HISTÓRIA DE CAUCAIA: Você sabia] DIA 21
OS GADELHAS – Esta família teve nobre origem, em MANUEL DA COSTA GADELHA, cavaleiro da Ordem de Cristo e Capitão-Mor e governador das armas do Rio São Francisco. Era natural de Lisboa e filho de Francisco Rodrigues Gadelha e de sua mulher Maria da Costa, natural de Carsaxo, e veio a servir na guerra dos Holandezes, com seu pai e seu irmão Francisco Rodrigues Gadelha, que sendo alferes da infantaria voltou par Lisboa, onde tinha outro irmão chamado THOMÉ DA COSTA GADELHA, que foi militar do SANTO OFÍCIO. E ficado MANOEL DA COSTA GADELHA no Brasil, e continuando o serviço depois das restauração de Pernambuco, casou e foi o segundo marido de Dona Francisca Lopes Leitão.
Comentários: aqui trazemos traços da Família GADELHA epalhados pelos município de Caucaia, especialmente, Os COSTA GADELHA, donde se ramificou todos os outros Gadelhas, unindo-se posteriormente, aos Braga, aos Rocha, e também aos Pontes da Rocha. Leia e Passe adiante
HISTÓRIA DE CAUCAIA: Você sabia] DIA 20
Em inventário localizado no Arquivo Público do Ceará, ano 1901, João da Rocha Mota, falecido solteiro,no qual são repartidos entre os irmãos os bens por este deixado no lugar TIMBÓ, Soure, então termo de Maranguape, aparecem além de João, 8 irmãos, tidos de sua legítima, Maria Virgínia da Conceição Moreira de Souza:
Pedro da Rocha Mota, 45 anos
José Moreira da ROCHA Mota, 47 anos
Tereza de Jesus Rocha Mota Horta, 48 anos
Francisco da Rocha Mota, 40 anos
Vicente da Rocha Mota, 39 anos
Joaquim da Rocha Mota, 36 anos
Rita da Rocha Mota, 37 anos
Ana da Rocha Mota, 28 anos
Atualizando o leitor, esta Fazenda localiza-se hoje, em cima da Serra da Conceição, e conserva o mesmo nome. Passando por lá você poderá observar a casa grande antiga da Fazenda da época deste inventário que falamos. Atualmente pertence ao nosso amigo conhecido como “CHICO TIMBÓ”, que tem residência em Caucaia-Sede, mas sempre está por lá em sua nova casa ao lado da Velha casa. Leia e Passe adiante.
Fonte: wwwpadretula.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.
Comentar