quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Roberto Cláudio lidera pesquisa do Ibope; Elmano é o segundo

A dez dias das eleições à Prefeitura de Fortaleza o candidato Roberto Cláudio (PSB), lidera a preferência dos eleitores, com 25% das intenções de voto. Em seguida aparece Elmano de Freitas (PT), com 21%; acompanhado por Moroni Torgan (DEM) e Heitor Férrer (PDT), com 19% e 11%, respectivamente. A pesquisa, realizada pelo Ibope, tem margem de erro de 3 pontos percentuais e utilizou a modalidade estimulada da pesquisa de opinião, em que os nomes dos candidatos foram apresentados aos participantes. A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares.
Renato Roseno (PSOL), ficou em 5º lugar, com 7% das intenções, seguido por Inácio Arruda (PC do B), com 6%, e Marcos Cals, com 3% das intenções de voto da população. Francisco Gonzaga (PSTU) e Valdeci Cunha (PRTB) não chegaram a alcançar 1% das intenções. O candidato André Ramos (PPL) não pontuou.
A pesquisa entrevistou 805 eleitores com 16 anos ou mais. Os votos brancos ou nulos correspondem a 5% do eleitorado pesquisado. A parcela dos que não souberam ou não responderam é de 3%.
Rejeição
Além das intenções de voto, o Ibope divulgou os números referentes a rejeição dos candidatos. Dos entrevistados, 36% dos eleitores afirmou que não votaria em Moroni Torgan, 23% em Elmano de Freitas, e 21% em Inácio Arruda.
A taxa de rejeição de Roberto Cláudio foi de 17%, enquanto a do candidato Marcos Cals foi de 16%, de Valdeci Cunha, 15%; Renato Roseno, 12%, e Heitor Férrer, 9%.
Para os candidatos Francisco Gonzaga e André Ramos, a taxa de rejeição foi de 20% e 18%, respectivamente. Dos entrevistados, 9% dos eleitores disseram que poderiam votar em todos os candidatos e 4% disseram não saber ou não responderam.
2º Turno
Na simulação de 2º turno feita pelo Ibope entre Roberto Cláudio e Elmano, o candidato do PSB ganharia com 44% dos votos, enquanto Elmano ficou com 39% das intenções. As intenções de votos brancos e nulos somaram 15%. Não sabem ou não responderam 3% dos entrevistados.
Entre Roberto Cláudio e Moroni, o 2º turno seria vencido pelo candidato do PSB com 49% dos votos. Contra Roberto Cláudio, Moroni somou 34% das intenções de votos. Três por cento dos entrevistados não sabem ou não responderam, e 14% foram votos brancos e nulos.
Na disputa de 2º turno entre Roberto Cláudio e Heitor, o candidato do PSB somou 46% das intenções de voto, enquanto Heitor ficou com 39% dos votos. Doze por cento votaram em branco ou nulo, e 4% não sabiam ou não responderam.
No 2º turno simulado entre Elmano e Moroni, o candidato do PT somou 45% das intenções de voto, enquanto Moroni, do DEM, teve 39%. Votariam em branco ou nulo 13% dos entrevistados. Apenas 3% não sabiam ou não responderam.
Entre Heitor e Moroni, o 2º turno seria vencido pelo candidato do PDT, que somou 48% das intenções de voto. Moroni somou 39%. Votaram em branco ou nulo 11% dos entrevistados, e 2% não sabem ou não responderam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

Nascem primeiras tartarugas de ninhos formados na nova faixa de praia do Icaraí, em Caucaia

Na tarde desta sexta-feira (22), quem passou pela orla do Icaraí pode notar um aglomerado atípico de pessoas na nova faixa de ar...