo Régis (Ex-Fortaleza).
Copa Paulista
Com o goleiro Wilson Júnior e o zagueiro Fernando Lombardi, ambos ex-Ceará, entre os titulares, o São Bernardo venceu o time B do Santo André por 1 a 0 e se garantiu na próxima fase do torneio.
Comandado por Edson Vieira, ex-meia de Ceará e Fortaleza no anos 90, o São Bento venceu o União Barbarense por 2 a 0.
Campeonato Alemão
Com um gol marcado pelo cearense Raffael, o  Borussia Mönchengladbach goleou o Werder Bremen por 4 a 1.
Campeonato Italiano
O volante Renan, que passou pelo Fortaleza em 2009, foi titular da Sampdória, que empatou por 2 a 2 contra o Bologna.
Campeonato Italiano – Série B
O meia Felipe Sodinha, que passou pelo Ceará em 2012, foi titular do Brescia, que ficou no 0 a 0 contra o Bari.
Felipe Sodinha (ex-Ceará) defende o Brescia na Série B italiana Foto: Divulgação/Brescia Calcio
Felipe Sodinha (ex-Ceará) defende o Brescia na Série B italiana Foto: Divulgação/Brescia Calcio
Campeonato Russo
O cearense Wanderson marcou dois gols na vitória do Krasnodar, que goleou o Volga por 3 a 0. O atacante chegou a marca de cinco tentos na competição.
Campeonato Grego
O atacante Bambam (ex-Fortaleza) foi titular do Ergotelis, que empatou, fora de casa, com  Skoda Xanthi.
Campeonato Saudita
O meia Élton (ex-Fortaleza) marcou o gol que fechou a goleada, por 4 a 0, do Al Fateh sobre o Al Nahdha.
O baixinho Elton, ex-Fortaleza, atualmente brilha no futebol saudita
O baixinho Elton, ex-Fortaleza, atualmente brilha no futebol saudita
Campeonato Ucraniano
O lateral-esquerdo Márcio Azevedo (ex-Fortaleza) foi titular do Metalist, que mesmo fora de casa, arrancou o empate por 1 a 1 contra o poderoso Shakthar Donetsk.

Obras do Anel Viário avançam


Anel Viário de Fortaleza
As obras do Anel Viário que recebe, diariamente, um fluxo intenso de veículos de grande porte encontra-se com 17% de execução. Atualmente, o trecho do entroncamento Tabapuá/BR-222 está passando por serviços de base, além de ter três viadutos e três pontes já concluídos. A previsão de entrega deste trecho é novembro de 2013. Já o entroncamento BR-222/BR-020 passa por trabalhos de terraplenagem sendo executada e a construção de um viaduto na rotatória da CE-065.


De acordo com o superintendente do DER, Sérgio Azevedo, as obras de terraplenagem acontecem em frentes alternadas. As obras de artes especiais concluídas correspondem a 60%, outras 10% estão em andamento. A reforma permitirá melhoria de tráfego, principalmente para o Distrito Industrial de Maracanaú, Maranguape e Ceasa.

Segundo o secretário da Secretaria de Infraestrutura do Ceará  (Seinfra), Adail Fontenele, os principais problemas de interferência ao longo do trecho inicial de 6 km já foram resolvidos. ‘As obras de duplicação do Anel Viário estão aceleradas’, afirma o Secretário.

Conheça mais sobre a obra

A nova pista será de pavimento de concreto, mais resistente e com maior durabilidade. A existente possui 11 metros  de largura. Ao fim das obras, sua medida horizontal será, na verdade, triplicada. Serão 16,5 m de um lado e 16,5 m do outro, totalizando 33 m. A extensão inclui canteiro central, ciclovias laterais, retornos, acostamentos e nova sinalização.

O Anel viário compreende 32 km de extensão. Ele começa na CE-040 (Eusébio), cruza a BR-116 (Itaitinga), passando ainda pela CE-060 (Maracanaú), pela CE-065 (Maranguape) e pela BR-020 (Caucaia), indo até avenida Mister Hull (Tabapuá).

A duplicação faz parte do Plano de Logística de Transporte do Porto do Pecém. No dia 19 de dezembro de 2011 o governador Cid Gomes e o diretor geral do DNIT assinaram convênio para a conclusão dos trabalhos de duplicação e melhoramentos do Anel Viário. O Estado assumiu a execução das obras e receberá os recursos do DNIT. O convênio envolve recursos de R$ 200.465.573,22.

03.09.2013
Assessoria de Comunicação do DER

SETEM visita a Comunidade do Guadalajara

No dia 05/09/2013(QUI) às 19h, a SETEM visitará a Comunidade do Guadalajara - Grande Jurema, Caucaia/CE. O encontro será no Museu do Cajú onde serão divulgadas as ações da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo: Balcão do Empreendedor, Casa do Trabalhado/SINE Municipal, Bancos Comunitários, Cursos Profissionalizantes/Capacitação gratuitos - PRONATEC e SEBRAE e Palestras Gerenciais.