quarta-feira, 25 de maio de 2011

Começa Semana da Agricultura Familiar em Caucaia

 Iniciou, nesta quarta-feira, dia 25 de maio, a 1ª Semana Municipal da Agricultura Familiar, que tem o objetivo de promover a boa alimentação entre os caucaienses e incentivar a comercialização de produtos da agricultura familiar. Até o dia 1º de julho, serão realizadas feiras de comercialização de produtos agrícolas e um seminário sobre alimentos orgânicos.

A abertura do evento foi realizada com a presença do vice-prefeito de Caucaia, Paulo Guerra, do secretário de Desenvolvimento Agrário, Ivan Correia Sales, do presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, e dos gerentes da Ematerce, Elderi Pimenta e Carlos Alberto Pinheiro, além de vários integrantes do secretariado municipal de Caucaia.
A primeira atividade da Semana foi a Feira da Agricultura Familiar, na Praça da Igreja Matriz, com a comercialização de animais de criação, legumes, verduras, frutas, peixes, queijos, ovos e outros produtos, todos produzidos por pequenos produtores. O evento conta com a parceria da Secretaria de Ação Social e Combate à Fome, da Ematerce, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caucaia e de diversas associações de produtores.
Segundo o titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Caucaia, Ivan Correia Sales, a feira é uma oportunidade para o pequeno produtor agregar valor ao seu produto. “É uma ação simples, mas que faz muita diferença para os pequenos produtores que estão aqui. É uma oportunidade de promover a geração de renda da agricultura familiar. E, sem atravessadores, eles podem vender um produto de qualidade por um preço melhor”, disse o secretário. Para o fabricante de doces caseiros, Jocimar Rodrigues de Oliveira, a feira é um incentivo para que os produtores permaneçam na área rural. “Eu faço doces há 15 anos, mas parei por um tempo porque não estava vendendo. Agora estamos tendo mais oportunidades. Já participei de várias feiras”, contou o produtor.
No dia 29 de maio, a Feira da Agricultura Familiar será realizada em Sítios Novos, num terreno próximo ao cemitério da comunidade, a partir das 6 horas da manhã. O encerramento do evento será realizado no dia 1º de junho, com o Seminário Caravana Copa Orgânica, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caucaia, a partir das 8h30. A Caravana Copa Orgânica passará pelas doze cidades-sedes da Copa 2014 e pelos seus pólos produtivos, levando informações sobre a produção e o mercado de alimentos orgânicos para produtores, técnicos, empresários e consumidores.
Fonte:Via Blog de Caucaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...