quinta-feira, 5 de abril de 2012

Evaldo Lima faz balanço de gestão na Secretaria de Esporte e Lazer


Em quase três anos à frente da Secel, secretário irá entregar o cargo nesta sexta-feira. Estádio do Presidente Vargas é considerado seu maior legado.



    O secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), Evaldo Lima, irá entregar o cargo nesta quarta-feira. O PCdoB, partido ao qual o secretário é filiado, terá candidatura própria para Prefeitura de Fortaleza. Por isso, a legenda teve que entregar todos os cargos públicos dos quais estava à frente. Evaldo Lima concedeu entrevista ao GLOBOESPORTE.COM/CE antes de ser exonerado do cargo e fez um balanço da sua gestão à frente da Secel.


Em 2 anos e 9 meses na administração da secretaria, Evaldo Lima diz que deu prioridade a uma gestão voltada para o esporte e lazer como direito social. Com programas de políticas públicas voltados para a comunidade de Fortaleza, o secretário acredita que conseguiu fortalecer várias modalidades esportivas perante a sociedade.


- Nesse período nos dedicamos a afirmar o esporte e o lazer como direito social. Queríamos promover uma cultura para além do espectadorismo no esporte. Sempre nos interessou como politica pública que as pessoas tivessem acesso ao esporte e lazer. Eu sou muito grato à prefeita Luizianne Lins pela confiança depositada em mim e deixar sob minha responsabilidade dirigir a Secel - declara.


Dois pesos e duas medidas


A reforma do Estádio Presidente Vargas foi o auge da gestão, segundo Evaldo Lima. O secretário acredita que o povo cearense finalmente é possuidor de um “templo do futebol”.


- A entrega do Estádio Presidente Vargas foi uma conquista para amantes do futebol e para cultura da cidade. O futebol é mais que modalidade esportiva, é um patrimônio cultural e identidade nacional do povo brasileiro. O PV hoje é um equipamento moderno e confortável. Motivo de orgulho de todos os cearenses- afirma.


Porém, o seu maior legado também foi o seu maior fardo. Com atrasos no cronograma de execução das obras do PV, a administração adiou cinco vezes o prazo de entrega do estádio.


- O meu momento mais delicado na gestão foi realmente a própria obra do PV. Em sua imensa complexidade, em 70 anos, o estádio jamais havia passado por uma reforma. A expectativa era muito grande. Mas essa espera foi plenamente compensada, agora o estádio está nos padrões da Fifa e apto a ser centro de treinamento para a Copa de 2014 - justifica Evaldo.


Desafios futuros para a Secel


Sem nome ainda para o seu substituto, Evaldo Lima acredita que o grande desafio de seu sucessor será manter as políticas públicas que a sua gestão colocou em prática.


- Eu acredito que a responsabilidade do novo gestor é continuar com a formação desse direito do esporte à todos e dessas práticas nas comunidades de Fortaleza. Consolidar essa política pública e reafirmar o esporte como um direito de todos esse é o maior desafio - declara.


Em sua gestão, o secretário tocou projetos como o 'Esporte na Comunidade', que beneficia 4.300 pessoas (segundo dados da sua secretaria), o 'Academia na Comunidade', com 5 mil participantes, aulas de Tai Chi Chuan, aulas de capoeiras e um projeto que utilizava o esporte como meio de recuperação de jovens infratores.


Novos projetos


Fora dos escritórios da Secel, Evaldo Lima leciona História em cursinhos de Fortaleza. A partir desta quarta-feira, a dedicação para essa profissão será integral. Porém, o secretário se deixou à disposição do seu partido para uma possível candidatura.


- Sou professor e volto agora a me dedicar integralmente a isso. Porém, meu nome está à disposição do meu partido para uma possível composição de candidatos a eleições de 2012- finaliza.

Fonte: Blog do Prof. Evaldo e Amigos - Evaldo Lima faz balanço de gestão na Secretaria de Esporte e Lazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

Evento em Caucaia: Catanho e Elmano entregam mais de 25 mil tablets a estudantes da rede estadual na Região Metropolitana

Nesta sexta-feira (8), o Governo do Ceará iniciou a entrega de 25.787 tablets para estudantes da rede estadual de ensino de oito...