A ligação ilustrou a tarde da última quarta-feira, 16, da professora Isabel de Sena Bonfim Neta, 50, e tratava de solidariedade. Era o chamado do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) para a doação de sangue, feita por Isabel pela última vez há seis meses. “Eles falaram que meu tipo de sangue estava em falta. O tempo vai passando e a gente não se dá conta que já é hora de doar novamente”, diz.
O chamado do Hemoce não é somente para a professora: estende-se a toda a população. Com a proximidade do feriado do Carnaval, o hemocentro persegue o equilíbrio do estoque das bolsas de sangue. Segundo a assistente social do setor de captação de doadores, Adalise Maia, o estoque está com 60% do que seria o ideal, independente do tipo sanguíneo. Realidade preocupante, já que este janeiro registra uma movimentação de doadores 30% menor em relação ao mesmo período do ano passado.
“As campanhas de fim de ano foram muito boas, mas quem participou delas já não vai poder participar agora, pelo tempo mínimo de três meses entre uma doação e outra. Estamos ligando para nossos doadores fixos, chamando a população para nos ajudar”.
O caminho seguido pelo Hemoce e por toda a hemorrede é oportunizar doações, e, se estamos em período de férias, turistas também são convidados à prática da boa ação. “O chamado é geral para todos de qualquer tipo de sangue. É urgente que as doações nos cheguem antes do Carnaval”, conclama a Adalise.
Doadora desde os 18 anos, a publicitária Isabelle Vieira, 32, sabe o valor de dispor tempo para a solidariedade. “Não me custa nada, vou ajudar a salvar outras pessoas e eu mesma posso precisar um dia”. Por conta de uma cirurgia, Isabelle não doa há cerca de um ano. “Acho que é uma questão de consciência. Todos nós devíamos também ser educados para atos como esse”, ensina.
A assistente social do Hemoce lembra que para doar é necessário ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 quilos, estar saudável e bem alimentado e apresentar documento com foto.
Serviço
Hemoce
Endereço: avenida José Bastos, 3.390, Rodolfo Teófilo
Horário: de segunda a sexta das 7h30min às 18h30min; sábado das 8h às 16 horas
Telefone: (85) 3101 2296
Via Opovo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.
Comentar