No mundo conectado de hoje estar participando das redes sociais, criar sites e Blogs é quase a mesma coisa de sair em praça pública promovendo campanhas eleitorais ou fazer caminhada pelas ruas pedindo votos. Os pré-candidatos em Caucaia devem se voltar não apenas ao mundo compartilhado fora do mundo virtual, mas a dinâmica corrente das discussões da Internet. Hoje é tão importante estar presente nas ruas como também no mundo sem limites das Redes Sociais.
A cada dia mais pessoas na cidade se conectam. O município hoje está com mais opções em banda larga, que já atendem vários bairros. O número crescente de lan house e pontos de acessibilidade democratizam o poder de acessibilidade da população. Hoje a Internet já tem uma audiência que compete com o rádio e a televisão (não apenas da classe A e B, mas da participação crescente do público C e D). O candidato deve estar atento a este novo mundo da comunicação que entra no trabalho e nas residências das pessoas levando informação e compartilhando dados de cada candidato. Hoje quem acessa, na sua maioria, são os potenciais formadores de opinião que dispersam o que se passa na Internet aos quatro cantos da cidade.
A partir do dia 06 de julho, os candidatos a prefeito e vereador de Caucaia, assim como os demais, no restante do país, estão totalmente liberados para utilizar as redes sociais como ferramentas de campanha (pedir votos). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê multa entre R$ 5 mil e R$ 25 mil para os candidatos que descumprirem esse prazo (pedir votos antes do tempo).
A opção pelas redes sociais não deve afetar o uso de mídias tradicionais como carro de som, panfleto, rádio e TV. Pode nem parecer verdade, mas para aqueles, precisamente em Caucaia, que acham que a "rede social" é uma rede de dormir feita para ocasiões especiais, e que Blog é coisa de quem não tem o que fazer, (e acredite, tem candidato que pensa isso mesmo!), é bom acordar para o mundo enquanto é tempo, pois a fatia de eleitores adeptos a essas novas ferramentas de informações pode até não eleger um candidato, mas certamente poderá decidir uma eleição.
A cada dia que passa mais pessoas se conectam, mais perfis nas redes sociais são criados, mais informações são compartilhadas, mais visibilidade e audiência a Internet é acessada, mais importante é ficar conectado. Usar as suas ferramentas de divulgação e interagir com os eleitores através das redes sociais se torna quase que obrigatório. Ou os políticos de Caucaia entram neste novo tempo ou o tempo das urnas vão engolir os velhos pensamentos que ficaram fincados no modelo antigo.
Vivemos um novo momento. Chegaremos no dia em que os eleitores vão escolher os seus candidatos pelas ações postadas e divulgadas nas redes de informações e sociais da Internet. Cada clique pode ser um voto conquistado ou um voto perdido.
Tiago Viana.
(autor e editor do Blog de Caucaia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.
Comentar