domingo, 9 de dezembro de 2012

INTERAJOVEM 2012 CAUCAIA


Interajovem 2012 reúne arte e responsabilidade social em Caucaia


Um fim de semana regado a atividades artísticas, com diversas linguagens culturais que tomam forma por meio da desenvoltura e habilidade de jovens talentos cearenses. Essa é a proposta da segunda edição do Festival da Interatividade Jovem (Interajovem), que ganha vida nos dias 14, 15 e 16 dezembro, na cidade de Caucaia, região metropolitana.

A ação cultural é promovida pela Associação Escola de Campeões (AEC) e visa a promoção de um intercâmbio sócio-cultural entre gestores culturais e cerca de 1.200 alunos e aprendizes de 11 ONGs do Ceará por meio de apresentações artísticas e troca de saberes. Também fazem parte da programação a realização de oficinas de teatro, grafite e dança contemporânea, além de shows com grandes nomes da cena musical cearense, como Waldonys, Soulpop, Betinho Aguiar & Thainá e Soul Rise. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

No último dia de evento, ocorrerá o show de “Novos Talentos”, com bandas locais previamente selecionadas. Como resultado da apresentação, será gravado um CD com as músicas tocadas.

Linguagens artísticas como teatro, dança, circo e artes visuais darão o tom do festival, cuja abertura acontece na sexta (14), com palestra de apresentação do projeto e socialização entre as ONGs na escola Branca Carneiro de Mendonça, em Caucaia, às 14 horas. Ainda no primeiro dia e até domingo (16), oficinas de dança contemporânea, teatro e grafite serão realizadas em Caucaia, sempre a partir das 14 horas.

As inscrições podem ser feitas no site da Escola de Campeões (www.escoladecampeoes.org.br) ou num estande montado no shopping Iandê, em Caucaia. Uma imensa estrutura está sendo montada na praça da Igreja Matriz de Caucaia para receber as apresentações artísticas das 11 ONGs que participam desta edição do evento no sábado (15) e no domingo (16), sempre a partir das 17 horas.  

Jovens Talentos
Segundo Newton Guimarães Júnior, presidente da Associação Escola de Campeões, instituição organizadora do evento, o Interajovem é uma excelente oportunidade para jovens talentos trocarem experiências e compartilharem as iniciativas desenvolvidas pelas ONGs cearenses. “É de extrema importância essas crianças e adolescentes serem reconhecidos em seu município, assim como ampliar suas referências com outros da sua mesma idade e vocação”, comenta.

Na visão de William Mendonça, produtor geral do Festival e diretor da WM Cultural, a realização do Interajovem em Caucaia contribui para um novo olhar sobre a cultura no Estado. “A descentralização dos projetos que visam à participação integral da comunidade abre novos mercados fora da Capital. É uma oportunidade de Caucaia integrar-se ao cenário cultural cearense por meio da promoção de seus artistas locais e da recepção de artistas de diversos lugares do Estado”, afirma.  

Como resultado das movimentações realizadas durante o Interajovem, uma revista eletrônica será exibida à população na Praça Matriz, no domingo (16). O material reunirá fotos, vídeos e entrevistas feitas durante os três dias de evento e será repassado às ONGs participantes. Também faz parte das ações pós-evento o CD institucional com o trabalho autoral apresentado no show de “Novos Talentos”. O material fonográfico servirá de ferramenta de divulgação desses novos nomes no mercado musical, uma forma projetar esses jovens talentos em processo de profissionalização.

Sobre a Escola de Campeões
A Escola de Campeões, fundada em 2005, atua no município de Caucaia com o objetivo de descobrir e impulsionar talentos e habilidades. A Associação desenvolve várias linguagens artísticas e  atividades esportivas através de seus projetos e ações em uma área de extrema carência sócio-cultural. Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, a formação artística e a capacitação esportiva fazem com que parte da comunidade tenha acesso aos bens imateriais tão essenciais ao desenvolvimento humano.

ONGs participantes
Projeto Renovação – Orquestra de Sopro (Caucaia)
Associação da Luz - Projeto Tocando a Vida (Eusébio)
Circo Escola Conjunto Palmeiras (Fortaleza)
Escola de Campeões (Caucaia)
Lar Beneficente Clara de Assis (Caucaia)
Grupo Cultural Cotolengo (Caucaia)
Cia de Ritmos e Danças Populares Cordapes (Fortaleza)
Tapera das Artes (Aquiraz)
Escola de Dança do Paracuru (Paracuru)
Comunidade Quilombola Cercadão (Caucaia)
Grupo Indígena de Caucaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...