sexta-feira, 3 de agosto de 2012

RMF: Seis prefeituráveis têm candidaturas sob risco

Até agora, pelo menos seis candidatos a prefeito em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza correm o risco de não disputar as eleições municipais. Os candidatos Valdeci Cunha (PRTB), na Capital,  Kaio do Dr. Iran (PSB), em Guaiúba, Dênis Gomes (PTC), em Itaitinga, e Auri Araripe (PR), em Pacajus, tiveram suas candidaturas indeferidas pelos juízes responsáveis por suas zonas eleitorais.

As candidatas Inês Arruda (PMDB), em Caucaia, e Regina Lúcia (PSD), em Pindoretama, apesar de terem suas candidaturas deferidas pelos juízes, ainda têm recursos, apresentados pelo Ministério Público e por uma coligação adversária do município, respectivamente, a serem julgados pela Justiça Eleitoral.
Nos casos de Guaiúba e de Pacajus, a chapa dos prefeituráveis foi indeferida pela inaptidão dos candidatos a vice-prefeito das coligações. Verônica Cavalcante (PSB) é a vice de Kaio, enquanto Fan Cunha (PR), que é ex-prefeito de Pacajus, é o vice de Auri, que concorre à reeleição. Ambas as chapas já recorreram da decisão do juiz.
Em toda a Região Metropolitana, ainda aguardam julgamento 18 candidatos majoritários dos municípios de Aquiraz, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Maracanaú, Pacatuba, e São Gonçalo do Amarante. Nas duas últimas cidades, nenhum dos candidatos foi julgado até agora.
Julgamentos
Um balanço parcial divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) mostra que já são 651 candidaturas, entre prefeitos, vices e vereadores, indeferidas no Estado.
Os juízes das zonas eleitorais do Ceará terão até o próximo domingo para julgar todos os registros de candidaturas solicitados nessas eleições. Portanto, na próxima segunda-feira, o quadro eleitoral do Estado já deve estar definido, no julgamento de primeira instância.
O candidato que tiver o registro indeferido pelo juiz poderá recorrer ao TRE. Caso também perca nessa instância, ainda tem chances de reverter a situação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
Da mesma forma, o Ministério Público também poderá recorrer na Justiça, nas mesmas instâncias, se considerar que a candidatura foi equivocadamente deferida.
Como
ENTENDA A NOTÍCIA
Responsável pela aplicação das regras do pleito, a Justiça Eleitoral analisa todas as candidaturas a prefeito, vice e vereador das eleições. Cabe à instituição dar a palavra final sobre a regularidade das postulações.
Número
651
Candidaturas , entre prefeitos, vices e vereadores já foram indeferidas no Ceará
5/8
Prazo máximo para que todas os registros de candidaturas sejam julgado
SERVIÇO
Veja a situação dos registros de candidatura em seu município
Onde: Site do TSE – http://bit.ly/Qks6lb
Contatos: (61) 3030-7000 (funcionamento: de 11h às 19h)
Do O Povo / No O Povo mapa completo dos indeferimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar