quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

CAUCAIA QUE FICOU NA LEMBRANÇA / PARTE 1ª



Quando caminho nas ruas da cidade e não encontro  o Manelzinho para me pedir uma moeda, que não me deparo com o Lulú falando inglês e imitando o Elvis Presley, me dá uma saudade do tempo em que tudo podia se identificar pelo objeto ou serviço:
-O pão Recife, era a especialidade da padaria do galego. Em compensação o pão doce se procurava na padaria do seu Jairo. No bairro do açude, o pão era o do Issac.
-O frango de granja, se comprava no seu Ruy, no seu Juací ou no seu Antônio Guedes.
-A farinha , o feijão e o fumo , se procurava nas bodegas do Seu Zé da Paz, no Reginaldo e seu Edmundo.
-A carne de gado vinha do seu Peixoto, Chico Inácio, Nonatão e seu Hipólito. A carne de porco, era com Pedro da Barra e o carneiro, com seu Jeroca.
-A verdura, era comprada com a Mazé,  Edilson Epifânio e João Verdureiro.
-O peixe vinha fresquinho do cumbuco e comercializado pelo Paulo Amaro.
-Os caranguejos, aratús e siris, vinham do mangue trazidos pelos Tapebas, com o Benedito a frente.
-As cordas, as linhas de pesca, as sementes e ferramentas se encontrava no João Louro e seu Messias.
-Os bolos e os refrescos variados estavam nas lanchonetes do seu João Cascavel, Seu Antônio e Toim.
-O caldo e a sopa se encontrava na lanchonete e restaurante do seu Eliezer.
-O café com bolo caseiro, dava para saborear no restaurante do seu Cabral e na dona Joana;
-O doce de leite e de banana, encontrava-se na lanchonete do Caboba e dona Lourdes;
-A tapioca com passarinha era no mercado da comida com a Badessa e a Birosa.
-A panelada e o sarabulho, uma especialidade do seu Chicó e Toim.
-O Correio era comandado pelo seu Lázaro e dona Raimunda;
-O SAAE tinha o comando do dedicado Toinho.
-O cartórios eram o da Dona Maria do Carmo e do seu Petrônio.
-O cachorro quente saboroso era com a Tia Ana;
-O caldo da madrugado se tomava no Mário Elísio;
-As panelas quando furavam se consertava no Zé Pequeno;
-Quem limpava as rua da nossa cidade eram o seu Bento e o Marçal e o Manduca;
Era um época em que todos se conheciam. As donas de casas saiam com suas bolsas de palha para fazer compras no mercado. Tudo fresquinho e fiscalizado pelos olhos atentos das senhoras que verificavam cada detalhe. O caminho do mercado era o ponto que circulava todas as pessoas que gostavam de ver os amigos e cumprimentar com abraços e palavras. A parada na praça era o lugar aonde se falava de política e futebol. Era fácil encontrar seu João Forte e seu Armando. Nossos comandantes eram o Tenente Edson, seu Zé Sales, Seu Juací Pontes. Nas rodas de conversas geralmente estavam os vereadores: João Mendes, Seu Dalton, Lauro Arruda e quem aparecesse para aumentar o papo. Dalí eles seguiam para o ponto do galeto, complementando com seu Henrique Brasil os assuntos do momento.
-A diversão dos jovens masculinos era o Grêmio de Caucaia, aonde rolava o racha . Começava com os meninos, depois os jovens e depois os adultos. As meninas frequentavam a praça da matriz, que tinha brincadeiras de roda, amarelinha e as paqueras. No sábado o racha era no campo do seu Zé Sales. Os melhores jogadores da cidade se reunião a partir das 16 hs e jogavam até as 18 hs.  
-No futebol nossos times eram: Londrina do Batata, Flamenguinho do seu Horácio, Cruzeiro do seu João Porcão, Ferroviário do seu Pipiu, o Icarai do Haroldo,  Capuan do Caveira, Vila Gois do Dico, Olímpico do João Vieira, CRB do Zé Augusto.....
-Nosos ídolos estavam por aquí: Ivan ,Hélio e Danilo Sales, Luis Mota, Dedé Mota, Chiquim do Grampo,  Elias, João Neto, Nilton, Célio, James,  Mazinho, Bezim, Ivan Sales.
-As nossas rainhas não estavam na Inglaterra. Eram rainhas da beleza, mostrando que Caucaia tinha as garotas mais bonitas do planeta: Fernanda Sales, Rose Marye, Janete, Terezinha, Glícia, Serginete, Lidiane, Doriana, Tânia , Michelle, Adriana e tantas outras. 
                                                                                                                                            *Texto de Suevan Braga.*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar