A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), responsável pela fiscalização da qualidade do fornecimento de energia no Estado, apontou que a Companhia Energética do Ceará (Coelce) teve 1.737.221 violações dos indicadores que medem a frequência e duração das interrupções do fornecimento de energia no ano de 2011.
O número é 1,4 vez maior que o registrado para o ano anterior. A companhia teve de devolver R$ 3.240.431,96 em compensação aos consumidores. Os repasses estão em análise pela Arce e constarão no relatório de 2012.
Os indicadores medem a quantidade de vezes e a duração das interrupções de energia elétrica ocorridas em cada Unidade Consumidora – chamados de Duração de Interrupção Individual por Unidade Consumidora (DIC), Frequência de Interrupção Individual por Unidade Consumidora (FIC) e DMIC, referente ao tempo máximo de interrupção contínua, da distribuição de energia elétrica, para uma unidade consumidora ou ponto de conexão.
Para isso são observados os valores equivalentes para um agrupamento de unidades consumidoras denominado Conjunto de Unidades Consumidoras – os chamados DEC e FEC. Esses valores variam de acordo com a região e são determinados pela Aneel.
Repasse deve ser feito em até dois meses
O repasse é feito através de crédito na conta de energia, em parcela única, no segundo mês após a verificação da violação, ou seja, a ultrapassagem do indicador em um dos quesitos: DIC, FIC e DMIC. A Coelce possuía 98 conjuntos de unidades consumidoras em 2011 e atualmente possui 100.
Em 2010, a companhia cometeu 1.158.444 violações, um valor revertido em R$ 1.820.566,25, repassado aos consumidores. A contabilização da frequência e do número de horas de fornecimento interrompido é feita pela própria Coelce. A Arce fiscaliza através de estimativas se a contabilização foi feita corretamente. “Caso, os valores estejam incorretos, a Coelce precisa repassá-los ao consumidor”, informou o analista de regulação elétrica da Arce Dickson Araújo.
Ele explicou que “a meta do órgão é fazer com que os procedimentos das distribuidoras sejam cumpridos de acordo com as regras da Aneel para preservar os direitos do clientes”
Mesmo com falhas, companhia está entre as melhores
A Coelce respondeu, através de assessoria de imprensa, que tem cumprido a determinação de ressarcir os clientes.
A companhia informa também que ocupa atualmente o primeiro lugar no ranking nacional de melhor serviço de distribuição de energia, dentre 63 empresas avaliadas, elaborado com base no indicador de Desempenho Global de Continuidade, divulgado pela Aneel.
Quanto à qualidade do fornecimento a Coelce informa que se manteve entre as quatro melhores distribuidoras do País tanto em DEC quanto em FEC.
Melhor distribuidora de energia do Brasil
A Coelce foi eleita pelo quarto ano seguido, a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil e a mais bem avaliada pelo cliente. Essa última com Elektro e Copel.
A notícia foi dada nesta quarta-feira na sede da Confederação Nacional da Indústria, em Brasília, durante solenidade de entrega da 14ª edição do Prêmio Abradee, premiação que a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) concede anualmente.
A Coelce também conquistou o primeiro lugar nas categorias Responsabilidade Social (pela segunda vez seguida) e Qualidade da Gestão entre as distribuidoras com mais de 500 mil consumidores.
Fonte: Diário do Nordeste
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