domingo, 22 de julho de 2012

Emprego e Renda Redes sociais são fontes de negócio para empreendedor

O Facebook se tornou uma grande ferramenta. Profissionais do Interior também usam grupos para divulgar trabalhos
Fortaleza Há muito tempo, a Internet deixou de ser apenas uma fonte de pesquisa. Agora, mais do que nunca, tornou-se uma ferramenta de trabalho, onde profissionais expõem seus trabalhos e fecham negócios. E as redes de relacionamento aparecem em lugar de destaque quando o assunto é divulgação. O Facebook é um dos principais. Nele, tudo o que se procura acha.

E os profissionais que têm aproveitado bastante esta oportunidade são os aqueles que trabalham com festas, principalmente, os voltados para a área infantil. Quem mora no Interior também já descobriu esta oportunidade. É o caso da artesã Silvana Gomes, de 27 anos, da cidade de Jaguaribe. Ela trabalhava fora e começou a confeccionar materiais para festas, a fim de complementar a renda. O negócio deu tão certo que saiu do emprego para dar conta do seu próprio negócio e montar a empresa "Lembranças e Delícias".

Quem está programando e preparando festa de aniversário de criança, batizado, chá de fraldas, por exemplo, já está bem "antenado" com os chamados mimos, que são itens que estão fazendo a diferença nessas comemorações. Tudo é confeccionado de acordo com o tema da festa. Ela contou que, "quando estava grávida, queria fazer um chá de baby, lembrança maternidade, batizado, aniversário de 1 ano, tudo. Então comecei a pesquisar na internet como fazia, as novidades desse meio de lembrancinhas e festas infantis. Achei interessante e comecei a comprar o material para a festa do meu filho". Para ela, cada encomenda é um desafio. "Eu trabalho mais para festa infantil, mas o que vier eu faço. É tudo prazeroso, pois passo noites fazendo pesquisas, para fazer o melhor para meu cliente". Confecciona papelaria personalizada em geral, caixas, guloseimas personalizadas, lembrancinhas e também faz docinhos, brownie e cupcakes.

O talento foi descoberto pela internet. "Os meus primeiros trabalhos foram para mim mesma, e coloquei no Orkut e todos meus amigos achavam lindos. Aí comecei a ver que eu tinha talento para isso, então, decidi comercializar. Fiz uns cartões de visita e distribui na minha cidade". A brincadeira se profissionalizou e o Facebook passou a ser ferramenta de trabalho.

Compromisso
"Em Jaguaribe o ramo desse tipo de festas ainda está em desenvolvimento, e as pessoas aqui parecem não se interessar muito em deixar uma festa bem decorada. Assim, eu tinha que divulgar de alguma forma meu trabalho, pois eu adorava trabalhar com esse ramo. Vi um grupo de Rodada de Descontos no Face e decidi participar com uma promoção. Depois dessa divulgação, não paro de fazer encomendas. Isso é muito bom, eu adoro. Tenho tido ótimos resultados.

Modelos de sacolas personalizadas para aniversário de Deise Lima. São trabalhos de artesanato encomendados por clientes de diversos Municípios

O interessante é que quando um cliente quer um produto, sempre se interessa por outros. Você nunca vende só o que divulgou na rodada". E salienta: "O empreendedor que quer começar a comercializar é melhor ainda, é só lançar uma promoção para aqueles que participam do grupo. As mamães aparecem atrás do seu serviço. Claro se for de qualidade e bonito, e também tem que ter compromisso".

Sobre os valores, variam de acordo com as peças. Mas vale citar alguns produtos personalizados: prendedor de guardanapo: R$ 0,70; latinha mint to be completa: R$ 1,80; caixa bala: R$ 2,20; caixa sushi: R$ 3,00; sacolinha: 3,30; capa para brownie: 1,00.

Outra que se especializou nesse ramo foi Monica Barroso, que mora no Eusébio. Tudo começou como passatempo. Ela contou que criava convites, lembrancinhas para amigos e parentes, sem cobrar nada. "Até que engravidei pela segunda vez e ficou inviável a volta ao trabalho, pois não tinha coragem de deixar as crianças com alguém desconhecido. Aí, pesquisando na Internet, vi muita gente ganhando dinheiro com algo que eu fazia para as pessoas de graça, por gostar". Ela resolveu fazer da diversão trabalho profissional e, hoje, tem uma empresa especializada em pequenos mimos personalizados. A "Personalize.com" foi criada com o objetivo de confeccionar mimos, lembranças e convites diferentes. "Tudo personalizado com a cara do cliente. É um trabalho feito com amor e carinho. Isso é fundamental para que os produtos saiam ao gosto dos consumidores".

