quarta-feira, 24 de julho de 2013

IBOPE divulga novo cenário da pesquisa

A pesquisa também questionou os eleitores quanto ao efeito do apoio político recebido pelos candidatos.
De acordo com o levantamento, para 43% o apoio de Cid Gomes a um candidato a governador aumentaria muito ou pouco a vontade dos eleitores em votar em tal candidato. Já 35% se mostram indiferentes a isso e 19% dizem que o apoio do governador diminuiria a sua intenção de voto.
Quando o apoio em questão é da presidente Dilma Rousseff, 53% dos eleitores cearenses afirmam que a vontade em votar no candidato aumentaria muito ou pouco, ante 27% que se mostram indiferentes e 19% que afirmam que a vontade diminuiria.
Já o apoio do ex-presidente Lula aumentaria muito ou pouco em 67% a vontade do eleitor cearense em votar em um candidato a governador, enquanto 21% são indiferentes e 11% dizem que tal apoio diminuiria a intenção de voto.
Quando questionados sobre o apoio de Ciro Gomes, 37% afirmam que isso aumentaria muito ou pouco sua intenção de voto em um candidato, ante 36% que são indiferentes e 24% que afirmam o efeito contrário, de diminuição da vontade de votar.
O IBOPE também testou três cenários de intenção de voto para governador apresentando os candidatos com seus respectivos apoios.
Na primeira simulação, com Eunício Oliveira apoiado pela presidente Dilma Rousseff e pelo ex-presidente Lula, e Leônidas Cristino apoiado pelo governador Cid Gomes e Ciro Gomes, o senador aparece com 62% das menções, enquanto Leônidas tem 14% das intenções de voto. Os que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto somam 16% e 6% estão indecisos.
No segundo cenário, o Senador Eunício Oliveira com o apoio de Dilma e Lula tem 63% das intenções de voto, enquanto Mauro Filho apoiado pelo Governador e por Ciro Gomes aparece com 14% das citações. Os eleitores que votam em branco ou nulo totalizam 15% e os indecisos, 8%.
Na última simulação, entre Eunício de Oliveira apoiado por Dilma e Lula, e Domingos Filho com apoio de Cid e Ciro Gomes, 62% dos eleitores declaram votar no Senador, ante 15% das intenções de voto do vice-governador. Aqueles que pretendem votar em branco ou anular o voto somam 15%, enquanto 8% não sabem ou preferem não responder a pergunta.
Veja as tebelas do Ibope:
pes 3
pes 2
pes 1

Sobre a pesquisa
O IBOPE Inteligência entrevistou 812 eleitores, com 16 anos ou mais, entre os dias 13 e 16 de julho. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais.
(Fonte: Ibope)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

Nascem primeiras tartarugas de ninhos formados na nova faixa de praia do Icaraí, em Caucaia

Na tarde desta sexta-feira (22), quem passou pela orla do Icaraí pode notar um aglomerado atípico de pessoas na nova faixa de ar...