sexta-feira, 5 de abril de 2013

Manifestantes protestam contra Marco Feliciano em Fortaleza

Ato de repúdio pede a saída do deputado federal da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal

A presença do deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) na presidência da Comissão de Direito Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara Federal provocou mais uma manifestação em Fortaleza.

Manifestantes elaboraram cartazes e faixas com frases contra Feliciano Foto: Waleska Santiago

O protesto cearense intitulado "Eu vou tirar você desse lugar" reuniu na noite desta sexta-feira (5), grupos feministas, negros, LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros), militantes, professores, estudantes e parlamentares, na Praça da Gentilândia, no Bairro Benfica.

Para a organizadora do ato de repúdio, Verônica Guedes, a manifestação tem o objetivo de pressionar o deputado federal Marco Feliciano a deixar a presidência da Comissão.

"Nós estamos fazendo esse ato porque o deputado Marco Feliciano, várias vezes, fez declarações racistas, homofóbicas, contra as mulheres, contra grupos religiosos, que não são da igreja dele, e contra as minorias. Nós achamos que não é possível que uma pessoa com tanto preconceito seja o representante maior dos direitos humanos no Brasil", comentou.

Manifestação contra deputado Marco Feliciano aconteceu no bairro Benfica


Verônica informou que já aconteceram outros 2 atos contra a permanência de Feliciano na presidência da Comissão de Direitos Humanos, mas que foram atos informais. "Esse terceiro protesto, tivemos que pedir apoio à sociedade de Fortaleza, de igrejas, partidos políticos e de grupos sociais para fazer realmente uma manifestação significativa", ponderou.

A manifestação também contou com o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Presente no ato, o vereador João Alfredo (PSOL) chamou a manifestação de 'civilização contra o obscurantismo'.

"A Comissão de Direitos Humanos, uma das mais importantes da Câmara Federal, luta contra a violação dos direitos humanos, aonde seu presidente viola os direitos humanos. Ele incentiva a intolerância, o preconceito, quando impede também as pessoas de participarem da reunião da própria comissão. A sociedade brasileira tem que dizer em todos os cantos do País que é inaceitável, que alguém que está na comissão, negue os direitos humanos", disse o vereador.

Mais protestos contra a permanência do deputado federal Marco Feliciano na presidência da Comissão vão acontecer em várias capitais brasileiras neste fim de semana. "As nossas manifestações são pautadas nacionalmente, não estamos isolados. Se o Feliciano não renunciar, nós vamos ter que ir a Brasília, não só manifestantes de Fortaleza, mas do Brasil inteiro", concluiu Verônica Guedes.

Entenda o caso

O deputado federal e pastor Marco Feliciano (PSC-SP) foi eleito como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara no dia 7 de março de 2013 e desde então protestos populares e manifestações de artistas pedem sua saída, devido às declarações polêmicasenvolvendo negros e homossexuais.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...