domingo, 12 de janeiro de 2014

Quem não quer ser governador do Ceará! Todos querem ser o Cid

cid_px
Para responder a uma pergunta da imprensa sobre o grande número de postulantes ao governo em 2014, Cid Gomes foi buscar no popular a resposta: quem não quer governar o Ceará! Cid é homem inteligente, um animal político. O governador foi assessor da Casa Civil na era Tasso, conheceu o coração, o cérebro e estomago do governo. Partiu para as ruas e foi deputado estadual, presidente da assembleia; depois governou Sobral por oito anos, onde transformou a cidade. Foi o passo certo para chegar ao governo do Ceará, desbancando o governador Lúcio Alcãntara que tentava a reeleição. Cid e Tasso são os únicos reeleitos. Com um currículo recheado de vitórias e conquistas, Cid é um espelho, todos querem ser o Cid.
A oposição tem nomes, é mentira dizer que não, é enganar a sociedade. Não se sabe se tem nomes capazes de vencer as máquinas que são o Governo Estadual, a Prefeitura de Fortaleza, a Assembleia Legislativa e cargos federais que estão sob o controle de Cid Gomes. Mas é justo reconhecer que existe oposição, até em respeito ao bom debate, a liberdade de expressão e ao que se pode chamar de direito democrático. O nome da presidente do CIC, Nicole Barbosa, já está na rua.
É comum se aliar ao Governo. É o bem bom! É o mais fácil, seja até mesmo para os que exercitam o direito de escrever, de fazer jornalismo. Mas existe espaço para os que atuam na imprensa e não abrem mão do sentido de liberar a liberdade, de informar e opinar com isenção.
Ora, há pouco mais de um ano, o PSB tirou o PT do poder em Fortaleza. Foi uma campanha linda, com meia dúzia de nomes respeitáveis disputando a preferencia do eleitor. Campanha que movimentou os bairros, a população e promoveu bons debates no rádio e televisão. Roberto Cláudio venceu, deixando para trás Elmano de Freitas, Heitor Ferrer, Inácio Arruda, Marcos Cals e Moroni Torgan. A cidade viu e se viu na campanha, ficou convencida de que era hora de trocar, de mudança e fez. Luizianne Lins, uma força popular foi abatida, terá outros momentos, mas o povo decidiu que ela não merecia eleger o sucessor.
Hoje, estamos assistindo mais uma vez o debate sobre sucessão. Agora a sucessão estadual. São muitos os interesses em todas as classes sociais, empresariais, entre os poderes. Mas a constituição garante que tudo deve ser decidido pelo voto através dos candidatos que estejam filiados aos partidos políticos devidamente registrados. E assim será, porque cada um terá tempo de televisão, palanques para comícios e reuniões políticas.
Vamos voltar ao título da nota que informa claramente através do nosso governador que todo cidadão quer governar o Ceará. Cid tá certo. O empresário, deputado e presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque tem esse direito. Odvogado e consultor jurídico e de contabilidade, ex-presidente da assembleia e vice-governador Domingos Filho tem esse direito. O mesmo direito tem o ex-secretário de Finanças de Fortaleza, ex-secretário de Administração e da Fazenda do Estado, Mauro Filho. Os dois nomes mais fortes no tabuleiro, Eunício Oliveira e Leonidas Cristino, dispensam apresentação, já foram até ministro de Estado e ambos também não podem ser descartados, por isso mesmo aparecem na cabeça da lista. Cid tem que escolher um nome, é a lei da política. Em meio a tantas ofertas, Cid vai desagradar alguém e certamente outros caminhos serão apresentados. A política significa sabedoria, solução, razão. Vamos aguardar para saber se o nome apontado por Cid é o que o povo quer
Roberto Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

Nascem primeiras tartarugas de ninhos formados na nova faixa de praia do Icaraí, em Caucaia

Na tarde desta sexta-feira (22), quem passou pela orla do Icaraí pode notar um aglomerado atípico de pessoas na nova faixa de ar...