segunda-feira, 19 de março de 2012

DESENCONTRO 2012 Evento reúne internautas e debate mídias sociais


Clique para Ampliar
Realizado desde 2011, o evento tem como diferencial para este ano os workshops
FOTOS: ALANA ANDRADE
Clique para Ampliar
Emerson Damasceno diz que o Desencontro consolidou-se entre os grandes eventos sobre tecnologia, principalmente por estar fora do eixo Rio-São Paulo
Programação traz discussões e workshops com personalidades da internet no Brasil e especialistas na área
Entre os dias 29 e 31 de março, blogueiros, tuteiros, usuários de Facebook e outros aficionados por tecnologia e internet vão poder se encontrar - ou "desencontrar" - em Fortaleza para discutir os mais variados temas relacionados ao mundo das mídias sociais. A capital cearense será palco do Desencontro 2012, segunda edição de um dos maiores eventos do ramo no Nordeste.

Este ano, mais de 20 painéis e 100 palestrantes nacionais e internacionais abordarão assuntos que pretendem agradar a todos os públicos, com temas que vão desde a moda e a gastronomia à política e a educação 2.0.

"Escolhemos as pessoas que mais entendem sobre mídias sociais no Brasil e fizemos uma divisão que engloba todos os assuntos. Vamos ter um conjunto de painéis e oficinas que atendem ao desejo de quem compareceu ao evento do ano passado e à realidade do que está acontecendo", destaca um organizadores do evento, o jornalista Emerson Damasceno.

Programação
A programação do Desencontro contará com a participação de inúmeros profissionais da área, além de celebridade da internet, jornalistas, estilistas e até blogueiros gourmands. Entre os convidados estão o chargista Maurício Ricardo, Bic Muller (@Pedreiro_Online), Lia Camargo (do blog Just Lia), a escritora de humor Alessandra Siedschlag (blog Te Dou um Dado) e o editor-chefe do portal Terra Magazine, Bob Fernandes.

O evento deste ano ainda dá destaque à discussão sobre o humor e o futebol na internet. Em tempos de memes, trolls e dos debates sobre o politicamente incorreto, o Desencontro traz painéis com a participação dos criadores do blog Não Salvo, do cantor Falcão e do humorista Marcos Castro.

Já os amantes do esporte mais popular no Brasil terão espaço no painel "Futebol e mídias sociais: duas caixinhas de surpresa", que contará com a presença de Fábio Mota e Marcos Medina, diretores de comunicação dos clubes Fortaleza e Ceará, respectivamente.

Workshops
O diferencial da segunda edição do Desencontro é a realização de workshops para os interessados em aprender novos conteúdos com alguns dos melhores profissionais das áreas de mídias sociais. Ao todo, serão promovidas seis oficinas sobre desenvolvimento de podcasts e Tumblrs, produção de vídeos em HDSLR, acessibilidade na internet, Search Engine Optimization (SEO) e como profissionalizar seu blog.

Para ministrar os workshops, foram escolhidos especialistas como o blogueiro Régis Freitas, do site Sedentário e Hiperativo, e o deficiente visual Lucas Radaelli, criador do canal "Ponto de Vista" no YouTube.

Público
Segundo o organizador Emerson Damasceno, o Desencontro 2012, que tem apoio do Diário do Nordeste, pretende receber estudantes, empresários, profissionais e todos os interessados nos debates sobre internet. Além das 1.500 vagas disponibilizadas, o evento espera alcançar um público ainda maior com a cobertura online.

Para Damasceno, o Desencontro já se consolidou no hall dos grandes eventos sobre tecnologia no Brasil, principalmente por estar fora do eixo Rio-São Paulo. "Os cearenses e os fortalezenses estão preparados para discutir mídias online. Surgiram varias opções de cursos e muitas pessoas estão procurando. Antes todo mundo tinha que ir pra São Paulo, mas agora a gente virou referência", ressalta Emerson Damasceno.

Mais informações
O Desencontro 2012 acontece de 29 a 31 de março, no hotel Vila Galé, em Fortaleza. As inscrições podem ser feitas pelo site.

Rede favorece mobilizações
Nos últimos anos, a internet tem sido palco de mobilizações políticas e ações de cidadania promovidas por usuários engajados em boas causas. Em 2011, muitas iniciativas ganharam destaque na mídia e repercutiram em todo o mundo, como o movimento "Occupy Wall Street", que protestou contra a desigualdade social e econômica nos Estados Unidos - e se espalhou pelo mundo -, e o Riot Clean Up, grupo organizado para limpar as ruas de Londres (Inglaterra) após os distúrbios ocorridos em agosto do ano passo.

O ativismo no ciberespaço, um dos assuntos a serem debatidos no Desencontro 2012, já se tornou uma realidade no universo da internet hoje. Redes sociais como Twitter e Facebook são as principais aliadas em movimentos e campanhas com base na participação dos internautas.

Uma das convidadas do painel "Os desafios do ativismo digital na era dos revolucionários de sofá", a publicitária Ana Carolina Rocha, mais conhecida nas redes sociais como Carol Tchulim, foi protagonista de uma dessas ações. Após ser atropelada por um ônibus no ano passado e passar por cirurgia para conter uma hemorragia, ela teve de repor cerca de 10 bolsas de sangue utilizadas durante a operação.

Com a ajuda dos amigos, Ana Carolina postou um vídeo no site Tumblr pedindo a colaboração dos internautas e incentivando a doação de sangue com a campanha "Vai, doa". Depois, a iniciativa se espalhou pelas redes.

"Começamos a divulgação por meio de Twitter e Facebook, onde foram criadas contas do projeto (@vaidoa e facebook.com/vaidoa). Como trabalhamos com mídias sociais, fomos pedindo ajuda dos amigos para espalhar a ideia", lembra a publicitária.

O twitter da campanha virou sucesso, já possui mais de mil seguidores, e o Tumblr recebe todos os dias registros em fotos de internautas fazendo sua doação. Além de estimular a boa ação, as redes sociais também ajudam a divulgar os casos de outras pessoas que necessitam de transfusões de sangue.

Para Ana Carolina, a internet é uma importante ferramenta para a mobilização nos dias de hoje, mas o ativismo no mundo digital é bem mais que o simples compartilhamento de mensagens e hashtags.

"Nós temos que usar a internet como forma de divulgação e deixar claro que ainda há outra parte para ser realizada e que depende também das pessoas que apoiam a causa. A mobilização pela internet deve ser clara e objetiva, para que entendam que é a primeira parte de um todo", ressalta a publicitária.

Objetividade
"A mobilização pela internet deve ser clara e objetiva, para que as pessoas entendam que é a primeira parte do todo"
Ana Carolina RochaPublicitária

Via Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...