sábado, 16 de março de 2013

ACORDO Vereadores acertam data da nova eleição

Está marcada para o dia 26 de abril a eleição dos novos dirigentes da União dos Vereadores do Ceará - UVC. Ontem, na presença do advogado da instituição, Ismael Aragão Silva, vereadores dissidentes e a atual direção acordaram alguns pontos de modo a que todas as Câmaras Municipais, com situações regularizados até o próximo dia 21 de março, poderão participar do certame eleitoral.

A eleição para escolha dos dirigentes da UVC estava programada para acontecer na próxima sexta-feira, mas uma decisão liminar do magistrado da 24ª Vara Cível havia determinada a sua suspensão. A ação que motivou a decisão liminar foi impetrada pelo vereador Audic Cavalcante Mota, um dos participantes da reunião de ontem que culminou no acordo para a definição da nova data da eleição e a retirada da ação judicial.

Além do advogado Ismael Aragão, participaram da reunião o vereador de Limoeiro do Norte, Carlos Marduque Silva Duarte, Audic Cavalcante Mota, representando a Câmara Municipal de Tauá, o vereador de Fortaleza Antônio Henrique da Silva, Teodomiro Fernandes representando a Câmara Municipal de Quixeramobim, além de seus respectivos advogados e outros vereadores do Estado.

Calendário
Do encontro resultou uma ata onde está estabelecido "um novo cronograma eleitoral com as seguintes datas: lançamento do Edital para o dia 26 de março do corrente ano; data limite para a apresentação das chapas para o dia 5 de abril de 2013, e finalmente a realização da eleição no dia 26 de abril de 2013".

Alguns dos vereadores que participaram do encontro de ontem querem ser presidente da UVC, comandada, há alguns anos, pelo ex-vereador Deuzinho Filho, do Município de Caucaia. A expectativa é de que pelo menos quatro vereadores se inscrevam para disputar a presidência daquela entidade.

No dia 22 de março a UVC disponibilizará para todos os vereadores a relação das Câmaras Municipais que estão devidamente regularizadas para terem representantes na disputa pelo comando da entidade. E que após cumprido todos os compromissos firmados na reunião de ontem o vereador Audic Cavalcante Mota pedirá desistência da ação judicial que tramita na 24º Vara Cível.

A disputa pela presidência da UVC, além de ter motivado a ação judicial, também teve reflexos no Tribunal de Contas dos Municípios em razão de um requerimento feito ao Tribunal pelo ex-tesoureiro da entidade, Antônio Agenor Cavalcante, tio do vereador de Tauá, um dos candidatos à presidência da UVC.

Ele questionou no TCM as contas da entidade. Segundo Deuzinho Filho, essa manifestação era para tentar ajudar o sobrinho candidato, pois durante um período de seis anos ele foi diretor financeiro da UVC e nunca havia questionado as finanças nem documentos outros. Não ficou definido o local em que ocorrerá a eleição. O pleito que deveria ocorrer no dia 22, seria no Conselho Regional de Contabilidade.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar