Unindo cinco municípios do litoral oeste cearense e integrando turismo, artesanato, gastronomia e cultura, o roteiro Costa dos Ventos, criado em 2008 pelo Sebrae no Ceará e parceiros, se consolida como um destino cada vez mais competitivo. O roteiro envolve os municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba e Trairi e recebe uma série de ações que já beneficiaram cerca de 300 empreendedores e artesãos dessas localidades.
Os principais focos de atuação do Sebrae na Costa dos Ventos são a qualificação na prestação dos serviços ao turista e a promoção do roteiro. Para promover melhoria da qualidade, foram realizadas, em 2011, mais de 30 capacitações e 100 consultorias gerenciais e tecnológicas com todo o trade turístico e associações de artesãos das localidades que compõem a rota. Além disso, o Sebrae estimula a participação das empresas da Costa dos Ventos nos programas Selo de Qualidade em Serviços e Excelência na Qualidade.
De acordo com o analista técnico do Sebrae/CE, Glauber Uchoa, por meio desses programas as empresas conseguem enxergar o poder da qualidade como elemento diferencial para o sucesso do empreendimento e a importância da segurança alimentar como diferencial competitivo no mercado.
"O Selo de Qualidade tem um caráter educativo, além de certificador. A empresa é avaliada em diferentes aspectos e recebe a oportunidade de melhorar orientada pelos consultores avaliadores. Dessa forma, o empreendimento pode melhorar não só o atendimento, mas também questões internas, como higiene, limpeza, estrutura física, cardápios, manutenção preventiva, entre outros", explica.
Ações
Com relação à promoção do roteiro, as principais atividades realizadas em 2011 foram o lançamento do portal da Costa dos Ventos na internet durante o 6º Salão do Turismo, em São Paulo e a criação de um novo material de divulgação da marca da rota. A iniciativa também contou com a publicação de um catálogo turístico e comercial para o roteiro e apoiou a participação dos empresários e artesãos em grandes eventos nacionais de comercialização, como o Workshop da CVC, a BNTM, a Braztoa, o Salão de Turismo, o Congresso da ABAV, o Festival de Gramado, a Adventure Fair, a Feira Nacional de Artesanato Mãos de Minas (MG) e a Feira Internacional de Artesanato de Pernambuco, Olinda.
"O objetivo dessas ações comerciais é inserir a Costa dos Ventos na prateleira de produtos turísticos. As ações do Sebrae visam o incremento da comercialização desses destinos enquanto roteiro, e não mais isoladamente, trabalhando não só as empresas mais diretamente ligadas à atividade turística, mas também os segmentos de artesanato e cultura de forma a promover o desenvolvimento sustentável da região", diz Glauber.
Por isso, o público alvo do Sebrae no litoral oeste não se restringe aos empreendedores dos meios de hospedagem e alimentação. As ações chegam a outros atores da cadeia produtiva do turismo local, como bugueiros, guias de turismo, artesãos, agentes culturais e o comércio de interesse turístico dos cinco municípios, beneficiando mais de mil pessoas, gerando emprego e renda.
Dentro do trabalho do Sebrae na Costa dos Ventos, estão incluídas também ações de estímulo ao associativismo. Em 2011, as associações de turismo dos municípios de São Gonçalo do Amarante e Trairi foram revitalizadas. O Sebrae atua ainda com ações de integração entre os empresários de cada município e de forma intermunicipal.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.
Comentar