quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

HISTÓRIA DE CAUCAIA: COM PADRE TULA

HISTÓRIA DE CAUCAIA: Você sabia

Através do livro de Batismo, foi encontrado no Livro 07, folha 42v, número 134, consta que: Em celebração solene foi batizada na matriz de Soure, OTÍLIA GADELHA CORREIA, tendo como padrinhos seus avós, CORONEL ANTÔNIO JOSÈ CORREIA, e DONA FRANCISCA AURELIANA SALES CORREIA, ela filha de Raimundo José Correia e de Delfina da Costa Gadelha, nascida a 11 de dezembro de 1885. Padre Irineu Pinheiro Bezerra de Menezes.

No livro de casamento, Livro 05, folha 126v, número 21 encontra-se o termo de casamento de OTÍLIA GADELHA CORREIA e INÀCIO PORFÍRIO SAMPAIO, o termo assim diz: Em 28 de Julho de 1902, nesta Matriz de Soure, casaram-se OTÌLIA GADELHA CORREIA e INÁCIO PORFÍRIO SAMPAIO, Ela filha legítima de Raimundo José Correia e de Delfina da Costa Gadelha. Ele filho de Manuel Porfírio Sampaio e Maria Alexandria E. Sampaio. Pe. Irineu Pinheiro Bezerra de Menezes.

Comentário: Nota-se claramente que as famílias Correia, Sales, Costa Gadelha, se entrelaçaram em matrimônio várias vezes, juntamente com aqueles da origem dos SAMPAIO, da região da Catuana e da fazenda ANGICOS, onde hoje existe um assentamento.
O entrelaçamento tinha a finalidade de estreitamentos das famílias e um fortalecimento do poder político na época, pois a supremacia do poder em Soure sempre foi liderada pelos ROCHA MOTA.
Destes fatos é que podemos compreender não só a história política, mas a formação da vida social de Caucaia nos dias de hoje. Leia e passe adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...