Priorizar a saúde e o bem-estar dos cidadãos faz parte das prioridades da Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Neste contexto, no último sábado (24), foi batido mais um recorde com o registro de mais de dois mil atendimentos na abertura dos oito postos de saúde.
As Unidades de Atenção Primária à Saúde/UAPS (Postos de Saúde) funcionaram de 8h às 16h, com atendimento médico, de enfermagem, odontológico e multiprofissional; cuidados com o hipertenso e diabético; aferição de sinais vitais; teste de covid-19, hepatites, sífilis e HIV, além de vacinação adulta e infantil e a realização de cadastros e cartão nacional do SUS.
Terezinha Marcelino falou sobre como foi o atendimento recebido na ação. “Estou muito contente com o atendimento que eu recebi. É difícil para quem trabalha durante a semana ir em algum posto. Com a prefeitura abrindo aos sábados também, ajuda muito a gente. Todos estão de parabéns”, afirma.
A população que esteve presente nas unidades, também participou das interações educativas para prevenir e combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chicungunya.
Camila Moreira, diretora da Atenção Primária à Saúde (APS), destaca “Essa iniciativa funciona bem para todos os cidadãos de Caucaia, porque funciona em horários compatíveis, ofertando uma ainda maior resolutividade da atenção primaria”, afirma.
*Saiba mais*
Desde julho de 2022, todo último sábado de cada mês, a SMS abre unidades para atendimento. Os equipamentos da APS contam com 03 ou 04 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), que possuem profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, técnicos em saúde bucal e agentes comunitários de saúde (ACS). As Unidades também disponibilizam atendimento diário da Equipe do Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF), com os seguintes profissionais: Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Educador Físico e Psicólogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.
Comentar