Rio de Janeiro. O Facebook se tornou a mídia social de maior audiência no Brasil, ultrapassando o Orkut, durante o mês de dezembro de 2011, de acordo com dados da consultoria comScore divulgados ontem.
A pesquisa mostrou que a rede social fundada pelo norte-americano Mark Zuckerberg atraiu 36,1 milhões de visitantes durante o período, superando os 34,4 milhões registrados pela rede social do Google.
A audiência do Facebook quase triplicou em relação ao registrado um ano antes, em dezembro de 2010, quando era de 12,4 milhões de visitantes, representando um crescimento de 191% no período.
Já o Orkut tinha 32,7 milhões de visitantes no final de 2010, tendo crescido apenas 5,1% no último ano.
Em terceiro lugar no ranking das mídias sociais no Brasil está o Windows Live, que fechou 2011 com 13,3 milhões de visitantes, crescimento de 13% em relação aos 11,8 milhões do final de 2010.
O Twitter vem em seguida, com 12,5 milhões de visitantes no final de 2011. O resultado da pesquisa comprova o crescimento do microblog, que teve audiência 40% maior em relação ao mesmo mês de 2010.
O Google Plus, rede social lançada em junho do ano passado pelo Google, que também é dono do Orkut, fechou 2011 com 4,3 milhões de visitantes, em sexto lugar no ranking.
O quinto lugar é do Vostu, cuja audiência foi multiplicada por quatro em 2011, para 4,9 milhões de visitantes.
Metodologia
Os dados de audiência da comScore contabilizam os visitantes com mais de seis anos de idade que acessam a internet fixa no trabalho ou em casa. Visitas pelo celular e em lan houses não entram na estatística.
Em agosto de 2011, o Ibope já havia encontrado resultado semelhante. O estudo mostrou que, naquele mês, houve 30,9 milhões de usuários únicos para o Facebook contra 29 milhões do Orkut.
FIQUE POR DENTRO
Site surgiu no ambiente universitárioO Facebook foi criado em 2004 pelos então estudantes Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin (brasileiro) e Chris Hughes, da Universidade de Harvard. Começou com adesão restrita aos estudantes daquela instituição. Aos poucos, o ingresso foi sendo liberado para alunos de outras universidades até que, em 2006, passou a aceitar também secundaristas, algumas empresas e, depois, usuários acima de 13 anos. Desde então, teve crescimento vertiginoso, ganhando, nos últimos anos, a condição de líder de audiência em todo o mundo. No Brasil, essa posição era ocupada pelo Orkut desde meados da década passada.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.
Comentar