Para ela, a Internet e as redes sociais são grandes aliados no seu sucesso profissional. Primeiramente começou a divulgação no Orkut, hoje, o forte é o Facebook. "Eu fiz um perfil no Orkut e no Facebook. Coloquei as fotos da festa da minha filhinha, que eu fiz tudo, e aí, de um dia para o outro, as encomendas começaram. A Internet sempre está no que eu faço, pesquiso modelos. As redes sociais são uma de minhas ferramentas de trabalho". Monica explicou como foi simples. "Exatamente assim, abrir a página e coloquei fotos e já deu resultado. Entrei em grupos relativos ao assunto e pronto, rapidamente aconteceu". Segundo ela, "praticamente 90% do meu rendimento vem de clientes das redes sociais, do Facebook principalmente. Às vezes, anuncio em revistas especializadas de bairros, panfletos, visitas a buffet. Mas a Internet é meu maior aliado nessa jornada de captação ao cliente". Ela confecciona, além de convites personalizados, guloseimas como chocolates, pastilhas, balinhas personalizadas.

Grupos fazem rodadas de descontos
Fortaleza Para ajudar quem está à procura de serviços relacionados a festas, dentro do Facebook, existem grupos especializados na área. Um deles é o Mamães Festeira, criado pela Monica Barroso. Lá, vários profissionais divulgam seu trabalho e fazem promoções, as chamadas Rodadas de Desconto. É uma ajuda para quem está preparado suas festas. "Quando fiz o grupo ainda não tinha me ligado em outros grupos dentro desse assunto. Faz só 4 meses. E comecei a adicionar profissionais, clientes amigas, pois o assunto entre mães nessa área é muito forte, a procura é imensa mesmo".

Mesa decorada com chocolates da "Menina Docinho por Denise", que recebe encomendas para o Interior

Os serviços procurados e divulgados são os mais diversos, como profissionais de foto e vídeo, buffets, animação infantil etc. Pessoas da Capital se transformam clientes de profissionais do interior e profissionais de Fortaleza acabam fechando negócios com mamães do interior. Um exemplo de mãe e profissional que faz parte do grupo é Deise Lima, de 40 anos. Ela mora em Fortaleza, mas recebe encomendas de Sobral, Juazeiro do Norte, Cascavel, Forquilha, Massapê e até de outros Estados, como no Rio Grande do Norte. Ela é proprietária do Ateliê Deise Lima, especializado em lembranças personalizadas. "Uns foram por indicações de outros clientes e outros pelo Facebook no meu álbum postado no meu perfil".

Deise contou que foi uma amiga que lhe deu a dica de divulgar o trabalho no Facebook. "Ela me adicionou no grupo ´Coisas de mães´(este grupo é para troca de informações sobre o universo materno e também tem rodadas), que foi a porta inicial de tudo. Um dia uma amiga me pediu pra fazer uns bichinhos de feltro para o aniversário da bebê dela, e daí tudo começou e não parou mais". Para ela, "participar de grupos faz com que eu divulgue cada vez mais meus trabalhos e assim conquiste novos clientes. Mamães Festeiras, Coisas de Mães, Festas de Fortaleza são alguns dos quais participo".

Outra que encontrou diversos clientes no interior foi Adriana Freire. Ela trabalha com buffet em domicílio. "Conversando com algumas pessoas, soube que as redes sociais eram ótimas pra divulgar trabalhos como o meu e resolvi investir no Facebook". Então, passou a participar de grupos como "Coisas de Mãe", "Mamães Festeiras", "Mães e Grávidas", "Rodadas de Noivas". Entre as cidades atendidas Maracanaú, Caucaia, Eusébio, Aquiraz. "Eu sou dona de casa, casada, mãe de três filhos. Precisava ganhar meu próprio dinheiro e o que eu melhor sei fazer é comida. Então, várias pessoas sugeriram que eu investisse exatamente naquilo que me dá prazer, que é cozinhar. Comecei fornecendo comida em casa. Depois, passei a levar a comida pra casa dos meus clientes. O negócio cresceu e fiz parcerias com outras pessoas do ramo, como: decoradores, donos de espaços de aluguel e fornecedores de material pra festa. Assim, meus clientes não precisam se preocupar com nada". Foi pelos grupos que Denise Nunes Ferreira, de 28 anos, também conseguiu diversos clientes em cidades como Sobral e Maracanaú. "Minha família é toda do Ceará, mas como meu pai é militar passamos 18 anos viajando pelo Brasil. Ao voltar para Fortaleza minha rede social real era extremamente pequena. Para alcançar mais pessoas para divulgar meu trabalho comecei a usar as redes sociais, primeiro o Orkut e depos o Facebook". Ela trabalha com doces, chocolates finos e personalizados. "Sou advogada, mas tinha o desejo de cuidar mais de perto do meu filho nos seus primeiros anos de vida. Assim, criei a ´Menina Docinho por Denise´".

Mais informações: "Lembranças e Delícias" - Jaguaribe Silvana Gomes: (85) 8831.4992 ou (88) 9994.2975 "Personalize. com" - Monica (85) 8516.1718 / (85) 9339.0515

Mais informações: Deise Lima: (85) 3491.1033/ 8632.7882 / 9638.2036 Adriana Freire: (85) 3227.4286/ 8610.7070; Menina Docinho por Denise: (85) 3295.8157/88324567

SUBEDITORA DO REGIONALEVELANE BARROS
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

Nascem primeiras tartarugas de ninhos formados na nova faixa de praia do Icaraí, em Caucaia

Na tarde desta sexta-feira (22), quem passou pela orla do Icaraí pode notar um aglomerado atípico de pessoas na nova faixa de ar...