domingo, 13 de maio de 2012

PERSONAGENS Ídolos para sempre do PV

Amilton Rocha, Dimas e Clodoaldo souberam usar o calor da torcida no PV em decisões locais e até interestaduais

Houve um tempo em que o Estádio Presidente Vargas era o único cenário de grandes espetáculos de futebol e solo fértil dos craques do nosso esporte. Ele foi a vitrine quando o Castelão ainda não existia e também impulsionou a carreira de muitos, mesmo quando o Gigante da Boa Vista já atraía multidões.

Os feitos memoráveis de alguns jogadores locais dão um ar nostálgico à decisão do Campeonato Cearense, entre Ceará e Fortaleza no PV. Se outros se destacaram naquele cenário, à época sem violência, agora os atuais também poderão repetir a dose.

Na década de 1970, as decisões do Campeonato Cearense, entre Ceará e Fortaleza ocorriam com tranquilidade no PV.

Em 1973, por exemplo, o Leão foi campeão em cima do Ceará no estádio. O jogo terminou empatado no tempo normal e na prorrogação o Leão ganhou por 1 a 0, gol de um certo ponta-direita chamado Amilton Rocha. Título na época dos pontas e de mais torcida no estádio. Só o público pagante foi de 29.449 torcedores. O jogo aconteceu em 8 de agosto de 1973 e quando Amilton marcou o gol, já era madrugada do dia 9. Foi o último Clássico-Rei lá decidindo o título, antes da Era Castelão.

Esperando a placa

Hoje com 60 anos, Amilton Rocha ainda aguarda que seja recolocada uma placa que havia em sua homenagem, para registrar o gol marcado antes que os clubes utilizassem o Castelão e também antes da reforma da época ocorrida no Presidente Vargas.

"A emoção que senti ao marcar aquele gol no PV, valendo título, foi grande demais. Conseguimos um título arrastão, diante de um estádio lotado, coisa que é difícil nos dias atuais. Antigamente, o piso do PV era duro, mas a torcida gritando palavras de incentivo no pé do muro enchia os atletas de entusiasmo, mesmo em situações adversas", completou Amilton Rocha.

Nos dias atuais, Amilton vai pouco ao estádio, preferindo a comodidade dos jogos pela TV. "Quando fizeram a reforma atual, retiraram a placar em minha homenagem por aquele gol, mas o ex-secretário de esportes da Prefeitura, Evaldo Lima, disse que iria se empenhar para recuperar essa placa", comentou Amilton Rocha, que foi campeão ainda por Ceará e Ferroviário, só no futebol cearense, afora títulos por Santa Cruz e Sport/PE.

Presente

Neste dia 13 de Maio, está aniversariando o ex-técnico do Ceará, Dimas Filgueiras, outro ídolo do PV. Em 1972, ele estava jogando pelo Fortaleza, contra o Ceará, que foi o campeão do ano. "Eu quero um único presente no meu aniversário, que é a conquista do campeonato deste ano. Tenho certeza, que pela qualidade dos nossos jogadores, vamos ser campeões", almejou Dimas.

Clodoaldo

Um ídolo mais recente é o atleta Clodoaldo, campeão cinco vezes pelo Fortaleza e duas pelo Ceará. Seu talento também resplandeceu no PV, especialmente em 2002, quando o Fortaleza jogou mais tempo no Benfica, pela Série B do Campeonato Brasileiro. O baixinho marcou um dos gols no empate diante do Paulista no PV, quando o Leão sacramentou o acesso à Série A. "É muito gratificante ser ídolo das maiores torcidas do Estado", comentou o ídolo, hoje no Horizonte.
Via  Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...