sexta-feira, 30 de março de 2012

Fortaleza será a primeira cidade brasileira a adotar o Fator Verde

A minimização dos impactos ambientais gerados durante e depois da construção de empreendimentos. Esse é o objetivo do Fator Verde, certificado que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) passará a conferir a empreendimentos que executarem práticas de desenvolvimento sustentável em suas obras. A proposta foi aprovada nesta quarta-feira (28/3) por unanimidade durante a 50ª reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), e será implementada ainda neste ano.

Segundo Alan Arrais, coordenador de Fiscalização e Controle Urbano da Semam, os empreendedores podem solicitar o Fator Verde aos seus projetos e/ou obras quando derem entrada para o pedido de Alvará de Construção. Serão avaliados diversos parâmetros, cada qual com a sua pontuação. Ao final, ganharão o certificado os empreendimentos e/ou projetos que alcançarem pontuação acima de 100, de um total de mais de 400 pontos.

Presente na reunião, André Montenegro, vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon/CE), disse que o Sinduscon apóia a implementação do certificado e garantiu que os critérios avaliados são passíveis de execução.

Deodato Ramalho, titular da Semam, acredita que, dentro de 10 anos, o comprador de um imóvel usará o Fator Verde como parâmetro para a sua compra. “É uma tendência de mercado”, aponta, baseando-se nos exemplos adotados por cidades da Suécia, país de onde nasceu a ideia. Fortaleza, ele continua, será a primeira cidade brasileira a implementar o Fator Verde.

Na próxima reunião do Conselho, será votada a resolução que aborda o licenciamento de obras da construção civil. Além da Semam e do Sinduscon/CE, estiveram presentes à reunião do Comam, representantes do(a): Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb); Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB);  Federação das Indústrias e Comércio (Fiec); Regionais I, III, IV e VI;  Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor); Procuradoria Geral do Município (PGM); Secretaria Municipal de Saúde (SMS); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Secretaria Municipal de Educação (SME); Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Fortaleza; Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC); Associação Comercial do Ceará; Secretaria de Cultura de Fortaleza; Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e Secretaria de Planejamento de Fortaleza (Sepla).

Fator Verde

É um certificado para obras e/ou projetos arquitetônicos que apliquem práticas de desenvolvimento sustentável. Existem parâmetros, cada qual com a sua pontuação, que vão desde ações que evitam o desperdício de matéria-prima, por exemplo, ao reaproveitamento de materiais usados na obra.

Dentre os parâmetros avaliados, estão:

- utilização de resíduos sólidos reciclados na execução da obra;

- aplicação de logística reversa na obra;

- reuso de efluentes de águas cinzas, devidamente tratados;

- utilização e/ou retenção da água através de tanques pulmão, ou de outros mecanismos, com o destino final do excedente para o sistema de drenagem do próprio empreendimento;

- utilização de madeiras certificadas;

- adoção de bicicletário com piso permeável à água (evitando a supersaturação dos canais de drenagem).



Fonte: PMF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...