O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, realiza no próximo dia 1° de fevereiro, às 14h, no Museu do Ceará, a oficina de orientação sobre os Editais para Criadores e Produtores Negros no Ceará. Os editais, lançados no último dia 5 de janeiro, somam um valor de 9 milhões e irão beneficiar produtores e artistas que se auto-declarem negros e que trabalhem com as linguagens de cinema, de literatura, pesquisa de bibliotecas, de artes visuais, circo, música, dança e teatro. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no Brasil a população afrodescendente já representa 52% dos cidadãos.
O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Professor Pinheiro, destaca a importância de garantir a informação sobre estes Editais, "pois muitas pessoas e grupos deixam de participar por não compreender com clareza as especificidades dos Editais". atestou. O objetivo dos processos seletivos é proporcionar aos produtores e artistas negros oportunidade de acesso a condições e meios de produção artística, conforme estabelecido pelo Plano Nacional de Cultura (Lei 12.343/2010) e pelo Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010).
Os editais são de responsabilidade da Secretaria do Audiovisual (SAv) e de duas instituições vinculadas ao MinC: Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Fundação Cultural Palmares (FCP) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da Presidência da República.
Confira os editais
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.
Comentar