segunda-feira, 19 de março de 2012

UM SEGUIDOR DO BLOG MANDA MENSAGEM SOBRE O DIA DE SÃO JOSÉ


HOJE É DIA DE SÃO JOSÉ PADROEIRO DO CEARÁ
                                                             Roberto Pinto (*)
     Hoje é dia 19 de março, dia de São José Padroeiro do Estado do Ceará, um dos santos mais populares da igreja católica e segundo a crença popular é o dia limite para o início do inverno.
     Segundo a ciência essa relação é apenas cultural e nesse período é favorável para as chuvas devido a presença mais ao sul do Estado da Zona de Convergência Intertropical(ZCIT).
    A quadra chuvosa no Estado do Ceará ocorre no período de fevereiro a maio e a Fundação Cearense de Meteorologia – FUNCEME já fez o prognóstico que indicou que as chuvas ocorrerão dentro da média histórica, previsão também confirmada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.
   A presença do fenômeno La Nina que provoca o esfriamento das águas do oceano pacífico tropical favorece o aumento do volume de chuvas da região nordeste.
   O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário em homenagem ao nosso padroeiro faz a entrega, em Canindé, de 106 tratores e 52 projetos de abastecimento d´água para a agricultura familiar de 109 Municípios, beneficiando mais de 10 mil famílias com a presença do Governador Cid Gomes, Diretor Geral do Banco Mundial(Bird), no Brasil, Makhtar Diop, do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra e do Secretário de Desenvolvimento Agrário Nelson Martins.
   Portanto, numa região marcada pela força da religiosidade popular expressa na devoção aos santos, através das promessas, procissões e celebrações de missas, só resta aos agricultores e nós também, pedirmos a São José que confirme a previsão da FUNCEME e mande chuva e garanta um bom inverno.
(*) Engenheiro e Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...