quinta-feira, 4 de abril de 2013

Facebook lança tela inicial para celulares com Android

Inicialmente, aplicativo só irá funcionar em alguns modelos

O Facebook lançou nesta quinta-feira (4), o Home, uma tela inicial para celulares com Android, "centrado em pessoas, em vez de apps", segundo Mark Zuckerberg fundador e executivo-chefe da rede social. O aplicativo gratuito, que será lançado em 12 de abril apenas para alguns modelos com o sistema do Google, substitui a tela de bloqueio e a tela inicial padrão do celular, mostrando notificações do Facebook, mensagens e fotos dos contatos do usuário.
Versão para tablets deve ser lançado nos próximos meses. Foto: Divulgação
 
No evento de lançamento, a HTC anunciou o celular First, que virá com o Home pré-instalado e "otimizado". O aparelho será vendido a partir de 12 abril nos EUA por US$ 99 pela operadora AT&T. 

O aplicativo do Facebook para Android mostrará um anúncio convidando o usuário a instalar o Home, disponível gratuitamente na loja de aplicativos Google Play. Segundo Zuckerberg, osprimeiros aparelhos a suportar o Facebook Home serão o One e o One X, da HTC, e o Galaxy S 3, o Galaxy S 4 e o Galaxy Note II, da Samsung. 

Home realiza interação entre funções do celular e do Facebook 

O ícone principal do Home, no canto inferior da tela, é a foto de perfil do dono do celular no Facebook, a partir do qual se fazem gestos para abrir aplicativos do telefone ou ler mensagens. Quando o usuário recebe uma mensagem, a foto do remetente aparece no canto superior direito da tela, sobre o aplicativo que estiver sendo usado no momento, como o navegador de web. 

Para ver a mensagem e responder, o usuário deve tocar ícone do remetemente, chamado de "chat head" (cabeça de bate-papo, em tradução livre), cuja posição na tela pode ser alterada. Torpedos SMS tradicionais e mensagens do Facebook são integrados na mesma interface. "Achamos que esta é a melhor versão do Facebook até agora", disse Zuckerberg. 

O Facebook planeja lançar também uma versão do Home para tablets "nos próximos meses". Ao anunciar o Home, Zuckerberg disse que a interface dos smartphones atuais ainda é muito semelhante ao dos primeiros computadores pessoais. "Acredito que ele poderá mudar a forma como nos relacionamos com dispositivos de computação", afirmou Zuckerberg. 

"A melhor coisa sobre o Android é o fato de ele ser tão aberto", disse o executivo. Diferentemente de sistemas móveis como o iOS, da Apple, e o Windows Phone, da Microsoft, o software do Google permite que aplicativos de terceiros controlem funções primordiais, como a tela inicial e mensagens SMS. 

Segundo Zuckerberg, usuários de smartphones passam quase 25% do tempo com o aparelho usando o Facebook.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...