segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Cearense cria rede social de interação e democratização política

No ar desde o fim de agosto, a rede possibilita que o usuário entenda melhor o processo político e o conceito de Democracia Direta

Visando maior interação entre cidadãos e políticos, um sociólogo cearense criou a rede social EuParticipo, que permite que usuários proponham a gestores leis e emendas, façam  denúncias, dentre outras opções. No ar desde o fim de agosto, a rede possibilita que o usuário entenda melhor o processo político e o conceito de Democracia Direta, onde cidadãos participam da tomada de decisões.
Imagem: Reprodução/EuParticipo.com.br
A ideia da rede é relativamente simples: criar uma espaço social com foco no engajamento políticos dos cidadãos. A priori, a ferramenta é focada em parlamentares, mas deve seguir para o Executivo.

Momento oportunoA ferramenta surge, então, para preencher uma fenda do sistema democrático. "O poder legislativo é um poder mais democrático, mas apenas em tese. Você pode observar várias experiências de políticas públicas, como orçamento participativo e conselho de gestão. Porém, aparticipação da sociedade no controle desse poder não é encontrada", defendeu o sociólogo Marcelo Castro.

> Confira entrevista com o criador e um demonstrativo da ferramenta


Criada em um momento onde manifestações tomaram o País, a rede propõe a discussão a respeito da participação popular nas escolhas políticas. "Após o levante popular de junho, mais do que nunca, temos que partir para o passo seguinte: dar efetividade. Todo mundo concorda em querer mudar o sistema. Temos de experimentar um caminho", exaltou.

Através de seu perfil pessoal, o cidadão pode utilizar diversos meios para interagir com um parlamentar, que pode criar seu perfil de forma gratuita. De forma acessível, intuitiva e criativa, a rede social foi construída a partir de uma parceria com a empresa de desenvolvimentoAstux, responsável pela construção de outra rede social de sucesso, a Alvanista, voltada para games.

Sem fins lucrativos, a iniciativa promete inovar, quando permite que cidadão tenha um canal direto com políticos que se dispõem a terem uma perfil. Até agora, 12 parlamentares se cadastraram.

"É um projeto bem amplo, composto somente por voluntários. Democratizar o mandato parlamentar é a principal missão", comentou Marcelo Castro.

Como funcionaO cadastro é simples. Basta informar seus dados e escolher um vereador, um deputado estadual, um deputado federal e um senador para se aliar. Ao se aliar a um deles, o cidadão pode ver em sua linha do tempo as informações compartilhadas pelo político, que em seu perfil, pode receber diversas sugestões dos usuários.

As interações cidadão-parlamentar são várias. Dentre elas, a população pode sugerir votos, a partir de uma enquete criada pelo político. Outras ferramentas importantes são possibilidade de sugestão de lei, discurso, denúncia, requerimento, homenagens e emendas.

Sem moderação, 'Eu Participo' tem seus objetivos bem definidos e afirma que não usará os dados de forma comercial. Com o número de interações, os usuários são dispostos em um ranking de apoio e engajamento.

Criação

A ferramenta do sociólogo Marcelo Castro foi idealizada há pouco mais 2 anos e superou todas as expectativas de acesso. Somente na primeira semana, 500 pessoas haviam se inscrito.

"O pressuposto da criação da rede é a falta de entendimento das pessoas sobre as funções do parlamentar. A eleição de Tiririca foi a partir desse mote: você sabe o que faz um deputado federal?", lembrou Marcelo.

Aliada à aparência intuitiva do Facebook, 'Eu Participo' preza pela experiência e busca um design simples, usual e moderno.

> Confira a lista dos parlamentares presentes na rede*
Vereadores
Capitão Wagner (PR) - Fortaleza
Toinha Rocha (Psol) - Fortaleza
Acrísio Sena (PT) - Fortaleza
Guilherme Sampaio (PT) - Fortaleza
Deodato Ramalho (PT) - Fortaleza
Mailton Nocrato (PT) - Guaiúba
Paulo Ferrera (PT) - Quixeramobim
Deputados estaduais
Dedé Teixeira (PT)
Heitor Ferrer (PDT)
Eliane Novais (PSB)
Deputados federais
Eudes Xavier (PT)
José Airton Cirilo (PT)
*Ainda não há senadores presentes
Mais informações no EuParticipo.com.br e em sua página no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...