A gestão municipal tem proporcionado muitos incentivos ao empreendedorismo e profissionalização dos caucaienses. Prova disso é o Projeto Prosperar, o maior programa de capacitação profissional do município, que tem formado centenas de pessoas em várias frentes. Na área de Corte e costura, por exemplo, em menos de um ano do lançamento do projeto, mais de 75 mulheres passaram pelo curso e estão aptas para empreender e trabalhar nesse segmento. Nesta quarta-feira (29), foi iniciada a quinta turma de Corte e Costura avançado, que conta com 15 alunas. O curso encerrará em junho deste ano.
A professora Rosa Abigail fez um balanço sobre o projeto Prosperar e ressaltou a importância dos cursos para a comunidade. “O Projeto Prosperar permite que essas alunas trabalhem em casa ou entrem no mercado de trabalho de forma mais qualificada. A formação que elas recebem é de alta qualidade e isso é inédito. Não é todo local que se tem um curso de qualidade totalmente gratuito como esse. No caso do curso de Corte e costura, são quatro módulos que permitem maior desenvoltura para as alunas. Algumas começaram do zero, e é muito prazeroso ver o processo de desenvolvimento delas. A gente percebe a satisfação das alunas. Elas aprendem e podem praticar tudo no maquinário que é de excelente qualidade. Além disso, depois do curso, elas saem mais seguras e começam a fazer modinha, roupa íntima, bolsa, bonecas para vender”, disse Rosa Abigail, professora.
A aluna Eulene Almeida disse que estava muito empolgada com o curso e que era uma chance de garantir um trabalho e uma renda. “Eu estava desempregada e estava procurando vaga do SINE Caucaia. Chegando lá, vi que tinham muitas vagas para costureira e me interessei pela área. Fiquei sabendo que a Prefeitura ia abrir esse curso e me inscrevi. Eu pesquisei sobre quanto custaria fazer esse mesmo curso na iniciativa privada e vi que era muito caro. Fiquei feliz por ter o mesmo curso de graça e estou muito feliz de aprender esse novo trabalho”, reforçou Eulene.
O curso básico de Corte e Costura oferece 160 horas/aula e maquinário de primeira linha onde as alunas produzem peças exclusivas. Além disso, a plataforma do Projeto Prosperar (https://ead.eadcedepam.com.br/) promove cursos de empreendedorismo na modalidade Ensino à distância (EAD).
*Saiba mais*
O Projeto foi lançado em julho de 2022 e tem oferecido 57 formações distribuídas entre as áreas de alimentação, confecção, empreendedorismo, estética, formação geral, hotelaria e turismo, produção agrícola e tecnologia da informação. No total, são mais de 20 mil vagas.
O Projeto Prosperar é realizado por meio do Programa de Infraestrutura Integrada de Caucaia, que tem como finalidade o desenvolvimento econômico, social e ambiental. O programa é financiado pelo contrato de empréstimo celebrado entre a Corporação Andina de Fomento (CAF), o Banco de Desenvolvimento da América Latina, e o município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.
Comentar