segunda-feira, 18 de março de 2013

Cid Gomes autoriza grupo de trabalho a estruturar programa de assistência tecnológica às micro e pequenas empresas


Governador manifesta apoio ao lançamento, no BNB, do Plano de  Desenvolvimento Científico e Tecnológico para o Nordeste pelo ministro Marco Antonio Raupp
Ariosto Holanda, Domingos Filho e Cid Gomes
O governador do Ceará, Cid Gomes, autorizou a formação de um grupo de trabalho (GT) multi-institucional para implantar no Estado um Programa de Assistência Tecnológica às Micro e Pequenas Empresas e indicou para coordenador o deputado Ariosto Holanda. O tema, proposto pelo parlamentar, foi discutido na sexta-feira (dia 15) no Palácio da Abolição por Cid com dirigentes de diversas instituições de ciência e tecnologia, universidades e institutos que realizam trabalhos relacionados à micro e pequenas empresas.
O GT tem como tarefa desenvolver e implantar as metas propostas ao governador, que aprovou todas as solicitações e acrescentou novos desafios às instituições, e também definir os meios para realizá-las, os recursos e as fontes de financiamento das ações, disse Ariosto Holanda, relator do tema Assistência Tecnológica à Pequena e Micro Empresas, no Conselho de Altos Estudos da Câmara. O encontro, que teve início às 6h40, foi concluído às 21h30 com o convite de Cid Gomes a que fossem colocados novos temas para discussão.
Cid Gomes aprovou também o lançamento, no Ceará, do Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para o Nordeste, formulado pela Bancada do Nordeste na Câmara Federal, que tem como relator o deputado Ariosto Holanda. A solenidade em Fortaleza será coordenada pelo Banco do Nordeste, com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, que manifestou interesse em vir lançar o Plano.
Também foi autorizado pelo governador outro pedido do deputado, a instalação de Centros Tecnológicos em três perímetros irrigados do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), nos projetos de irrigação Tabuleiros de Russas, Jaguaribe-Apodi e Baixo Acaraú com laboratórios e a destinação de áreas para incubadoras de empresas do meio rural. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), presente com o reitor Virgílio Araripe e o ex-reitor Cláudio Ricardo Gomes de Lima, secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, fará a gestão das incubadoras com a participação de alunos e ex-alunos da instituição e escolas técnicas. A iniciativa terá apoio do Sebrae Ceará e do BNB.
O vice-governador Domingos Filho e o secretário municipal da Copa, Domingos Neto, deputado federal, chegaram à reunião com o governador. Participaram do encontro os secretários René Barreira, da Ciência, Tecnologia e Inovação e Evandro Leitão, do Trabalho e Desenvolvimento Social, com o adjunto Paulo Neiva, o diretor de Gestão do Desenvolvimento do BNB, Stelio Gama, com o assessor José Maria Carvalho, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Ceará, João Guimarães, com o superintendente local, Carlos Cruz e o assessor Harbart Melo, o presidente da Companhia Docas do Ceará, Paulo André Holanda e o vice-diretor do Centro de Tecnologia da UFC, Marco Aurélio Holanda de Castro.
Também participaram da discussão o diretor do Senai Ceará, Fernando Nunes, o ex-superintendente do Etene-BNB, José Nicácio de Oliveira, o presidente da Federação da Agricultura do Ceará (Faec), Flávio Saboya, a diretora da Fundação Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Nutec), Elza Goersch, o chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Lucas de Souza Leite, com o assessor Cláudio Torres e o presidente do Instituto Centec, Francisco Ferrer, com o diretor de Extensão Tecnológica e Pesquisa, Elder Sampaio. 
Fonte: desimbloglio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar