Um dos destaques do fim de semana, para adolescentes do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, foi a plantação de mudas nativas, entre atividades em diversas áreas
FOTO: ANTÔNIO KENNEDY
FOTO: ANTÔNIO KENNEDY
O encontro teve início com uma reflexão sobre a importância da Educação Ambiental para a coletividade. Os participantes assumiram o compromisso com uma prática de relações mais sustentáveis para o planeta, plantando mudas de espécies nativas da região, no sítio onde funciona a sede da UDV .
A palestra sobre sexualidade foi proferida pelo médico ginecologista, Luis Carlos Weyne, também sexólogo. Após dinâmica para integração do grupo, os jovens refletiram sobre uma prática sexual responsável e saudável. Luis Carlos destacou a importância de aspectos básicos como o reconhecimento dos papéis sexuais na sociedade, bem como a necessidade de se conhecer os riscos provenientes da falta de maturidade para uma prática sexual sadia, consciente e segura.
Primeiros Socorros
O tenente coronel e médico do Corpo de Bombeiros, Benjamin Andrade, destacou em sua palestra sobre Noções Básicas de Primeiros Socorros, que não se pode falar em emergência sem pensar em prevenção. "Para se ter segurança, não basta ter boa vontade, é preciso ter cuidado", afirmou. Na ocasião, os jovens fizeram exercícios de simulação de emergência, utilizando um boneco como base para os procedimentos básicos.
Na noite de sábado, os jovens e monitores participaram de um luau em volta da fogueira, com jogos de interação e convivência fraterna. "O trabalho em equipe e a convivência com a diferença do outro são fundamentais para o desenvolvimento social e individual", ressaltou Marniele Brasil, uma das coordenadora do Departamento de Educação.
Também coordenadora do mesmo departamento, Vangler Ricca, avalia que os encontros deste porte são positivos no sentido que fortalecem a base das relações de amizade e companheirismo, fortalecendo as relações sociais e fraternas.
De acordo com o Mestre Representante da UDV - Núcleo Fortaleza, médico Tadeo Feijão, é importante estimular o convívio saudável entre os jovens. "Queremos que nossos jovens tenham práticas saudáveis de vida. Assim, estamos contribuindo para a nossa maior riqueza que é uma nova maneira de pensar o planeta", disse ele, complementando que, "a maneira como a gente se insere na vida é que vai determinar nossa relação com o grupo".
Para a estudante, Marina Rodrigues, "exercitar a convivência e o respeito em grupo são importantes para fortalecer as relações na sociedade e encaminhar os jovens nas decisões mais acertadas do futuro".
Fonte: Regional Diário do Nordeste dia 26/07/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.
Comentar