sábado, 24 de novembro de 2012

Pior estiagem desde 1983 mata gado de criadores no CE

Gado morto no sertão cearense
Gado morto no sertão cearense
Foto: Omar Jacob/Especial para o Terra
A pior estiagem desde 1983 que atinge o Ceará este ano já representa uma angústia aos criadores de gado do interior do Estado. Em regiões afastadas dos centros urbanos, no sertão cearense muitas cabeças não têm resistido a seca e morrido na beira das estradas.OMAR JACOB
Direto de Fortaleza
"Os açudes 'tão' tudo seco, já não 'presta' mais nem pros animais beberem" diz o criador Francisco Airton Araújo, que trabalha em um assentamento do Incra na zona rural de Madalena, o município que registrou a menor chuva de todo o Estado - apenas 144 milímetros em 2012, seis vezes menos do que a média para a região.
De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), 49 reservatórios (conhecidos como açudes no Nordeste) estão com menos de 30% da capacidade e apenas o açude Gavião, que abastece a região metropolitana da capital registra um nível superior aos 90%.
A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) também divulgou que a umidade do ar no semi-árido tem se aproximado dos 30%, o que, somado a temperaturas quase sempre acima dos 40°C, acelera ainda mais a evaporação da água.
Encontrar água potável para beber e para as tarefas domésticas tem sido tarefa difícil no sertão do Ceará. Os trabalhadores rurais reclamam que a operação Carro Pipa do governo federal é suficiente apenas para consumo dos humanos e que falta água para os animais.
"A gente é obrigado a comprar a 'carrada' d'água a R$ 180 as vezes, porque senão os bichos morrem" diz Francisco Airton, que também é presidente da Associação de Moradores da localidade de Pau Ferro, zona rural de Madalena.
No sertão, a criação de gado bovino funciona como uma espécie de poupança para os agricultores, mas sem água, o investimento tem se perdido. "Tem gente que já 'tá' indo embora, vendeu o que tinha a preço de banana, porque 'tá' vendo a hora de tudo se acabar" conta o criador Luis Farias Feijão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...