domingo, 10 de fevereiro de 2013

TRABALHO Internet: tire um extra online

Para muitos, ganhar dinheiro com internet ainda é lenda. Saiba que caminhos seguir para tirar um extra
No início deste ano, o clipe musical Gangnam Style, música do cantor sul-coreano Psy, tornou-se o vídeo mais assistido do Youtube. Foram mais de um bilhão de visualizações, tornando-se o primeiro a ultrapassar essa marca.

Produzir vídeos para o Youtube e oferecer conteúdo de nicho em blogs e sites especializados são alguns dos caminhos mais comuns para faturar FOTO: NATINHO RODRIGUES


Com tanta audiência ao redor do globo, os lucros do clipe foram proporcionais. Segundo análise realizada pela Associated Press, até meados de janeiro, o sul-coreano Psy havia faturado 7,9 milhões de dólares com Gangnam Style em receita globalmente, incluindo downloads no iTunes, streaming e vendas em serviços disponíveis somente na Coreia.

A pergunta que fica para a maioria das pessoas é: como posso faturar com a internet?

Vale destacar que, na web, uma das principais formas de ganhar dinheiro é através da publicidade. Um estudo sobre o mercado brasileiro de publicidade digital feito pelo site eMarketer aponta o Brasil como um polo de atração para investimentos em mídia digital. A estimativa é de que este ano o crescimento nessa área chegue aos 20%, levando o faturamento publicitário digital a 2,49 bilhões de dólares. Para 2014, os índices são ainda mais animadores; a previsão de crescimento é de 28%, estimando-se a marca dos 3 bilhões de dólares em publicidade digital.

Conversamos com Dennis Nunes, analista em mídias sociais, para mostrar alguns dos caminhos mais comuns para fazer uma grana extra com a rede mundial de computadores. A primeira dica é apostar em conteúdo de nicho, seja através de blog, vlog ou site. "Não existe fórmula. Existe afinidade com o meio. O retorno em dinheiro é consequência da qualidade e organização do seu conteúdo".

Clicar vale dinheiro
Publicidade no Youtube
A popularidade do Youtube é incontestável. São milhares de horas de vídeos postadas diariamente, o que resulta numa plataforma diferenciada. O simples flagra daquele seu bichinho de estimação realizando um truque ou o passo a passo daquela maquiagem especial podem render milhares de visualizações e, consequentemente, dinheiro na sua conta. Antes disso, é preciso registrar-se no Youtube e solicitar a parceria de monetização. Após a aprovação, o usuário realiza o upload de seus vídeos normalmente; em seguida, basta habilitar a opção que deve gerar receita. Para quem produz conteúdo com frequência, o site oferece vários relatórios com o total de ganhos estimados, minutos assistidos, compartilhamentos, entre outras informações relevantes. Os rendimentos variam e dependem da parceria, mas é possível ganhar de 5 a 15 centavos de dólar por clique.

Google Adsense
Navegando por blogs e sites, é muito comum o usuário visualizar banners flutuantes, imagens que saltam na tela, entre outros recursos dinâmicos. Uma alternativa mais discreta e que pode ser tão eficiente quanto esses anúncios é o Google Adsense, programa gratuito e que permite que editores online gerem receita ao exibir anúncios específicos, com maior relevância para o público. Essa é uma saída para quem possui blog, por exemplo, mas antes de aderir a qualquer parceria comercial é preciso estar atento. "Há diversas formas de remuneração. Podemos citar os programas que pagam por clique (CPC - Custo por Clique), por impressão (CPM - Custo por Mil), por aquisição de determinado produto (CPA - Custo por Ação) e por download (CPD - Custo por Download). Se você ainda tem uma baixa quantidade de acessos, é bom evitar programas do tipo CPM e CPC", esclarece Dennis Nunes.

Redes sociais
Se você já possui um blog ou site com conteúdo de nicho, um bom caminho é divulgar seu material por meio das redes sociais. O Facebook, atualmente com mais de 1 bilhão de usuários, conta com um nível alto de configuração; isso acaba por facilitar a frequência de algumas postagens e também ajuda a direcionar o público que vai receber os links, fotos ou vídeos disponíveis. Uma prática comum para quem atua naquela rede são os posts patrocinados. A mecânica é simples: o anunciante fecha parceria diretamente com o blogueiro para um número determinado de postagens que levam a marca ou o nome do patrocinador. Dennis Nunes dá uma dica importante: "se bem planejado e executado, é uma ótima forma para se ganhar dinheiro. O importante é que fique claro para os usuários que aquele conteúdo é patrocinado, para não gerar uma aversão maior ainda". 
Fonte: Diário do Nordeste

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