segunda-feira, 19 de março de 2012

Funceme registra chuvas isoladas no litoral no dia de São José


Em todo o estado, ser devoto de São José é acreditar em alegrias e bênçãos conquistadas. No imaginário popular, o padroeiro do Ceará também está ligado a fartura e, principalmente, à esperança do homem do campo. Chuva no dia 19 de março é sinal de uma boa safra na agricultura.
O mito que cerca o dia 19 de março é uma crendice popular religiosa, mas também tem base científica. Não há nada na meteorologia que garanta chuvas no dia exato de São José, mas a segunda quinzena de março e a primeira de abril são as que registram maiores precipitações na quadra invernosa. Por isso, as chances de céu fechado e tempo chuvoso aumentam no dia 19 de março.
O saber popular também estabelece como limite para chuvas o dia do padroeiro do estado. Um ano sem precipitações até 19 de março significa prejuízo quase certo nas lavouras. O fato também tem explicação científica.
Neste dia 19 de março, a Funceme registra chuvas isoladas na faixa litorânea do estado e no Maciço de Baturité. Mesmo sem precipitações intensas nesta segunda-feira, a previsão é de tempo chuvoso em todo o Ceará nas próximas 24 e 48 horas. Em 2012, a estação invernosa começou fraca no estado, com chuvas isoladas. Mesmo assim, a perspectiva é de que, nos próximos meses, as precipitações fiquem na média.
(Informações do repórter Pedro Vasconcelos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...