Hoje, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, se encontra com nove blogueiras influentes do país para tratar sobre Saúde da Mulher. Na manhã desta quinta-feira (7), a visita delas começou por uma Unidade Móvel de Mamografia, que nesta semana está localizada na Região Administrativa do Paranoá, no Distrito Federal.
A Carreta da Mulher foi implantada na capital há um ano, em 8 de março de 2012, e já realizou mais de 32 mil exames, entre mamografias, ultrassonografias e preventivos do câncer de colo de útero. Durante um bate papo, a enfermeira da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Dora Benevides, explicou às visitantes que o atendimento nas unidades móveis é feito mediante distribuição de senhas, definidas de acordo com o exame a ser realizado. “Uma parte dessas senhas é dirigida às mulheres que já têm um histórico de necessidades, e por isso seria uma demanda reprimida e a gente tenta atender. E outra quantidade de exames é dirigida às mulheres que vem por demanda espontânea. No geral, as consultas são marcadas para o período da tarde ou no dia seguinte”, esclarece.
Dora também contou que a Unidade Móvel passa entre três a quatro semanas em uma cidade e quando, no exame, há indícios de problemas mais graves a usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) é encaminhada para uma consulta mais específica. “Estamos tentando rastrear os cânceres que mais avassalam as mulheres do mundo”, destaca Dora Benevides. Esta é a segunda vez que a carreta visita o Paranoá.
As blogueiras visitaram a Unidade por dentro e se surpreenderam com as instalações. Para a blogueira Ana Maria de Cesaro, dona do blog “Tá e Daí“, esta é uma ótima iniciativa. “Eu achei um trabalho maravilhoso. Tem todo um trabalho de conscientização de mulheres, que às vezes não precisam fazer o exame e estão indo por pressão delas mesmas e acabam super populando os hospitais”, destaca.
Encontro com Blogueiras - O encontro do ministro Padilha com as blogueiras quer facilitar a disseminação de informações de promoção da saúde. Estudos mostram que cada vez mais as pessoas buscam conhecimento em saúde na Internet, e a ação funciona para esclarecer de forma correta as dúvidas das pessoas e promover o autocuidado.
Ilana Paiva / Blog da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.
Comentar